Pesquisar neste blog

4 de dezembro de 2011

Shri Mahalakshmi




Trecho da palestra no Puja de Shri Mahalakshmi, Sangli, India em 6 de Janeiro de 1986 
Assista o vídeo dessa palestra completa em inglês, aqui

Shri Mahalakshmi:
Agora, o puja de hoje tem realmente uma importância muito grande, por ser hoje o Puja de Shri Mahalakshmi. E a importância que nós damos a Shri Mahalakshmi na Sahaja Yoga não se compara a nenhuma outra Shakti. Porque Shri Mahalakshmi é a Shakti do que nós chamamos canal Sushumna. Ela reside nele e através Dela o sistema nervoso parassimpático é ativado. Para tornar essa Shri Mahalakshmi Shakti forte, em nossa evolução, ocorreram muitos eventos e, dentre esses, o evento mais importante foi a encarnação de Shri Mahalakshmi. Shri Mahalakshmi teve muitas encarnações, e Ela é tão corajosa que Ela assumiu a forma de um corpo humano e nasceu neste universo, e Ela tem trabalhado muito.

Lakshmipati:
É surpreendente que ninguém tenha nos dado informação sobre todas essas encarnações de Shri Mahalakshmi. E ninguém tem a descrição profunda e detalhada sobre isso. Agora, o Princípio de Shri Mahalakshmi é baseado no Princípio de Shri Lakshmi. Isso significa que a Mãe de Shri Lakshmi é Shri Mahalakshmi, poderíamos dizer, a Mãe de Shri Lakshmi. Isso significa que quando Shri Lakshmi vem aos humanos, Shri Lakshmi é a que tem equilíbrio, uma mulher na forma da Devi. Ela tem tanto equilíbrio que Ela está em pé sobre um lótus. Ela tem duas flores de lótus em Sua mão. Uma das flores de lótus é rosa e nesse lótus também há uma ternura. O significado do lótus rosa é tal que uma pessoa que é uma lakshmipati(rica e generosa) terá Shri Lakshmi, isto é, no caráter dessa pessoa haverá essa qualidade da cor rosa, isso significa que haverá doçura em seu caráter. Ela não deveria ser seca, rude.
Hospitalidade:

A segunda coisa é que se nós víssemos um lótus, então naquele lótus, até mesmo se uma abelha entrar nele, essa abelha também consegue um lugar nele, e as abelhas têm tantos ferrões, mas mesmo assim, elas conseguem um lugar no lótus. Isso significa que elas também são bem-vindas. Por esta razão, a pessoa que tem Shri Lakshmi dará as boas-vindas a todo mundo, seja qual for o convidado. Ele irá proporcionar conforto para tudo mundo, independente da pessoa ser importante ou não. Ele tomará conta de todo mundo independente do status social deles, ele será hospitaleiro com todo mundo de forma igual.




Generosidade:

A terceira coisa é que – (Shri Mataji mostra com as mãos: a mão esquerda na posição de doar e a direita na posição de proteger) o significado disso é que devemos ser generosos. E se na mão de uma pessoa não há nenhuma generosidade, então essa pessoa não é um lakshmipati. Danat (qualidade da generosidade) é uma qualidade que dá tanta alegria e ela não pode ser comparada com a aquisição de nada. A pessoa que consegue o poder da generosidade, Eu acho, que tal pessoa é a mais grandiosa de todas, porque essa pessoa alcançou o ponto culminante na evolução da humanidade.

Devemos ser capazes de doar generosamente. Como Shri Lakshmi doa com a mão esquerda, da mesma forma, uma pessoa que é lakshmiputra (Princípio de Lakshmi no ser humano) deve doar generosamente com sua mão esquerda de tal forma que nem mesmo a mão direita saiba. Doar com mão esquerda significa doar de forma muito sahaja (espontaneamente), sem nenhum esforço. E todo o desejo deve ser somente de ser generoso. E na verdade, neste mundo há tantas coisas materiais e Eu acho que para todas essas coisa materiais há somente uma importância: nós podemos doar essas coisas ao outros. Por meio da generosidade, nós podemos mostrar a grandiosidade do nosso coração. Nós podemos mostrar nossa afeição e ternura. E é por isso que todas essas coisas têm importância, caso contrário não há nenhuma importância nessas coisas materiais.

Há tantas estátuas de swayambhus. Dentre elas, a estátua de Shri Mahalakshmi é considerada a mais importante por nós na Sahaja Yoga. Por Sua graça, nossa Kundalini se eleva no canal de Shri Mahalakshmi. Ela está acima do Princípio de Shri Lakshmi. Agora, esta mão (direita) está assim.

Abrigo e Proteção:
Esta mão é o simbolo do abrigo, proteção. Isso tem dois significados: abrigo – dar abrigo a todos; esta mão dá proteção a todos. Mas na realidade, nós observamos exatamente o oposto. Os lakshmipatis pressionam e amedrontam muito todo mundo. Ao contrário, Ela (Lakshmi) está simplesmente em pé tranquilamente sobre um lótus, não exibindo nada especial em relação à Ela. Diferentemente, as pessoas precisam de carros e isso e aquilo, para mostrar que elas são tão ricas e superiores em comparação aos outros.

Por outro lado, Ela não está colocando nenhum peso ou pressão sobre os outros. Ela está em pé de forma tão leve, tão delicada, que ninguém se incomodaria por causa Dela. O verdadeiro lakshmipati irá sentar-se em algum lugar no canto, irá sentar-se com completa fé e em silêncio, e sairá calmamente. Mesmo que ele queira dar algo, ele dará e dirá: “Shri Mataji, isso é uma doação minha, mas por favor não revele meu nome, e aceite isso de algum modo. Eu ofereço isso aos Seus Pés de Lótus – pronto, eu não tenho mais nada a ver com isso.

Anonimamente:

Quando Eu digo a ele: “Eu não recebo dinheiro, mas isso deve ser doado à Sahaja Yoga (e para isso, nós temos que saber o nome do doador)”, ele dirá: “A Senhora pode colocar no nome de qualquer outra pessoa, não faço nenhuma objeção. Eu doei isso para a Senhora, eu não quero meu nome publicado. Somente se a Senhora quiser revelar meu nome para as autoridades do imposto de renda, eu não me importo. Mas, caso contrário, eu não quero meu nome revelado nem nada disso.” Ele pedirá muito humildemente para não revelar seu nome. Essa pessoa, nós podemos chamar de um verdadeiro lakshmipati.

A mão direita de Shri Lakshmi está apontando para cima deste jeito. Isso significa que a sua atenção deve estar acima, em direção a um objetivo mais elevado. Assim, quando uma pessoa se torna um lakshmipati, então sua atenção é de tal maneira que ela começa a pensar: “Eu me tornei um lakshmipati, mas agora como eu posso alcançar Deus?” Quando esse estágio surge em um ser humano, ele tem prosperidade e recebe muita riqueza. Torna-se rico. E quando ele tem o sentimento de não ter alcançado a riqueza interior, então podemos dizer que o Princípio de Mahalakshmi foi despertado nele.

E nesse Princípio de Shri Mahalakshmi, a Kundalini é despertada. É por isso que nós dizemos quando
Ela é despertada “Udo, Ambe” , significando “Shri Kundalini, agora por favor, desperte.” Nós dizemos isso no templo de Shri Mahalakshmi, porque Ela só pode ser despertada através do canal de Shri Mahalakshmi. E dessa forma, Ela é despertada no canal de Shri Mahalakshmi e depois penetra os chakras acima, sobe e penetra completamente o chakra do Sahasrara.

Encarnações:
Agora, vamos ver quantas encarnações de Shri Mahalakshmi nós tivemos. Primeiramente, o Princípio de Mahalakshmi é muito próximo a um guru, um relacionamento pleno de amor e pureza. Agora, se nós observamos do começo, próxima a todos os Adi Gurus, Ela nasceu como uma filha ou como uma irmã. Como a filha de Janaka era Shri Sita, a forma de Shri Mahalakshmi. Ela era o Princípio de Shri Mahalakshmi e Ela era a filha de Janaka. Depois a irmã de Shri Nanaka, Nanaki. Ela era Shri Mahalakshmi.

O relacionamento Dela era de irmã. Do mesmo modo, a filha de Maomé, Fátima. Ela era Shri Mahalakshmi. Depois Dela, Radha era a forma de Shri Mahalakshmi. Depois Dela, Maria: Maria era Shri Mahalakshmi e o relacionamento Dela era de pureza. Ela era tão pura que com Sua pureza, Ela deu à luz Shri Cristo. Assim, Ela era uma forma da perfeita Virgem pura. E como Ela era uma forma da Virgem, por causa da Sua pureza, Ela teve um filho puro como Cristo.

Por causa dessas encarnações de Shri Mahalakshmi, nossos chakras na parte superior, interiormente, estão sendo restaurados. Quer dizer, o chakra de Shri Rama está no lado direito do coração. Aqui Ela está na forma de Shri Sita, aqui Ela está na forma de Shri Radha, aqui na forma de Maria. E neste lugar, estes poderes de Shri Mahakali, Shri Mahalakshmi e Shri Mahasaraswati se encontram na forma de um único Poder que é Shri Adi Shakti.
Ela reside no Sahasrara. Mas é dito que no Sahasrara, Ela existe na forma de Mahamaya. Shri Adi Shakti existe na forma de Mahamaya. É por isso que o resultado de todos esses três Poderes foi assim: Shri Adi Shakti veio a este mundo na forma de Mahamaya, e Ela pode penetrar o Sahasrara de todas as pessoas. Como vocês sabem, Ela está na frente de vocês e vocês sabem tudo sobre isso, então Eu não preciso lhes dizer nada mais.

Shri Adi Shakti:

É desse modo, a partir de Shri Mahalakshmi, Shri Adi Shakti se encarnou. Ela adquiriu todos esses três Poderes de Shri Mahakali, Mahalakshmi e Mahasaraswati. Todos esse três Poderes estão dentro Dela. Somente através desse Princípio de Shri Mahalakshmi, o nosso puro desejo – que é Shri Amba, que é na verdade o Poder de Shri Mahakali – pode ser despertado. Ela pode fazer isso. Esse é o motivo da importância de Shri Adi Shakti, porque através desses três Poderes, mesmo que tudo esteja pronto, no fim, para que o trabalho seja feito, há a necessidade Dela. Isso significa que o trabalho é realizado através desses três Poderes. Mesmo que isso seja muito fácil para nós alcançarmos, nós, de fato, obtemos isso facilmente, mas ainda assim, vocês têm que trabalhar duro, senão esse trabalho não pode ser feito. É bastante difícil. Se fosse possível isso ser feito somente pela Shri Adi Shakti, então não haveria necessidade de fazer toda essa confusão.

Vocês têm que trabalhar duro e seu apoio é necessário para concluirmos a tarefa. Vocês estão no palco agora, não Eu. Vocês podem obter Meu poder e usá-lo, mas saibam que agora vocês estão no palco. E é por isso que vocês são dignos de venerar. Vocês são especiais. O que Eu sou? Quaisquer poderes que Eu tenha, Eu os tenho desde a eternidade, não há nada de especial em relação a isso. Mas vocês devem usá-los. Vocês devem recebê-lo, vocês devem alcançá-lo, vocês devem ter maestria sobre isso. Esse é o verdadeiro desejo de Shri Adi Shakti, esse é o puro desejo Dela.

E por esse puro desejo, Ela está batalhando muito a cada momento. E assim, todos vocês mereceram isso, alcançaram isso, aceitaram com amor e, seguindo adiante, vocês têm progredido nisso. Essa é uma satisfação muito grande para Mim. E com essa satisfação, Eu esqueço tudo, como o quanto Eu sofri no passado. No passado,  Eu sofri muito por muitos anos. O quanto Sita teve que sofrer, o quanto Radha teve que sofrer, o quanto Maria teve que sofrer. Eu esqueço todo esse passado. Eu sinto como se nada tivesse acontecido no passado e seja o que for esteja acontecendo agora, é algo especial.

Mas nesta Encarnação, uma coisa deve ser lembrada, que Shri Mahalakshmi se encarnou numa forma humana, numa forma humana. Mas a Devi, a qual nós chamamos de Shri Mahakali, não se encarnou numa forma humana. Ele sempre existiu na forma de uma Devi. É por isso que vir na forma de uma Devi é fácil, mas vir na forma de um ser humano é uma tarefa muito difícil. E lutar como um ser humano e viver como os seres humanos, é ainda mais difícil. Também viver, mantendo-se dentro das limitações dos seres humanos, é muito mais difícil. Todo esse trabalho na forma de seres humanos foi feito por todos os Devas e hoje nós estamos experimentando os frutos auspiciosos de todo o trabalho feito no passado.

O grande trabalho feito em Ganapatipule é digno de ser escrito na história; um grande trabalho tem sido feito e ele continuará acontecendo nos próximos anos. Meu desejo fervoroso é que isso continue pelo menos pelos próximos três ou quatro anos. E se isso acontecer, então vocês também terão uma noção disso, de que o que nós começamos a partir de Ganapati chegou perfeitamente até o Sahasrara. E isso é tão aditi (primordial) que é difícil expressar em palavras. E tudo isso vocês devem receber. Vocês devem receber o que quer que pertença a Mim, esse é o Meu único desejo puro. E quando isso funcionar, então Eu não vou querer nada.

Agora vejam, eles não usaram a palavra “pobreza”, “alakshmi”, que significa o que não é o Princípio da Lakhmi – eles não disseram a palavra “daridrya” (pobreza). Eles não disseram destrua “daridrya”, mas eles disseram “alakshmi.” Vejam como isso é sutil. Tudo que não é auspicioso, que não está no Princípio de Lakshmi, tudo isso – isso abrange um vasto âmbito, isso tudo foi escrito depois de muito estudo, com um pensamento claro e adequado. Vejam as vibrações disso.

Shri Mahamaya:
Agora, Ela se tornou Mahamaya, por causa do Princípio de Mahalakshmi, Ela se torna Mahamaya. Quando o Princípio de Mahalakshmi surge, então ele se torna Mahamaya. Isso significa que para a Devi – Mahakali e Mahasaraswati, quando adquirem o invólucro disso, então Ela se torna Mahamaya. Isso significa que é o método do Virata, de Shri Krishna. Criar maya é o método de Shri Krishna, a maya divina. Mahasaraswati e Mahakali, quando esses dois poderes encontram Shri Mahalakshmi, então formam Mahamaya, a forma de Mahamaya se estabelece. Porque há inteligência, tudo está lá, isso acontece através do método de Shri Krishna. Semelhante a Shri Krishna, ao Poder de Shri Krishna.

Mahakali expõe:
No caso da Devi Kali ou qualquer outra encarnação de Mahakali, o que está nela é visível para todo mundo, Ela não esconde nada. Vocês vêem tudo na frente de vocês. Ela fica em pé com uma espada na Sua mão, e todas as Suas mãos são visíveis. Aqui, Mahasaraswati é pura, Ela nunca se casa, nada disso, significa: como uma mulher, como uma virgem, completamente pura, a forma do conhecimento, vestindo um sari branco. Mas quando o Poder de Mahalakshmi se encontra com Ela, nesses três Poderes, então Ela adquire uma cor. Isso significa que depois surge a variedade e começa tudo, isto é, a forma de Mahamaya surge. Mahamaya surge por causa desses três Poderes. Isso é Shri Krishna.

Mahalakshmi é um poder encoberto:

Eu estava apenas explicando a ele que o que acontece é que esse Princípio de Mahalakshmi começa depois que o Lakshmi Tattwa se manifestou, significa que quando Lakshmi se mostra através da riqueza e da satisfação da riqueza, então o Princípio de Mahalakshmi começa a se desenvolver em nós, de modo que nós pensamos em nossa ascensão. Depois isto acontece: em nosso cérebro, nós temos três poderes – Mahakali, Mahalakshmi, Mahasaraswati – acima do Agnya Chakra. Lá acontece que os dois poderes, de Mahakali e Mahasaraswati, são abençoados, são abençoados pelo Princípio de Mahalakshmi. E o Princípio de Mahalakshmi é basicamente o Princípio de Narayana. Narayana é Vishnu, e Vishnu torna-se Shri Krishna. E essa Shakti de Shri Krishna que está aqui torna-se a Shakti do Virata lá, isto é, Viratangana.

Mas quando Ela se integra com esses dois, então o Poder de Mahamaya começa a se manifestar, porque Ela é – vocês sabem como Shri Krishna era. Ele costumava sempre fazer truques, isso, aquilo, esconder isso, fazer isso. Todas essas coisas começam nesse poder. Então, é por isso que ele não é completamente exposto. O Poder de Mahakali é muito exposto, o Poder de Mahalakshmi é um poder encoberto, como Maria. Ninguém poderia acreditar que Maria pudesse ser Mahalakshmi ou Radha ou Sita, simplesmente escondido, mas muito poderoso. Mas nesse momento do Sahasrara, esse poder se torna Mahamaya. As pessoas não sabem como desvelar a realidade da Adi Shakti. Vocês compreendem isso?

Ela é Aquela que sustenta o universo inteiro e Ela se torna o Espírito, o Espírito de todo o Vishwa, sobre o qual Vishwa Gyaneshwara escreveu. Ele disse: “Vishwatmake Devi”, o Deus de todo o Espírito do universo. Assim, Ela se torna o universo também.