Pesquisar neste blog

19 de maio de 2012

Controlando o Ego



Trechos da Palestra realizada no ashram de New Jersey em 27.10.1985

Agora, é muito importante entender como nós controlamos o nosso ego.

1) Primeiramente vocês devem escrever os seus nomes e bater neles 108 vezes (shoebeat), para começar.
2) Em segundo lugar, devem disciplinar a si mesmos. Pela disciplina, levantem-se de manhã façam sua meditação, com a mão direita em direção à fotografia e a esquerda dessa maneira.(elevada na altura do ombro)
3) Não usem luz de forma alguma. Não usem o Sol, não se exponham ao Sol. O Sol deve ser evitado.
4) Fiquem sob a Lua. Leiam os livros que descrevem a Mahakali, as Shaktis do lado esquerdo,
5) não leiam livros como o livro de Avadhuta. Vocês não deveriam lê-lo jamais, porque vocês pensam que vocês são um Avadhuta. Ele disse: “eu sou onipresente eu sou isso” e a pessoa começa a sentir: “eu sou isso”.
...


Assim, no segundo estágio quando compreendemos que é através do Vishuddhi, o qual é a América, que nós nos expressamos, expressamos o nosso ego, então o que devemos fazer?

6) Parem de falar:
- Antes de mais nada, parem de falar. Aqui, o modo como as pessoas falam, quero dizer, vejam, você simplesmente acabou de abrir a boca assim e continua e o outro está falando. Você lhes diz alguma coisa e eles simplesmente vêm com todo o conhecimento que eles têm de A a Z e você não sabe onde você está.
Como você pára de falar? Eu lhes falei sobre uma coisa prática. Eu vou conseguir para vocês umas castanhas de uma árvore indiana (betel nuts) que Eu irei vibrar, coloquem-nas na boca. E tirem-nas quando vocês tiverem que falar; caso contrário, mantenham-nas lá (na boca). Essas castanhas são Shri Ganesha. Não as tirem. Parem de falar. Se vocês pararem de falar, sua hipocrisia irá embora. É através da nossa face que somos hipócritas.

Hipocrisia e Encenação:
Tudo funciona através do Vishuddhi. Agora vejam, uma pessoa que é extremamente agressiva, pode também fingir ser muito doce, amável, se ela tiver que explorá-lo ou ganhar dinheiro às suas custas. Essas pessoas podem fingir, representando. Toda a encenação vem através desse Vishuddhi. Assim, você finge que você é uma pessoa gentil, que você é uma pessoa muito boa, mas não é, você é agressivo. Então, para isso, você tem que saber que falando menos, você reduzirá 50% de sua hipocrisia e encenação, 50%. Agora, ainda restará 50%.

Agora, o que fazer com esses 50%? Esses 50% é onde nós temos que saber quais outros chakras são responsáveis pela manifestação do ego. Um deles é o Hamsa. O Hamsa é muito importante. Nós o usamos quando queremos mostrar nossa cólera, indiferença. Então a pessoa pensa: “Oh! Deus, o que eu fiz para essa pessoa?” É desse modo que demonstramos nossa cólera, todo tempo, dessa forma. Este é o Hamsa.

7) Ghee e Kajal:
- E é por isso que nós temos que usar uma coisa simples chamada ghee ou algo oleoso nos ouvidos, no nariz e kajal nos olhos e para essa parte também, nós temos que colocar um pouco de ghee na água quente ou leite e tomá-lo de forma que vocês acalmem seus nervos e suavizem o seu Vishuddhi.