Pesquisar neste blog

11 de junho de 2012

Hatha Yoga





 Trecho do discurso de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi no Programa Público, Cardiff, Gales(Reino Unido), 20 de julho de 1979


Quando nós pensamos em yoga, normalmente nós pensamos em ficarmos de cabeça para baixo ou em perdermos peso ou alguma coisa assim. É apenas uma parte muito pequena, uma minúscula parte da yoga completa, mesmo de acordo com Patanjali. Patanjali trouxe o Hatha Yoga para essa terra, mas isso era para ser feito somente até a idade de 20 anos, quando você vivia uma vida muito celibatária nas selvas. E as poucas coisas que nós estamos fazendo, chamadas "Asanas" tem um significado muito grande, sem dúvida, mas devem ser utilizadas com um entendimento apropriado . Por exemplo, é um exercício, um exercício físico, para manter seus centros particulares, em seu ser, tudo bem. Mas se você não conhece o que são os centros e qual é o problema com vocês; supondo que você não saiba o que está errado com você, qual exercício você irá praticar? Você pode estar se prejudicando.


Nós não tomamos a loja inteira de remédios apenas para curar uma doença, e se vocês não têm doenças, qual a necessidade de fazer essa coisa extenuante como o Hatha Yoga. Quero dizer, é um erro tal, Eu diria, e tal apropriação indébita do conhecimento, que as pessoas começam a pensar que se nós temos de praticar yoga, é apenas para nosso ser físico. Mas nós não somos somente um ser físico; nós somos um ser emocional também, nós somos um ser mental e nós somos também um ser espiritual.

A Yoga significa união, a atenção dos seres humanos deve se tornar una com o Poder Divino. Esse é um significado simples da yoga, é "a união". O resto disso é apenas um meio para um fim e aqueles meios, se são usados de tal maneira desequilibrada e de uma maneira tão tendenciosa, ou vocês podem dizer, usar apenas uma parte ínfima dela, então, vocês podem imaginar, o que acontecerá com esse corpo.

Essa yoga tem de acontecer. De acordo com todas as escrituras esse é o modo que temos de ser. A menos e até que isso nos aconteça, nós nunca poderemos ser pacíficos, nós não poderemos nos sentir bem e nós não poderemos sentir que temos algum propósito na vida. Mas é muito mais que isso. Como nas escrituras, na Bíblia, Cristo disse que vocês têm de nascer de novo. O que isso significa? Mesmo no Alcorão é dito que vocês têm de se tornar um Pir. Primeiro de tudo vocês tem de se tornar um muçulmano, significa que você tem de se entregar, e então vocês têm de se tornar um Pir. Somente pela entrega isso não se realiza.