Pesquisar neste blog

15 de junho de 2012

A Preservação do Princípio do Guru



Trechos da palestra proferida por S.S.Shri Mataji Nirmala Devi em 04 de julho de 1982 por ocasião Puja de  Shri Adi Guru em Nightingale Lane, Londres, Inglaterra.

A Preservação do Princípio do Guru:
...Assim, para alcançar o estabelecimento do seu Princípio do Guru, primeiro nós devemos saber como ele é destruído. Como acontece, qualquer coisa que não é cuidada ou mantida, é destruída. Se nós não prestarmos atenção, digamos, nessas belas plantas aqui, elas serão destruídas. Até mesmo a matéria que não é cuidada é destruída.

Assim, antes de mais nada, nós temos que saber que nós devemos estar atentos e alertas, de modo que se nós não nos preservarmos, nós seremos destruídos. Porque a preservação não é pelo bem da preservação, é para impedir a destruição do seu Princípio do Guru. Quando nós somos negligentes ou preguiçosos em relação a isso, nós somos responsáveis pela destruição do nosso Principio do Guru. Portanto, a atenção que nós temos deve ser dada para a preservação deste Principio do Guru. Os gurus têm a capacidade de preservarem a si mesmos e preservarem os outros.

No começo, quando os gurus tentaram estabelecer este principio de preservação, eles colocaram regras e regulamentos  muito, muito fortes. Se você ler a Bíblia no capítulo de Levi, você encontrará todos os shariats que são descritos, que eles estão seguindo agora em Riyadh ou nos países árabes. Para manter esse princípio dentro de você, está escrito em linguagem muito forte, como “uma pessoa que não fizer isso deve ser morta; uma pessoa que faz qualquer coisa errada desse tipo deve ser morta por apedrejamento”. Isso era bem no começo, assim para as pessoas naquele estágio de evolução, era exigido esse tipo de medo.

Isso não era destinado, de forma alguma, a insultar ou ferir ou tirar a liberdade dos seres humanos. Mas, era destinado para as pessoas terem uma ideia grandiosa da importância do Princípio do Guru dentro delas mesmas.
...
Guru Tattwa é o Equilíbrio:
A austeridade começou com base na sabedoria e não na obstinação. Mas depois isso tornou-se um fanatismo, então foi para um extremo. Isso começou com a ideia de preservação. Começou com a ideia de preservação. Mas a preservação em si mesma tornou-se impossível, ou talvez eles pensaram que eles não estavam sendo capazes de preservar, eles ficaram confusos, e para eles as regras e regulamentos tornaram-se mais importantes do que a preservação em si mesma. Deste modo, você descobre que eles se destruíram.

A sabedoria ou a essência do Guru Tattwa é o equilíbrio. Como quando você preserva uma planta, se você não lhe der água, ela morrerá. Se você lhe der muita água, ela morrerá. Então a sabedoria reside em compreender quanta água deve ser dada para a planta, de forma que ela cresça na sua melhor forma. Agora, essa sabedoria tem que ser alcançada através da sua consciência vibratória. Vocês estão situados nas circunstâncias mais afortunadas, em que vocês são almas realizadas antes que o seu Guru Tattwa esteja plenamente estabelecido. Vocês têm todos os poderes que qualquer guru pode aspirar, sem terem o estabelecimento do Guru Tattwa.


Os Elementos são destrutíveis o tempo todo:
Especialmente, vocês estão sob a completa cobertura de nuvens do amor de sua Mãe. Mas, de forma alguma, o amor da Mãe irá permitir que vocês destruam o seu Princípio do Guru. Como Eu lhes disse, o Princípio do Guru é algo muito sensível e é destruído se você mesmo não tentar preservá-lo. Em primeiro lugar, a destruição começa a partir da fonte de nosso ser. Quero dizer que o nosso ser é criado pelos cinco elementos, e os cinco elementos têm a capacidade o tempo todo de serem destruídos. Qualquer um desses elementos, se eles não forem cuidados,são destruídos. Essa é a capacidade inerente dos elementos ou da matéria, como vocês podem dizer. Assim, preservá-los é importante.

Algumas pessoas têm uma ideia de que quando você se torna um guru, você não precisa preservar tudo, isso é mantido por si mesmo. Não é. Concordamos que o Espírito definitivamente aumenta a beleza e a saúde desses elementos; mas no nível humano, há sempre uma força maior que está tentando destruir isso. Assim, até nós termos completamente nos tornado o Espírito, há sempre a chance dessa destruição funcionar. Alguém pode dizer, por que este equilíbrio é necessário? E esta é uma pergunta importante, que nós devemos ser capazes de responder a todas as pessoas que nos perguntam. Sem o equilíbrio, você não pode ascender. Se você não puder ascender, de que adianta nos tornarmos seres humanos?  
...
Ego e Superego são forças destrutivas:
... Mas o equilíbrio ainda não está presente. Sua Mãe os tirou e os tornou aquilo, mas ainda há desequilíbrio interior. Se você for ligeiramente para a esquerda, você pode ser destruído; se você for para a direita, você será destruído. Assim, vocês têm que experimentar as duas coisas, como Eu tenho lhes dito, os métodos, os quais Eu irei explicar. Antes de mais nada, vocês têm que ser austeros consigo mesmos. Simplesmente separem-se de si mesmos. Separe-se como Espírito e observe o seu ego e superego. Agora você começa a observar, você começa a observar o ego e o superego. Não mantenha isso – eles são as forças destrutivas.

Brinque com os hábitos:
Agora, quando você observar o jogo como uma testemunha dessas forças destrutivas, você saberá também como preservar-se melhor. Separar-se de si mesmo é mais fácil quando você adota a austeridade. A pior coisa que os elementos fizeram com vocês é que vocês formaram hábitos, todos os tipos de ideias fixas.  Algumas pessoas gostam muito de tomar banho, algumas pessoas gostam muito de não tomar banho. Algumas pessoas gostam de levantar-se cedo de manhã, às quatro da manhã, e cantar músicas e acordar todo mundo e algumas pessoas são boas em dormir até as dez horas. Algumas gostam de roupas de cores claras, algumas gostam de roupas de cores fortes. 
     
Se você for inglês, então você quer ter tudo num estilo inglês, uma comida horrível e insípida. Se você for francês, você quer tomar vinho, um pouco. Se você for italiano, você quer comer carboidratos, muito. Se você for espanhol, você quer comer muita gordura. Se você for indiano, você quer comer muitos condimentos. Assim, para mudar esse hábito, você têm que antes de mais nada abrir mão de todos os extremos que você gosta. Agora, se você disser: “Eu gosto de comida insípida” – comida insípida – então você deve dizer: “Eu devo comer muitas pimentas”. Se você disser: “Eu gosto de cores pálidas”, então use cores muito fortes. Vá de um extremo ao outro, para começar. Mas Eu tenho visto que as pessoas quando vão de um extremo ao outro, elas ficam presas ao outro lado também. Assim, nós temos que ficar no centro, não nos extremos. 

Sem idéias fixas:
Um homem que é um avadhuta, aquele que é um grande mestre, nunca pode ser detido por qualquer ideia fixa. Ele não pode ser dominado por quaisquer ideias de que: “Eu gosto disto”. Ele vê a beleza numa vegetação exuberante e ele vê a beleza nas árvores que estão desprovidas de quaisquer folhas. Agora, a tendência a ir para a austeridade, de um modo muito estranho, começou no Ocidente.

Como, por exemplo, se você pentear seu cabelo, então você não é bom; se você não tiver mau cheiro no corpo, então você não é bom; se você não se parece com um porco, você não é bom. Todos os tipos de ideias estranhas que se infiltraram na mente, porque eles estão indo para o outro extremo.   
Mas nós temos que aprender com a natureza. A natureza enfeita-se quando ela tem que saudar a primavera e quando é inverno, ela simplesmente fica completamente despida, Eu diria, porque as folhas tem que ir para  a Mãe Terra e o sol tem que atingir a Mãe Terra. Ela não é apegada a nada. Surpreendentemente, ela é muito mais elemental do que nós somos; enquanto que nós, que somos espirituais, não devemos ter nenhum apego.  

Apego Mental:
Sua Mãe é boa no discurso e Ela fala com vocês, mas isso não deve ser seu apego mental. Como por exemplo: “Sim, a Mãe disso isso”, e todo mundo discute com um grande entusiasmo, isto é assim, mas isso não se torna parte integrante do seu ser. Mas é um apego muito comum atualmente, com todas as pessoas sabendo sobre tudo e não tendo nada. Este apego mental deve ser realmente combatido.

Tornar-se é ver, tornar-se é experienciar; tornar-se é ver, é experienciar. 

Como atingir o equilíbrio, é o grande problema, mas não deve ser assim com as pessoas que tem a consciência vibratória. Nisso também vocês podem ficar obcecados. Eu tenho visto pessoas falando como se elas fossem grandes Sahaja Yogis e não havia nenhuma vibração, e dizendo que elas estavam tendo vibrações. Isso é tão enganoso.  
...
Alegria é o Desapego:
Assim o problema mais delicado é o emocional. Esse problema emocional é a coletividade em uma camuflagem. Por exemplo, quando os Sahaja Yogis se encontrarem, eles se abraçarão, se beijarão, e serão muito, muito gentis uns com os outros, vejam, e se sentarão e cantarão músicas como hippies. Pegam o violão nas mãos e balançam no ritmo do amor. Isso é na verdade, o Vishuddhi no ponto coletivo, e isso certamente é algo muito difícil de se livrar, porque lhes dá um sentimento muito confortável.

E as pessoas ficam confusas com as emoções, elas pensam que isso é alegria. A alegria só pode ser alcançada através do completo desapego, o desapego que é sem ego e sem superego.      

Mas agora, o problema que os seres humanos começaram a enfrentar é assumir que eles são gurus. Eles começam a falar sobre a Sahaja Yoga, conversar sobre a Sahaja Yoga e eles começam a achar que eles já se tornaram Shri Krishna. Eles têm até mesmo um ego maior do que a pessoa que é na verdade ignorante sobre a Sahaja Yoga. Eles começam a falar com um ego tão enorme que Eu mesma fico assustada com eles: “Quanto eles sabem sobre a Sahaja Yoga?”, às vezes Eu penso. E eles começam a afirmar tanto isso que é assustador.  

Tudo isso pode ser dito também, que eles acham que o protocolo não está correto, e deveria haver um protocolo adequado, então “nós estamos cuidando do protocolo, nós somos guardiões do protocolo”, e todas essas coisas estão presentes. Agora, aqueles que estão no lado emocional veem o ego dos outros, enquanto que aqueles que estão no lado do ego veem as emoções dos outros. Assim, um critica o outro, mas eles não veem a si mesmos, que eles estão caindo na armadilha de um dos extremos. Assim, a menos e até que você seja desapegado, você não pode ver isso.
...
Truques anti-guru:
A menos e até que haja algo em vocês que contenha a negatividade, como pode haver negatividade? Se vocês forem desapegados, como uma pedra, então vocês não podem conter essa água negativa em si mesma, nela. Vocês não se tornam mais a negatividade, vocês se tornam mais um guru. Agora, quando Eu digo que vocês não devem ser negativos – vamos supor que sob tais circunstâncias, vocês não devem ser um bhoot, vocês devem ser vocês mesmos – então eles começam a se sentir culpados.

Assim, todos os tipos de truques anti-guru estão acontecendo. Eu sou sua Guru e é contra a sua Guru fazerem esses truques com vocês mesmos. Vocês farão esses truques Comigo, de que adianta? Vocês têm que ganhar algo, vocês estão fazendo truques contra si mesmos se vocês estiverem fazendo-os contra Mim. Vocês têm que ser mais conscientes. Vocês não devem ser destruídos. Além disso, vocês têm que salvar os outros.    

Como vocês farão isso, caso vocês não aceitem que este é seu privilégio, que é a sua sorte, que vocês foram escolhidos para serem o canal do trabalho de Deus? Algumas vezes, Eu acho que todos os bhoots vieram a Mim para a realização e agora Eu Mesma irei Me tornar um bhoot! Bhoot também significa bhootnath – é o nome de Shri Shankara, Shri Shiva, porque Ele persegue os bhoots o tempo todo. Mas vocês têm que ser o presente e não o bhoot, “bhoot” significa  o passado.

Fique no Presente:
Então, o que há para saber? Você se torna. Então você está no presente, você simplesmente começa a tornar-se, evoluir, florescer. Tente ficar no presente. Não fuja do presente, encare-o. Não se sinta culpado nem culpe o bhoot; as duas coisas irão afastá-lo do presente. Agora, simplesmente observe toda a natureza, todo o Poder Divino, seu desejo ardente por eras – tudo está do seu lado. O tempo chegou. Você está simplesmente lá.

O que nós temos que fazer? Apenas permaneça no centro, no eixo. Tente manter-se no eixo, e depois apenas observe a periferia se movendo, você não se importa. Quando você vê a si mesmo se comportando mal de alguma maneira, puna-se. É melhor você se punir do que o Divino puni-lo, porque essa é uma punição severa. Mas não se sinta culpado, porque você não fez nada errado, foi o bhoot que fez!

Assim, nós chegamos a um ponto em que devemos compreender que nós somos gurus e nós não podemos ser bhoots. Nós temos que mudar o nosso exterior também, para nos tornarmos bons gurus. Por exemplo, nós temos que aprender boas maneiras. Depois, essas boas maneiras se tornam a sua natureza. Algumas vezes, para as pessoas que gostam muito de comida, Eu sempre lhes digo que elas devem jejuar.

Domine seus hábitos:
Seja o que for que você goste muito, tente abrir mão. Tente vencer a sua doença dos apegos, dos seus hábitos. Uma vez que o seu Guru Tattwa seja estabelecido, você será aceito como um guru. Não haverá nenhuma necessidade de você dizer que você é um guru, as pessoas saberão que você é. Nós não temos que então escrever nas nossas testas que vocês são gurus, as pessoas saberão que este é um guru andando; vocês podem ver a divindade andando, vocês podem ver a dignidade andando, a glória surgindo.

Vocês têm que mudar a partir de dentro, e a luz dessa iluminação interior será mostrada externamente. Mas não deve ser uma ideia mental ou uma ideia emocional, mas deve ser um acontecimento, o tornar-se, a consciência. Você tem que experienciar através da sua experimentação sobre si mesmo. Até mesmo Eu faço isso. Quando Eu não consigo alcançá-lo por uma extremidade porque você é um bhoot, Eu o alcanço pela outra. Se alguém diz que é um bhoot, então Eu Me certifico de que ele sofra um pouco e encare isso, o bhoot nele. Por exemplo, alguém, Eu digo para alguém: “Por favor, faça isso”, e ele esquece completamente disso, e ele diz que foi um bhoot que fez. Então, depois ele perde a sua carteira e depois Eu digo: “O bhoot deve ter levado a carteira!”

Truques em si mesmos:
Mas Eu experimento Comigo Mesma. Eu primeiro vejo como Eu devo abordá-los. Se não funcionar, Eu tento outra coisa dentro de Mim Mesma, porque é uma época muito ardilosa esta em que nós estamos. Se nós tivéssemos conforme o shariat do capitulo de Levi, todos os bhoots não deveriam estar aqui. Talvez nenhum Sahaja Yogi pode ter sido esquecido também. E esta projeção mental é uma coisa tão comum que é difícil de desapegar as pessoas disso, mas o único meio pelo qual Eu faço truques com vocês é Eu Mesma os submetendo a testes. Do mesmo modo, vocês devem jogar consigo mesmos e tentar colocar a si mesmos numa caixa experimental.

Mãe Terra e Nirmala Vidya:
Hoje é o dia do Guru Puja, o dia em que vocês têm que venerar o seu Guru. Vocês são realmente afortunados por terem um Guru que é uma Mãe. E Minha Mãe e Guru é esta Mãe Terra, que Me ensina como lidar com os seres humanos. E Ela é Aquela que também em cada estágio de dificuldades Me ajuda a corrigir Meus próprios métodos de nirmala vidya. Ela tem sido uma Mãe tão gentil e uma guru gentil para Mim. E Ela é uma personalidade tão tranquilizadora. Isto, todo este verde, embora seja dado a Ela pelo sol como eles dizem, é apenas para tranquilizar todos nós.

Ela usa o verde sobre Si mesma e o verde é o Princípio do Guru. Ela é uma personalidade desapegada. Ela é o magnetismo, Ela atrai. Quando as pessoas estão andando sobre Ela, Ela está cuidando delas. Ela cria a partir dos Seus swayambhus, o Si – o que devemos dizer para swayambhu? – Ah, sim, pedras automanifestadas.
...
O modo como Ela tolera os nossos pecados, o modo como Ela sempre cuida de nós e nos nutre, apesar de tantos defeitos nossos, do mesmo modo, um guru deve fazer. Ela é extremamente misericordiosa; mas Ela explode como um terremoto e algumas vezes cálcio quente e potássio quente podem sair Dela. Ela produz enxofre para vocês, para a sua cura. Se o solo da Inglaterra tornar-se vibrado, então este solo pode ser usado como remédio. Na Índia, as pessoas usam argila como remédio, para todo tipo de tratamento. A compreensão sobre o Guru Tattwa, a pessoa pode ter da Mãe Terra, então vamos tocar a Mãe Terra e nos inclinarmos a Ela. 

Manter a Kundalini elevada:
Ela é sutil!
No Kundalini Shastra, a Mãe Terra é a Kundalini. O Muladhara é a, é a Mãe Terra. Assim, para nós, a Kundalini é a coisa mais importante. Nós não temos que nos preocupar com o que eles falaram no Levi, que vocês não devem roubar, vocês não devem dizer mentiras; o que nós temos que nos preocupar é em manter a Kundalini elevada. Assim, o guru tem que ser uma pessoa que é absolutamente prática. Ele deve ter bom senso e ser absolutamente prático, ele não pode ser uma pessoa sem senso prático.

O Espírito é o bom senso:
Uma pessoa que não tem senso prático não é um guru. Mas o senso prático, na forma comum, é compreendido como um homem que é astuto, que sabe como desviar-se do caminho correto e tudo isso – essa é a coisa mais sem senso prático a fazer. Algo absurdo, algo de forma inesperada, não é o modo como um guru tem que se mover. Existe todo um bom senso que deve guiar um guru no modo de lidar com uma pessoa, e o bom senso é a coisa que  não é astúcia de jeito nenhum. A fonte do bom senso é o Espírito.

Vocês sabem que nós não podemos levar nada conosco. Somente o guru pode levar algo com ele, ninguém mais pode levar. Somente o guru tem todos os discípulos e discípulos  por eras, que cantam o louvor. Nenhum outro relacionamento é eterno assim. Ele continua refletindo por eras e eras e eras. É uma onda que cai e depois desaparece; em cada coisa que você fizer, cada onda tem que desaparecer, mas não a onda do conhecimento de um guru. É até mesmo mais elevada do que o Princípio Divino, porque ela explica. O Princípio Divino não pode explicar –  é o guru que explica isso.

O Universo à disposição do Guru:
Não que ele manifeste, mas ele explica e isso funciona, portanto ele é o mestre do Poder Divino. Assim, de certo modo, o Poder Divino é igual ao significado do guru. Como a palavra tem o significado, e a palavra – Eu sinto muito, a palavra tem o significado e a palavra serve o significado. Mas num Princípio do Guru, o Divino serve o guru. Tudo está à sua disposição. Tudo está à sua disposição. Quando você é um guru, todos os seus chakras estão à sua disposição. Todo o universo está à sua disposição, porque você é o guru. É como o diretor de um show – o homem do palco, o homem que está encarregado das luzes, o homem que está encarregado do alto-falante, todos têm que servir o diretor, porque ele está treinando os atores.  
  
Mas o Princípio do Guru tem que ser incontestado. Ele deve ser de tal capacidade que ninguém possa contestá-lo, deve ser de uma personalidade tão capaz que ninguém possa ser capaz de contestar o guru. Somente então ele funcionará.  Assim, vocês têm que trabalhá-lo de tal modo que vocês sejam absolutamente incontestáveis. E vocês são especialmente afortunados por vocês poderem ver a si mesmos e se corrigirem, o que ninguém pôde fazer antes – vocês são seu próprio guru. Esta situação nunca, nunca aconteceu. Vocês são seu próprio guru – e Me deixem ser sua Mãe. Isso será o melhor para Mim.

Assuma a austeridade sobre si mesmo:
Assim, hoje é o dia em que devem determinar até que ponto você é um guru, primeiro ponto. Você tem que fazer uma promessa de que você estabelecerá o seu Princípio do Guru, o segundo ponto. Em terceiro lugar, você tem  fazer uma promessa de que você estabelecerá o Principio do Guru nos outros. Em quarto lugar, você tem que saber que há um pequeno empecilho que sua Guru é uma Mãe. Ela é muito gentil para ser um guru, muito suave para ser um guru e extremamente tolerante. Assim, é melhor que você assuma a austeridade sobre si mesmo, e cuide de si mesmo.