Pesquisar neste blog

8 de junho de 2012

O Princípio do Guru é Atita




Trecho da palestra de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi em Lodge Hill, Inglaterra em 24 de julho de 1983 durante o Puja do Guru.

O Princípio do Guru é despertado numa pessoa que conseguiu conquistar alguma coisa. Imaginem um Guru mal preparado fazendo pregações e se autodenominando de Guru. Ele acabará transformando-se num discípulo de alguém. Por isso, vocês têm de ter domínio e maestria sobre vocês mesmos.
Após terem despertado o Princípio do Guru, vocês devem repassar isso aos outros. Para isso é necessário que vocês alcancem um nível mais elevado. Esse nível deve ser bastante elevado. Se vocês continuarem apegados ao dinheiro, à comida e às coisas mundanas, então vocês serão incapazes de dar algo aos outros. 


Esse nível mais elevado que é natural em Mim pode ser alcançado por vocês. Nesse nível, vocês não terão mais qualquer espécie de dependência, nem necessitarão de quaisquer normas ou regulamentos. Vocês não precisarão dizer que não se preocuparão com a comida, que deverão jejuar, que farão isso ou aquilo. Tudo termina quando vocês tornam-se capazes de “comer, sem comer”. Esse é o estado que deve ser alcançado por todos, ou seja, após terem almoçado, se alguém lhes perguntar: “vocês já almoçaram?”, vocês responderiam naturalmente: “não sabemos”. Se lhes perguntarem: “vocês irão almoçar agora?”, vocês retrucariam com naturalidade: “não sabemos”. Nesse estado mais elevado, vocês estariam totalmente indiferentes às necessidades do corpo físico. Se lhes perguntarem: “onde é que vocês dormiram e o que é que vocês comeram?”, vocês responderiam: “não sabemos”.

Esse estado mais elevado é chamado de Atita, no qual vocês se superam e vão além de suas próprias limitações. Qualquer coisa que vocês fizerem, vocês devem fazê-la porque ela deve ser feita, independentemente de se prestar qualquer atenção nela. É algo automático, pois nada é importante. Antes de alcançarem o estado de Atita, vocês devem dizer a vocês mesmos: nada é importante! Trata-se de uma espécie de drama no qual vocês se inserem que se chama Avirbhava. Vocês deveriam dizer sempre: “nada é importante. Ter um tapete não é importante, deveríamos tentar dormir no cimento”. Primeiro vocês devem fazer isso. Depois de algum tempo, acontece que vocês não se lembrarão se dormiram no cimento ou numa cama tipo catre. Se as pessoas lhes perguntarem onde é que vocês dormiram, vocês responderiam naturalmente: “não sabemos”. Esse é o estado de Ateeta, que deve ser alcançado agora  por muitos Sahaja Yogis. O estado no qual vocês superam tudo e vão além de suas próprias limitações.

Digamos que vocês se defrontem com uma pessoa da qual vocês têm motivos de sobra para ficar com raiva. Nesse caso, vocês olham para a esquerda, para a direita, novamente para a esquerda e novamente para a direita, de forma elegante. No momento seguinte, vocês estarão sorrindo. Se alguém lhes perguntar se vocês ficaram com raiva daquela pessoa, vocês indagarão: “será que fiquei?” Da mesma forma que Buda fez, quando esteve num vilarejo, onde havia um homem horrível que o desacatou e lhe disse muitas ofensas. Quando Buda foi para outro vilarejo, aquele mesmo homem percebeu que não deveria ter feito aquilo. Talvez o seu Vishuddhi esquerdo tenha se manifestado.  Ele se prostrou diante de Buda e disse: “estou muito arrependido, Senhor. Eu lhe disse coisas que não deveria ter dito. Eu não sabia que o Senhor era um Ser Iluminado. Portanto, perdoe-me”. Buda, então, perguntou-lhe: “quando foi que aconteceu isso?” O homem respondeu: “isso aconteceu no último vilarejo onde o Senhor esteve”. Buda disse: “tudo que ocorreu no último vilarejo, foi deixado lá. Eu não me recordo de mais nada”.

Esse é estado de Atita, que deve ser conquistado por vocês. Não se trata de sentir apenas que não é importante. Trata-se de esquecer essas identificações completamente. Desse modo, vocês estarão fazendo as coisas no estado de Akarma, como o Sol que brilha, mas não sabe que está brilhando.

Quando as vibrações estão fluindo, vocês não sabem que elas estão fluindo, uma vez que elas já começaram a atuar em vocês. Vocês ficarão surpresos, quando levantarem as suas mãos e verem a Kundalini elevar-se. Vocês não sabem que estão elevando efetivamente a Kundalini. Como é que vocês ascendem a Kundalini? Vocês não sabem o que ocorre. O estado de Atita já começou a operar em vocês, mas ele deve ser estabilizado em todos os passos de sua vida e em todas as coisas. Dessa maneira, vocês conseguirão ir além de suas próprias limitações e alcançarão o mais elevado dos objetivos.