Pesquisar neste blog

12 de julho de 2012

Shri Vishnumaya atua como o Raio




Trechos da Palestra de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi no Puja a Shri Vishnumaya 01/09/1985 – Wimbledon – Inglaterra

Vishnumaya é o poder de uma irmã na família:
... O poder de Vishnumaya é o poder de proteger a sua castidade. Algumas vezes vocês não entendem o que é a castidade e o que é a inocência. A inocência é um poder sobre o qual não se atua. É como a eletricidade que nós temos em nossas casas. A eletricidade existe e da mesma maneira a inocência existe dentro de nós. Mas, a atuação da inocência se dá através da castidade. Uma pessoa não pode dizer: “fiz tal coisa inocentemente.” Não, ela não pode, porque o que quer que você faça, se for inocentemente, não pode ser danoso para seu caráter, para sua inocência ou para sua retidão. Assim, as pessoas que dizem “eu fiz isso inocentemente” estão erradas. Porque, se você faz algo inocentemente, isso se torna castidade. Portanto, quando a inocência é praticada, ela se torna a castidade.

Ela não se casa:
Você deve respeitar a sua castidade. A castidade é o poder de Vishnumaya dentro de nós, o poder de Gauri, a Virgem Pura. Ela não se casa. Como vocês sabem, Vishnumaya foi criada e, logo após o Seu nascimento, Ela foi morta por Kamsa.

Para entender o significado da castidade dentro de nós, devemos entender que a castidade é o alicerce de todos os dharmas. A não ser que você tenha o senso de castidade, você não poderá ter Dharma. O Dharma é impossível porque ela é o alicerce. É como um castelo de cartas. Se você não tiver a base da castidade, simplesmente tudo colapsará.

Portanto a castidade é uma coisa muito importante que tem sido desafiada, atacada de todas as formas no Ocidente. É por isso que Eu digo que é muito difícil plantar a semente da castidade neste país. É por isso que Eu acho que houve um planejamento Divino para que este grande Puja fosse realizado aqui.
Este não é um Puja muito fácil. Deve ser feito por pessoas que são muito inocentes, que levaram uma vida muito religiosa, aqueles que são muito castos e respeitaram a sua castidade. Mas, agora como vocês são santos, tudo frente a vocês é puro e bom, porque agora vocês estão levando uma vida santa. Por isso a castidade foi despertada e a castidade trabalha em vocês como Gauri, como a sua Kundalini. Assim, se você voltar-se para a essência da vida religiosa, vida virtuosa, vida da Sahaja Yoga, isso é a castidade. Você não pode diversificar isso.
...
O Raio é a castidade:
Portanto a castidade é aquela que lhes dá as Maryadas, que lhes dá os limites. Como Ela lhes dá os limites? Como, por exemplo, no céu há um relâmpago, quando duas nuvens, que são como dois Sahaja Yogis, vêm do mar e contêm águas puras que devem ser despejadas. Quando eles se aproximam um do outro e atravessam os limites de seus egos ou brigam um com o outro ou, de alguma forma, “batem” entre si, acontece essa castidade, esse raio que é formado. Esse raio é o que lhes diz o que está errado. Por que estão brigando entre si? Por que estão cruzando os limites do ego um do outro? Esse é o trabalho da irmã.

Ontem nós tivemos muitas irmãs. A função da irmã não é tomar partido, mas mostrar se você cruzar os limites de sua irmandade, haverá um raio. Agora esse poder do raio é parte do poder de Shri Krishna. Ele separou esse poder de Si mesmo. É por essa razão que Ele se tornou uma Encarnação tão doce e gentil. Ele disse: “agora você se torna Minha irmã e todas as vezes que eles se comportarem mal você aja”.

A irmã lhes dá as Maryadas:
E é por essa razão que Shri Krishna se tornou tão gentil e, como eles chamam, uma Encarnação tão romântica. Porque Ele separou de Si próprio a parte da sua irmã. Mas Ela estava sempre junto Dele e trabalhou com Ele, porque a irmã na família tem que cuidar para que os irmãos não briguem, se eles todos estão sendo bem cuidados, se eles não estão sendo atacados pelos outros, porque Ela dá a eles as Maryadas, até onde ir. Até onde ir.
...
As forças limitantes de Shri Vishnumaya são tais que seu ego é controlado, seu superego é controlado, a sua família é controlada. Todos estão sob controle, sob a condução desse poder puro de Vishnumaya que existe dentro de todos nós. E a parte mais triste é que em todos os países ocidentais Vishnumaya está doente, absolutamente doente. Eu perdi a Minha audição. Até este ponto que isso chegou no lado esquerdo, porque o senso de castidade está completamente em falta.

Nós temos que esquecer agora das pessoas que não tem nenhum senso, nós agora somos Sahaja Yogis. Indo ao ponto certo, nós temos que reconhecer que ainda há muitas pessoas que têm idéias estranhas dentro delas. Como, por exemplo, dizer: “eu tenho amizade muito grande com determinado cavalheiro ou sou muito amiga de tal homem.” Não existe Maryadas neste relacionamento. Não pode existir amizade entre um homem e uma mulher. Você não pode ter isso. É absolutamente absurdo. No Ocidente, toda a cultura está estranha, porque se você vai ao jantar, você deve sentar ao lado do marido de alguém, dos dois lados. Isso é horrível.

A base da existência espiritual é a castidade:
Mas, no Oriente isso não ocorre porque Vishnumaya é contra essas coisas. Ela cuidará de que o marido e a mulher sentem-se juntos. Aqui, como vocês sabem, a parte da castidade falta tanto que o nosso Vishuddhi esquerdo está bloqueado. E quando Eu falo sobre isso, o bloqueio torna-se ainda maior. Quando você diz que não é culpado, na verdade está admitindo isso para Vishnumaya, a sua própria irmã. Dizendo: “eu não sou culpado”. Mas Ela não gosta que você se sinta culpado. A esposa pode até gostar que você se sinta culpado. Ela pode gostar que você tenha  culpa, porque ela sente que o poder dela foi desafiado e ela tem alguém que é seu rival. Mas não Vishnumaya. A irmã não fala isso. Mas um irmão e uma irmã nunca são amigos.
...
Mas, normalmente, você não fala muito com seu irmão, nem seu irmão fala muito com você, vocês não têm amizade. Mas nos momentos de dificuldades, nos momentos das Maryadas, no momento de consultar alguma coisa a respeito da família, a irmã se faz presente.
...
Agora, apenas vejam que o nosso Vishuddhi esquerdo está tão ruim. Isso é, claro, porque nós nunca cuidamos da nossa castidade. Nós não respeitamos a nossa castidade. Na Índia não é assim. Mulheres e homens, todos respeitam muito a sua castidade. Eu questionei alguns rapazes indianos, que foram para o exterior. Eles disseram: “embora estivéssemos fazendo coisas erradas, nós sabíamos todo o tempo que estávamos fazendo algo errado”. Eu disse: “como é isso? Eles disseram: “havia algo como o relacionamento de irmã que nos influenciava”.

Mas, agora, Eu posso dizer que os homens indianos também estão ficando igual a vocês. Estão perdendo o seu poder de manter a sua castidade. Os homens têm que respeitar a sua castidade. Por que eles pensam que não devem nada à castidade?

Se a base da sua existência espiritual não existe, você irá colapsar rapidamente.
...
Insultos bloqueiam o Vishudhi esquerdo:
Suponhamos que alguém tente enganar na Sahaja Yoga. Suponhamos que alguém se aproprie de algum dinheiro da Sahaja Yoga ou algo parecido. Imediatamente o Vishuddhi esquerdo dele ficará bloqueado. E então, logo seu Vishuddhi esquerdo fique bloqueado, ele começará a se comportar de uma maneira estranha e esse bloqueio será exposto. Se vocês se tornarem “amorais”, também o Vishuddhi esquerdo ficará bloqueado. Toda a parte da culpa provém disso.

O pecado contra a Mãe pode ser também um insulto. Responder à Mãe de qualquer forma. Eu sei de muitas pessoas que tem o hábito de dizer “não Mãe”. Jamais se deve dizer “não” para a Mãe. Porque se você diz “não”, significa que você foi para o Vishuddhi esquerdo. O poder de Vishnumaya jamais tolerará este “não” por qualquer coisa. Muitas pessoas têm este hábito de dizer “não Mãe”. Isso não deve ser feito, porque uma vez que o seu Vishuddhi esquerdo  fique bloqueado, todos os chakras do canal esquerdo ficarão fracos. Porque a castidade, que é a base de todos eles, está fraca. Portanto, quão importante é entender o valor do Vishuddhi esquerdo.

O Vishuddhi esquerdo é o indicativo dos erros e dos pecados:
Todos nós sentimos bloqueios no Vishuddhi esquerdo e não damos importância a isso. Sentimos o Vishuddhi esquerdo bloqueado significa: “estou me sentindo culpado” mas não entendemos. “O que eu fiz?”. “Eu cruzei os limites”. É por isso que esse bloqueio se mostra ali. Eu negligenciei a moralidade de alguma maneira, fui contra a Mãe e o Pai e é por isso que o Vishuddhi esquerdo está bloqueado. O Vishuddhi esquerdo é o indicativo dos erros e dos pecados.
Nós não podemos nos dar ao luxo de ter problemas no Vishuddhi esquerdo. Os Sahaja Yogis não podem se dar esse luxo. Para aumentar os problemas eles fumam. Além disso, eles tomam todos os tipos de coisas. Por exemplo, na Índia eles costumam usar tambaku, é um tipo de folhas de tabaco. E eles acham que não fizeram nada de errado. Mas o Vishuddhi esquerdo fica bloqueado. O Vishuddhi esquerdo de certa forma é o portão de entrada para todos os tipos de problemas para vocês. Portanto, cuidem-se para não se sentir culpado de alguma coisa.
...
Explicações:
O que Eu observo é que quando essas negatividades começam a agir, em vez de as pessoas encararem elas, encararem os erros e dizerem “eu estou errado, eu não deveria ter feito isto, isto é algo errado de se fazer”, em vez disso, começam a dar explicações. No momento em que você começa a dar explicações, esse Vishuddhi esquerdo começa a ficar completamente inchado como um caroço e aí não há a menor possibilidade de cura. Não há a menor possibilidade de limpeza. E as pessoas começam a explicar porque eu fiz isso, porque eu fiz aquilo. Uma vez que é errado, é errado. A pessoa deve aceitar que fez aquilo errado, pedir desculpas e dizer que não vai fazer mais.

Mas pedir desculpas é uma coisa muito complicada para os Sahaja Yogis ocidentais e para alguns dos Sahaja Yogis indianos. Para eles também é muito difícil pedir desculpas. Os indianos nunca se sentem culpados, isso é uma ideia boa. Mas, Eles nunca pedem desculpas. Então, isso é a mesma coisa. Agora, vocês têm que entender que, quando vocês cometem um erro, vocês são seres humanos. Errar é humano e perdoar é Divino. Mas, você deve saber que você errou. Se você segue dando explicações, uma coisa é certa, você não sabe que Deus sabe de tudo. Se Ele lhe diz que você fez algo errado é porque isso é errado! Como você pode desafiar e dizer: eu fiz isso por esta ou aquela razão.

Choque:
Porque este é o poder da eletricidade. Você tem que entender isto, ele lhe dá um choque. Ele choca você. E então você se dará conta que fez um erro. Portanto não criem este choque para si mesmo. Não se comportem de uma maneira tal que acabem levando um choque. Naturalmente o poder da Mãe perdoa tanto. O poder de Sadashiva perdoa tanto que é permitido que você continue, continue, continue fazendo o que você vem fazendo por um determinado período. Mas é dito a você, é explicado a você que isto é errado.

Vishnumaya aparece e tudo é completamente exposto:
Suponhamos que você cruze os seus limites absolutamente, então subitamente Vishnumaya aparece e tudo é completamente exposto. Na Sahaja Yoga você é exposto. Portanto, devemos saber que apesar desse poder guiar tanto, fazer com que você melhore tanto, lhe nutre tanto, lhe protege tanto, isso vai até certo ponto e a partir desse momento é Ela mesma que lhe expõe, porque Ela não consegue mais suportar essa insensatez. Se você continua dessa forma, Ela providencia para que você seja completamente exposto.
...
Você pode ser uma pessoa casta. Você pode, de qualquer jeito, não ser uma pessoa casta, você pode fazer o que quiser. Você fica dominado com essa ideia de que eu adquiri todos os poderes e agora estou muito bem posicionado. Isso se torna uma completa ilusão para você e você esquece que a castidade é tão importante. Então quanto mais alta a pessoa é colocada na vida, quanto mais bem posicionada, quanto mais o seu ego é mimado, mais que ele pressiona para baixo o seu Vishuddhi esquerdo. Essa pessoa então cairá no Vishuddhi esquerdo porque no coração do seu coração, no seu inconsciente, ele se sente culpado.
E tudo se acumula como uma culpa no Vishuddhi esquerdo. E quando isso acontece, se torna um caso muito difícil, porque essa pessoa se torna extremamente sensível. E se você diz alguma coisa para essa pessoa, ela se sente ainda mais culpada. Você tenta curar o seu Vishuddhi esquerdo mais ele se torna pior. É uma situação muito ruim para as pessoas que possuem problemas de Vishuddhi esquerdo. São elas que sempre dão explicação para tudo.
...
O Vishuddhi bloqueado jamais aprecia:
 As pessoas que sofrem do Vishuddhi esquerdo nunca podem apreciar outras pessoas, nunca podem. Ele estará fechado em si e sempre pensará que é o melhor, porque ele precisa existir. Aquele problema tem que existir. Como? É um tipo de ego pervertido. Que não quer aceitar que “alguém possa ser melhor do eu, que eu tenho alguém a seguir, que eu tenho que receber lições de alguém”.
...
Poder de Shri Ganesha:
Mas este é um poder muito oculto de Shri Ganesha. Costuma-se dizer que o poder de Shri Ganesha é o Vishuddhi esquerdo atuando como castidade. Os poderes de Shri Ganesha, todos se expressam através do Vishuddhi esquerdo. Aqueles que acreditam em Shri Ganesha, na pura inocência, devem saber que no seu comportamento diário, nas suas ações no dia a dia, deve existir a castidade. Ganesha se expressa como as flores da castidade.
...
Exibição é bloqueio no Vishudhi esquerdo:
Isto é também outro tipo de coisa. Tudo isso é somente o transtorno do Vishuddhi esquerdo. Todo este hábito de se mostrar ou perturbar ou tentar exagerar no poder, ou uma pessoa que tenta ficar muito a frente das coisas, tudo isso provém do Vishuddhi esquerdo, porque você quer superar o Vishuddhi esquerdo, por isso comporta-se dessa maneira. E aí você aumenta mais o problema, quanto mais você tenta sobrepujar isso, mais você piora o seu problema.
...
Se vocês são pessoas que querem ter uma vida espiritual, é preciso que vocês saibam que o Vishuddhi esquerdo precisa ser corrigido. Agora como é que você corrige o seu Vishuddhi esquerdo? Algumas vezes Eu fico realmente cansada com algumas pessoas e desisto delas, porque se elas têm um bloqueio, você lhes diz que elas têm esse bloqueio, elas ficam mais bloqueadas ainda! Vejam só que círculo vicioso.

Encarem os erros:
Qual é a cura para isso? Como quebrar o círculo vicioso? A solução é encarar. Diga “O quê? Você está se sentido culpado, por quê? Você ainda está repetindo esse mesmo problema? Ainda está fazendo o mesmo tipo de coisas? Novamente, novamente”. Vocês deveriam dar todas as injeções a vocês mesmos, mas, em vez disso ficam dizendo a Mim “não Mãe, não Mãe, não Mãe”. Digam isso a vocês mesmos! “Não eu mesmo”! Eu fiz isso hoje, vou fazer amanhã e depois de amanhã também. Parem, parem com isso! Parem neste ponto. Então, vocês exercem o poder de Vishnumaya.
...
Ela não pode ser suave como foi Shri Krishna:
Você sabe que Vishnumaya é como um raio e esse discurso também tende a ser assim. Ela não pode ser suave como foi Shri Krishna. É uma coisa poderosa que estou dizendo a vocês e que Deus desperte esse poder em vocês, o poder de Vishnumaya dentro de vocês. Esta é a coisa mais poderosa que um ser humano pode ter. É a coisa mais auspiciosa, vocês se tornam uma personalidade sagrada. Esta é uma das formas de alcançar a Realização de Deus.

Foi uma pergunta muito apropriada, muito pertinente que foi feita ontem, como estabelecer a sua castidade. Não é dando bandhans, absorvendo as vibrações da Mãe e depois se perdendo. São vocês mesmos que tem que corrigir a si mesmo próprios da manhã até a noite e encarando a si mesmo sem se sentirem culpados e aprendendo coisas novas. O tempo todo é a irmã que lhes ensina, todo o tempo, como se tornarem melhor e não a Mãe. Porque para a Mãe você pode dizer “não Mãe”. Mas, para a irmã, a eletricidade se manifesta, certo? Tentem colocar os seus dedos na tomada e vão ver o que acontece. Não há explicação.

Esqueçam o passado:
Com esse entendimento nós iremos fazer o Puja hoje, para a estabelecimento de nossa castidade. Castidade das nossas emoções, castidade da nossa mente. Agora o que quer que vocês tenham feito até agora, esqueçam. Esqueçam o passado. É muito importante também que vocês esqueçam o passado, porque isso é uma maneira muito fácil de explicar as coisas, isso aconteceu porque tal coisa, minha mãe era assim, meu pai era assim. Mãe e pai, esqueçam tudo isso. Vocês agora pertencem a esta família, que é uma família sagrada. São pessoas que são santos, estão sentados aqui e entre eles vocês estão. E automaticamente estas leis começarão funcionar. Eu não preciso dizer que você seja amigo desta ou daquela pessoa.

Vejam, por exemplo, o interesse o tempo todo por outro sexo não é sinal de castidade. É horrível. É absolutamente ridículo. Você se torna estúpido. Como por exemplo, alguns homens sabem tudo o que as mulheres usam: perfumes, etc. Para que serve? Vocês são escravos das mulheres ou o quê? Eles se tornam especialistas nessas coisas insensatas. Vocês são homens. Vivam como homens.
E as mulheres devem ter esse senso de castidade dentro delas, porque elas são o poder. Por que querem se tornar como os homens? Vocês são os poderes por trás deles. As mulheres devem cuidar da sua castidade. Eu devo dizer que Eu me inclino diante das mulheres indianas por esta razão. A maneira como elas são humildes, a maneira como elas são castas. Deve-se aprender isso. É claro que existem muitas delas que não são. Mas, a humildade elas têm.

Nenhuma Encarnação foi humilde:
Existe apenas uma categoria que não pode ser humilde e essa é a das Encarnações Divinas.Eu não posso ter humildade, Eu sinto dizer isso. Tem algumas qualidades que vocês apreciam tanto em vocês que Eu não posso ter. Eu não posso ser humilde. Eu sinto muito mas não posso. Não se espera que Elas sejam assim. Nenhuma Encarnação foi humilde. Elas não podem ser, porque Elas não possuem culpa.
...
Meditação:
Uma outra forma é a meditação. Com sua mão esquerda em direção à foto, com a chama acesa e a sua mão direita em direção à Mãe Terra, vocês conseguirão resolver isso. Coloquem a chama no ombro esquerdo, deem bandhans no Vishuddhi esquerdo. Assim você pode trabalhar.

Mas essas coisas tornam-se rituais se vocês não fizerem isso com seus corações. Portanto, antes de mais nada encarem, mentalmente encarem e depois façam isso. Entendam emocionalmente também. Entendam que as emoções que vocês têm não podem levar nenhuma culpa. Portanto, para todos os propósitos práticos, não devemos usar palavras que mostrem a nossa culpa. Mas a humildade, a humildade é muito diferente da culpa de uma pessoa. A pessoa que sente culpa é aquela que está o tempo todo em dívidas, sob pressão. Mas uma pessoa humilde é uma pessoa livre. Ela é humilde dentro da sua própria liberdade, dentro da sua própria exuberância.
...
As pessoas que são culpadas, são agressivas pelo seu sarcasmo:
Da mesma maneira somente a pessoa que não é culpada, somente ela pode realmente ser humilde. Porque, como Eu lhes disse, as pessoas que são culpadas, são agressivas pelo seu sarcasmo, pelas suas palavras grosseiras, pelos seus hábitos de retrucar, pelo seu hábito de dar explicações. Mas uma pessoa humilde é livre. Ela é livre para ser humilde, livre para ser suave, para ser gentil, para ser compassiva.

Humildade:
É esse tipo de Sahaja Yogi que você tem que ser. De tal maneira que, quando as pessoas lhe encontrarem, elas fiquem impressionadas pelo seu comportamento. Mas a humildade não implica em nenhuma subserviência. Inocência e humildade. Eu não tenho essa qualidade da humildade. Eu não posso ser humilde. Vocês não devem tentar fazer com que Eu seja humilde porque isso não deve ser feito. Mas ninguém pode dizer pelo Meu comportamento, quando encontrar comigo, que Eu não sou humilde. Eu ajo como uma pessoa muito humilde. Eu posso agir como uma pessoa humilde, mas, para ser muito sincera, Eu não possuo nenhuma humildade dentro de mim. Nenhuma humildade.

A compaixão é muito diferente da humildade. A humildade é uma qualidade humana. É uma qualidade especial que somente os Bhaktas podem ter. É uma qualidade tão bela que os Bhaktas possuem de receber a chuva de bênçãos, de bem-aventurança. Aquela que é doadora da bem-aventurança não pode ser humilde porque ela não pode receber nada. São somente os seres humanos que são humildes, que podem receber e alcançar alguma coisa.

Divindades não podem receber:
Uma pessoa que não pode receber é tão sozinha, é tão solitária, tal pessoa não pode ter a companhia das outras, porque ela tem que dar, dar, dar. Dessa forma ela é muito sozinha. Tem que enfrentar tudo sozinha. Somente aqueles que são humildes podem se tornar amigos dos outros e compartilhar os seus problemas com os outros. Eu não posso, porque vocês não possuem as soluções. Eu tenho que resolver Meus próprios problemas.

Somente a humildade pode lhe ajudar a articular e ter conexão com seus amigos. De tal forma que os outros compartilhem das suas dificuldades. Mas uma vez mais, Eu devo adverti-los porque nós tivemos problemas. A sua humildade não deve ser simpatia. A humildade é uma qualidade desapegada. Não é uma qualidade que fica presa, apegada a tal e a qual pessoa. É um tipo humilde de estilo de vida em que você não é arrogante, não grita com as pessoas.
...
Pela arrogância, você não conseguirá nada:
Mas as pessoas perdem a humildade e quando as pessoas as perturbam, elas se tornam pessoas que têm problemas no Vishuddhi esquerdo e perdem ainda mais a sua humildade. E isso é algo que não se deve perder, porque, se você quiser manter a sua conexão com o Divino, você deve ser humilde. Não há outro jeito. Se você não for humilde, você não poderá manter o seu relacionamento com o Divino. São duas qualidades, da mesma forma como o plugue e a tomada. O plugue tem que ser plugue e a tomada tem que tomada. Da mesma maneira se você quiser obter algo do Divino, você deve ser uma pessoa humilde. Pela arrogância, você não conseguirá nada. Através da agressão, não obterá nada.