Pesquisar neste blog

30 de setembro de 2012

A Disciplina de Meditação



Trechos do discurso  realizado no Puja do Navaratri em Cabella Ligure, Itália em 27 de setembro de 1992.

 “Ritambhara pragya”:
significa aquele que é o conhecimento, pragya significa aquele que iluminou o conhecimento daquele que faz as estações.Porque aqui, “ritambhara pragya” está em uma zona de convergência intertropical. Isso não é de forma alguma compreendido, por causa dos seres humanos serem como são. Eles são tão desmiolados, Eu devo dizer, que até mesmo a natureza tornou-se desmiolada aqui, e ela não consegue entender como lidar com esses seres humanos. É um fato. Mas na Índia, há as seis estações, e essas seis estações são totalmente reconhecidas.

...


Poder Meditativo:
Assim, o poder meditativo delas(das pessoas santas) na Índia era grande. A razão era que nossas estações eram disciplinadas, as pessoas são disciplinadas. Na Índia, a maioria das pessoas levantam cedo de manhã, fazem seus pujas, todas as coisas, tomam seus banhos, e vão para o trabalho, chegam em casa, ficam com a família, comem a sua comida, e depois cantam algumas músicas e bhajans, e depois dormem, normalmente. Muito disciplinadas. Elas não saem de férias, elas não se envolvem com bebidas e coisas assim. Normalmente na família, não há dúvida, se alguém bebe, ele é expulso de casa. Ele é rejeitado como um leproso. Ele é chamado de daruda, significa que ele é um bêbado. E mesmo atualmente, algumas pessoas estão bebendo, mas elas também escondem o ato de beber. Ninguém bebe na presença dos outros. Quero dizer, Eu não sei, a influência delas pode crescer e as pessoas começarão a beber abertamente, mas normalmente, eles não bebem.

Disciplina das estações:
Assim, por causa dessas seis estações serem totalmente disciplinadas, nós sabíamos o que fazer, quando e como fazê-lo. As pessoas podiam viver nas florestas. Por exemplo na Inglaterra, se você tiver que sair, isso leva 15, 20 minutos. Você tem que calçar seus sapatos, vestir suas meias, seu casaco, seu sub – essa e aquela coisa; senão você não pode sair. E você sai de um lugar; chegando em outro lugar, você descobrirá que está chovendo torrencialmente, você não tem nada para se proteger, você fica encharcado. Mas não é assim na Índia. É tão equilibrado que quando vocês chegam, todos vocês chegam no inverno, vocês têm visto isso. Não chove repentinamente, não acontece desse modo em uma hora errada.

Vocês podem ficar do lado de fora o tempo que quiserem. Assim, essas pessoas podiam viver nas florestas, no sentido que não tínhamos muitas ideias sobre conforto, de forma alguma. Elas podiam viver em uma pequena cabana simples, ter uma pequena proteção do sol e proteção da chuva por causa da estação das chuvas, só isso. E elas tinham muito poucas necessidades na vida. E nós não usávamos plásticos, quero dizer, não havia plásticos naquela época, ou mesmo agora, nós não usamos plásticos. E costumávamos ter alguns thalis (pratos de metal) e coisas assim. Em uma pequena família também, eles tinham somente thalis, que ficavam permanentemente com a família.

Agora, Eu acho que há uma grande diferença. Vejam, em um modo de viver simples, o que acontece é que você não tira toda a riqueza da Mãe Terra. Não há nenhum problema ecológico lá. Mas por ter, como vocês estão dizendo, muitos copos para isso, muitos copos para aquilo, todo esse tipo de coisa que vocês produzem não tem nenhum valor estético, e não tem nenhuma durabilidade. Então, depois vocês têm montanhas e montanhas dessas coisas enormes de plásticos que não podem ser queimadas, que não podem ser jogadas fora. Se vocês jogam no mar, elas flutuam, e esses problemas acontecem.

Meditação:
Assim, esta Shakti que estava trabalhando naqueles dias estava dentro deles para torná-los buscadores, porque eles não tinham que fazer nada mais, vocês sabem. Tudo está bem, vocês têm comida para comer, vocês têm um lugar para dormir, pronto. Não havia muito mais para ser feito, estavam vivendo alegremente. Com todos esses confortos, de modo que havia muito pouca demanda de seu tempo. Eles tinham tempo disponível, muito tempo. E com esse tempo, o que eles faziam? Eles não iam, digamos, para isso, para natação ou para dança de salão, ou para nada desse tipo. Com esse tempo, eles meditavam. E quando esse tempo para meditação começou, então eles começaram a compreender o que é o Poder Divino, o que é a Divindade, o que é Deus.

Por exemplo, Eu lhes direi, aqui as pessoas discutem até mesmo sobre a vida pessoal de Cristo, e dizem todos os tipos de coisas. Quero dizer, isso é algo impossível na Índia, ninguém faz isso. Nunca vem na cabeça deles como Krishna tinha 16.000 esposas. Deve haver alguma razão, afinal Ele é Deus. Deus é Deus, você é um ser humano. Como você pode saber sobre Deus, porque você veio através Dele? Eles não discutem essas coisas insensatas, deve ser isso. E agora, quando Eu disse para eles que esses são os poderes Dele, as 16.000 esposas, eles disseram: “Sim.” Depois disse que as cinco esposas eram os cinco elementos, “Sim.” Eles são Deus.

Ninguém discute essas coisas. Deus é – como vocês podem compreender Deus? Vocês podem Me compreender? Você não podem. Tentem, vocês não podem Me compreender. É muito difícil. Assim, vocês não podem compreender, vocês não podem compreender Deus. Por favor, entendam uma coisa: compreender Deus é uma impossibilidade. Mas vocês podem estar em conexão com Deus, vocês podem estar na companhia de Deus, vocês podem ser abençoados por Deus, vocês podem ser cuidados por Deus, vocês podem saber muitas coisas sobre Deus, mas vocês não podem compreender.

Esta é uma outra coisa que temos que saber: vocês não podem compreender por que Deus faz essas coisas, por que Ele faz isso, por que Ele faz aquilo. Vocês não podem compreender, vocês não podem explicar isso. Quero dizer, alguém pode sempre dizer aqui: “Por que Ele fez a suástica?” Depois: “Por que Ele fez o Omkara?” Quero dizer, aqui as pessoas são tão arrogantes que elas podem até mesmo perguntar para Deus: “Por que Você existe?” Elas podem ir a esse extremo, vocês sabem, não é nada surpreendente. Assim, essa arrogância, esse ego tem nos cegado em relação a Deus. Nós achamos que não há limite para nós mesmos, nós somos muito presunçosos, e não sabemos muito sobre isso.

Assim, este Poder, esta Shakti é Aquela que tem lhes dado a Realização do Si e também lhes dará o reconhecimento de Deus; mas vocês ainda não compreenderão Deus. Vocês têm que ir acima de Deus para compreendê-Lo. Como vocês compreenderão? Vamos supor que há algo abaixo de vocês, vocês podem compreender; mas algo acima de vocês, como vocês compreenderão? Vamos supor que alguém está lá embaixo em Cabella e quer reconhecer Minha casa, ele reconhecerá? Ele tem que ir acima de Cabella para ver Minha casa.

Assim, a Fonte da qual viemos, nós não conseguimos compreendê-La. Nós não podemos julgar, nós não podemos dizer “por que”. Essa é a vontade de Deus, o desejo de Deus, seja o que for que Ele faça. Assim, o que temos que dizer é: “Seja qual for a vontade Dele, nós ficaremos felizes com isso.” E o poder que está dentro de vocês é Amba, é o próprio poder do desejo de Deus. Assim, seja qual for o desejo de vocês, significa que o desejo Dele é que vocês entrem em Seu Reino. Agora, entrem no Reino de Deus. Então a Shakti os faz se sentarem em belos locais diferentes, e alguns estão sentados no Coração de Deus, alguns estão sentados no Sahasrara de Deus, no Reino de Deus.

Agora, vocês devem assumir o poder de vocês. No Navaratri agora, vocês devem compreender que isso agora cruzou o limite e nós estamos na décima posição, onde vocês têm que assumir. Eu lhes disse muitas vezes, agora acreditem que vocês são Sahaja Yogis. Acreditem que vocês são, que vocês entraram no Reino de Deus. Vocês não podem julgar Deus, vocês não podem dizer: “Por que Ela faz isso? Por que Ela faz aquilo? Por que Ele faz isso?” Vocês não podem dizer isso – isso é diferente. Mas quando vocês se sentam lá, então não é uma assembleia, não é como uma luta política, não. É isto: vocês entraram no Reino de Deus, foram abençoados por Deus, cuidados, protegidos, nutridos, e tornados profundos conhecedores.

Humildade:
Mas essa arrogância ainda tem que diminuir, de modo que possamos entender por que isso acontece. Essa humildade é muito importante para nós, senão este poder não pode levá-los além. Agora, nas circunstâncias atuais, Ela cruzou este Sahasrara, agora este poder tem que ir cada vez mais alto. Para isso, primeiro vocês devem ser humildes. “Humilde” não significa que isso deve ser algo artificial, a humildade de um homem de negócios ou de um político. É uma humildade que está dentro de seu coração: “Oh Deus, nós não queremos entendê-Lo, o Senhor é tão grandioso. Mas permita-nos conhecer a nós mesmos.” E então, vocês ficarão surpresos ao ver que Ele os criou à Sua própria imagem. Isso significa que Ele lhes deu todos os poderes.

Disciplina:
Ele os criou. Já que Ele os criou, vocês não podem criá-Lo. Ele é a Fonte, vocês não podem criá-Lo. Ele os criou à Sua própria imagem. Agora, o que vocês podem é fazer com que os outros se tornem a imagem Dele. Esses poderes estão em vocês. Mas a primeira coisa que vocês têm que ter é a disciplina dentro de vocês mesmos, isso está faltando. As pessoas não conseguem disciplinar a si mesmas, quer dizer, se elas não podem se controlar, como elas poderão controlar alguém? A falta de disciplina significa que vocês não podem se controlar. Assim, a disciplina deve ser de tal maneira que primeiro vocês devem certificar-se de que se controlam, porque agora vocês estão no Reino de Deus.

... Não há nenhuma disciplina. Vocês têm que ter a disciplina. Onde vocês estão se sentando? Vocês estão se sentando no Reino de Deus. Portanto, vocês devem ter essa dignidade, vocês devem ter esse afeto, vocês devem ter essa compaixão, vocês devem ter esse amor, e dedicação.

Mas se isso não existe, então esse poder é inútil, porque vocês são o veículo desse poder. Vamos supor que Eu precise tomar água, Eu tenho que ter um copo que esteja vazio. Se ele já está cheio com ego, o que você pode colocar dentro dele? Ou se ele é uma pedra, você não pode beber água com ele, você terá que cavar um espaço para colocar a água. Assim, se você já está cheio com suas próprias ideias, com sua próprias conveniências, com o seu próprio progresso ou seja o que for, somente isso, então você não pode se elevar muito alto. Vocês têm que se entregar completamente lá, e dizer: “Mãe, qualquer que seja o Seu desejo, nós não queremos ter nenhum de nossos desejos individuais.” Então o desejo de Deus atuará.

Vocês querem que a Kundalini trabalhe para vocês, que é o desejo de Deus, não o seu desejo, que é independente do seu desejo, mas é o desejo que preencherá completamente os seus assim chamados desejos, sem nem mesmo terem o conhecimento de disso.

Milagres após milagres acontecerão. Há tantos milagres que agora nós não sabemos nem mesmo como compilar o livro com os milagres. Mas esses milagres estão acontecendo a vocês porque vocês são almas realizadas. A atenção de vocês tem que estar boa, vocês devem se observar e fazer introspecção: “Eu estou sentado no Reino de Deus, agora, qual é a minha situação? É merecida? Eu mereço isso? Eu ainda estou me comportando da mesma maneira? Ou eu ainda não acredito?” Se vocês não acreditam, como podem se elevar? “Acreditar” significa que vocês viram algo, que vocês souberam de algo que é tangível, que vocês tiveram a experiência disso. Vocês ainda não estão entregues. Se vocês se entregarem à vontade de Deus, então tudo é assumido. Isso nunca o deixará decair, sem dúvida. E tudo, todas as coisas que parecem montanhas de dificuldades e obstruções, vocês superarão, exatamente como um avião passa por cima. Vocês não terão nenhum problema, seja qual for.

Disciplina errada:
Assim uma única coisa é que hoje Eu estou muito feliz que esse puja seja feito pelas pessoas de um país onde a disciplina é muito importante, isto é, a Suíça. Mas a disciplina deles é para coisas ruins, não para coisas boas. Por exemplo, eles têm um exército: quem irá para este lugar improvável, vejam, para atacar? Ninguém. Por que eles têm forças armadas? E serviço militar obrigatório, vocês sabem disso? Porque eles saquearam o dinheiro de outras pessoas e mantiveram esse dinheiro lá, como bandidos. Assim, todo esse dinheiro está nos bancos deles, e eles estão preocupados que a qualquer momento: “Alguma pessoa pode aparecer e exigir o dinheiro, e pode começar a utilizar o poder de destruição sobre nós.” Assim, porque eles estão cometendo erros, é por isso que eles têm um exército, por causa do medo, simplesmente por causa do medo. Não há nenhuma necessidade de ter um exército lá. Mas todo mundo ter que ir para o exército e ingressar nas forças armadas, porque eles são ladrões do pior tipo.

Relógio:
Depois, em segundo lugar, eles têm também uma escravidão excessiva ao relógio, que os seres humanos fizeram, Deus não fez. Então, o relógio é importante, porque eles estão fabricando relógios. Se eles estão fabricando relógios e se eles não forem escravos dos relógios, quem comprará os relógios deles? Eles dirão: “De que adianta todos vocês terem relógios e serem do jeito que vocês são?” Então, eles são muito disciplinados. Não somente isso, eles também são, quero dizer, extremamente preocupados, como eles mostraram ontem, eles têm realmente muita preocupação com limpeza. Algumas das garotas que se casaram – Eu devo dizer, sinto dizer isso, mas é um fato –  que se casaram eram da Suíça, e as informações que chegaram foram: “Mãe, elas devem ter sido empregadas domésticas ou garçonetes.”

Faxina:
Então Eu disse: “Por quê?” “Se alguma coisa cair em algum lugar, imediatamente elas a pegarão e colocarão lá. Mesmo se algo – é idêntico ao caso dos convidados, os convidados estão sentados e as suíças não têm nenhum tempo para conversar. É impossível falar uns com os outros, não há nada disso. O tempo todo elas estão preocupadas com esta coisa, que isto está ficando sujo, aquilo está ficando sujo, como empregadas domésticas.” Vocês podem imaginar? Isso veio também da mesma disciplina horrível que eles têm. Essa disciplina não é a disciplina divina. A natureza não é assim. Se você observar a natureza, verá como a natureza é bela, a – você nunca achará nenhum mau cheiro lá. Ha (sim), mas se os seres humanos forem e viverem lá, então todo os maus cheiros começarão. Mas não há nenhum mau cheiro. A natureza cuida de si mesma, ela se limpa, ela faz tudo.

Assim, para tudo tem hora. Isso deve ser feito com um pouco de folga. Quero dizer, se você tem que limpar a casa, então limpe a casa. Mas o tempo todo, se sua atenção está em limpar isso, limpar aquilo, fazer com que isso fique limpo, pôr isso em ordem, você é inútil, você é como um aspirador de pó! E quem consegue amar uma mulher assim que é um aspirador de pó o tempo todo?Mas novamente, como vocês sabem, a Devi tem todos os extremos, então este é um extremo.

E o outro extremo é que as pessoas mais nojentas estão na Inglaterra, totalmente nojentas, muito nojentas. Elas podem viver com todos os tipos de coisas nojentas, e isso está indo longe demais. Assim, temos que estar entre esses extremos. A limpeza é para nos servir, nós não estamos aqui para servir a limpeza. Vocês não são pagas para isso, vocês não são empregadas. Assim, a limpeza tem que existir. Nós gostamos disto, então nós o limpamos. Mas isso não deve ser feito de modo que todo mundo fique em pânico em relação a isso, fique numa situação em que você não tem tempo para conversar com ninguém, para ser gentil com ninguém, também não tem tempo nem mesmo para meditar. Até mesmo meditando, elas ficarão olhando em volta para ver se alguma coisa está caindo aqui, “Oh meu Deus”, e elas irão e pegarão. Eu não ficaria surpresa se até mesmo na igreja, elas começassem a fazer isso.

Disciplina de meditação:
Não há nenhuma disciplina de meditação, disciplina de meditação, do trabalho divino, disciplina de seguir a vontade de Deus, isso não existe. A menos e até que surja muita disciplina, o que vocês estão fazendo é algo tão mundano e estúpido, um desperdício inútil de sua vida, não há nenhuma dignidade em relação a vocês mesmos. Assim, agora, como Sahaja Yogis, nós temos que ter essa disciplina de meditação. Então o Poder, esta Amba, Ela os conhece muito bem, Ela conhece o seu passado, e Ela sabe que tipo de pessoa você é. Quando você começa a fazer introspecção, você observa dentro de si mesmo: “O que está errado comigo? E para alcançar este estado de completo equilíbrio: o que eu tenho que fazer?”, antes de mais nada, você tem que meditar. Não existe outra saída, Eu devo lhes dizer, não existe outra forma.

Alguém disse: “Mãe, eu parei de comer isso, eu parei de comer aquilo”, nada disso. “Mãe, eu faço isso e eu fico de cabeça para baixo”, nada disso. Vocês devem meditar, e a meditação deve ser um pouco pela manhã e um pouco à noite. E não olhem o seu relógio quando estiverem meditando. Vocês têm que reservar um tempo para meditação, seja qual for. Leva muito pouco tempo. Quero dizer, Eu até mesmo tenho visto mulheres levarem tanto tempo para ficarem prontas, que mesmo um décimo desse tempo, se vocês puderem dedicar à sua meditação, vocês não precisarão de tanta maquiagem, a sua pele irá melhorar, o seu cabelo irá melhorar, seu rosto irá melhorar, tudo dará certo. Vocês não têm que usar nada, não tem que usar nenhum perfume ou nada disso, seja o que for. Seu próprio corpo ficará cheio de perfume. Tudo será suprido.

Assim, o que temos que fazer, antes de mais nada, é nos certificar da entrega à vontade de Deus. Para os Sahaja Yogis, isso é muito importante. Uma vez que vocês se entreguem, todos os seus problemas serão resolvidos. Entreguem seus problemas também: “Eu deixo isso para Você. Deus, resolva o problema, faça isso.” É um poder tão preciso, tão efetivo, tão eficiente. E acima de tudo, Ele os ama, cuida de vocês, Ele os perdoa. Mesmo se vocês cometerem erros, Ele perdoa: “Tudo bem, tudo ficará bem.” Ele está querendo que todos vocês fiquem adequadamente sentados em seus tronos, regozijando o poder de vocês. Então, tudo que for necessário é feito com grande cuidado.

Assim o Navaratri... Agora é o décimo dia do Navaratri, que é o mais importante para todos vocês. É quando este Paramchaitanya se tornou ativo. E por meio de sua atividade, vocês devem saber que ele se torna muito poderoso e que agora qualquer um que tentar ser maldoso com vocês, tentar incomodá-los – “eu não tenho que me preocupar de forma alguma.” Ele cuidará disso. Todas as coisas erradas que vocês fizeram, todos os karmas ruins que vocês criaram, vocês terão a retribuição por isso, sem dúvida. Mas, se você é uma alma realizada, acabou-se. Você não está naquele nível.

... Do mesmo modo, isso tem acontecido com vocês, que ninguém pode tocá-los, ninguém pode destruí-los, e ninguém pode atrapalhar o seu progresso. Somente você é quem pode fazer isso.
...

Assim, vocês podem imaginar que nós agora trouxemos a frutificação da promessa feita há muito tempo atrás, de que vocês terão o conhecimento. E vocês têm o conhecimento. Mas com este conhecimento, vocês devem ficar identificados e devem saber que vocês têm esse conhecimento, e que esse conhecimento pode ser dado aos outros. E nós podemos transformar este mundo em um belo mundo e realizar a visão da Adi Shakti. Ela os criou para esse propósito, levou-os do nível humano ao nível super-humano para esse propósito, e isso é o que vocês têm que fazer. E se vocês estão hoje Me venerando como Jagadamba, então saibam que a própria Jagadamba não é nada mais do que a Adi Shakti.

E a menos e até que vocês se elevem a este nível de se disciplinarem na maneira divina... Por exemplo, algumas pessoas ainda estão fumando: “Oh, tudo bem, vocês sabem, nós somos pessoas comuns, nós não conseguimos fazer aquilo.” Tudo bem, saiam. Não se preocupem com essas pessoas. Elas serão deixadas para trás, pessoas inúteis. Aonde elas irão? Elas ficarão, Eu acho, penduradas no limbo, porque não restam muitos lugares agora nem mesmo no inferno, então o que acontecerá a elas? Mas tudo isso está disponível para vocês. A única coisa é que vocês devem saber como se controlar, como controlar os seus sentidos. Em pequenas, pequenas coisas também, nós não conseguimos nos controlar. Se nós não pudermos controlar os nossos próprios cavalos, como poderemos alcançar aquele estágio que nós temos que alcançar?

Assim, não desperdicem suas energias em todas essas pequenas coisas. Apenas reflitam: vocês têm que meditar, vocês têm que se elevar, e vocês têm que dar isso aos outros. Isso é possível, se vocês realmente amarem a si mesmos. Se vocês amam a si mesmos, então vocês têm que entender: “Vejam meu corpo, vejam minha mente, tudo é dado para mim por Deus. Como isso é belo. E agora, é algo tão belo e será usado por Deus para esse grande propósito.” Vocês são moldados, vocês são criados assim até esse ponto. Mas agora, é o seu livre arbítrio, e com este livre arbítrio, vocês têm que se elevar. Com este livre arbítrio, vocês têm que entender o que deve ser feito e como alcançar esse estado.

É uma reação da natureza às coisas. A natureza sempre reage aos seres humanos. A natureza não tem livre arbítrio, mas Deus reage, e quando a reação de Deus chega, então nós percebemos todas essas coisas acontecendo.