Pesquisar neste blog

3 de outubro de 2012

Shri Saraswati x Shri Lakshmi



Trecho da palestra proferida no Puja da Devi em San Diego, Estados Unidos em 31 de maio de 1985.


Deusa da Riqueza x Deusa da Educação:
Dr. Worlikar Me contou uma bela história sobre isso, que é muito interessante, que entre a Deusa da Riqueza e a Deusa da Educação, houve um pequeno conflito. Vocês podem dizer educação ou Saraswati, que se for negligenciada ou adorada em excesso, pode torná-lo egoísta, no sentido de que se você se tornar uma pessoa que fica procurando aprender, aprender, aprender, você pode ser lançado no outro lado.

Então, essa Senhora queria testar o poder da riqueza. Então Ela disse para Lakshmi: “Tudo bem, vamos ver, nesta pessoa.” Essa pessoa era um mendigo, ele precisava de dinheiro, e muito. Então Lakshmi colocou um monte de dinheiro em um grande utensílio, que chamamos de handa, e colocou-o em seu caminho. Esse indivíduo estava caminhando, então Saraswati entrou em sua mente. Logo que Saraswati entrou na mente, ele tornou-se egoísta, e ele nem mesmo olhou para aquilo, simplesmente passou sem dar atenção. Aquilo era o que ele precisava, mas ele passou sem dar atenção.

Então, isso sugere uma coisa, quando as pessoas tornam-se egoístas, começam a fazer seus próprios planos, começam a criar suas próprias sugestões e formam imagens, então o que acontece é que o Divino, que está tentando suprir sua necessidade, seus desejos, dar-lhes soluções, desaparece. Isto é o que acontece: nós não permitimos que o Divino faça o jogo Dele.

Isso não é somente no nível material, também é verdadeiro no nível emocional, também é verdadeiro no nosso nível físico, mas o melhor de tudo isso, é que é verdadeiro em relação ao nível espiritual também. Portanto, nós não devemos deixar de captar o ponto essencial. Deixem que o Divino faça o papel Dele, e nós devemos ser capazes de perceber isso.