Pesquisar neste blog

10 de outubro de 2012

Amar sem medo





Trecho de palestra proferida por S.S.Shri Mataji Nirmala Devi em Dorset, Inglaterra, em 2 de agosto de 1981.

"O amor dá a sofisticação, a fragrância e a educação exigidas em qualquer situação".


Partes Integrantes do Coração do Universo:
É preciso que compreendam que vocês são partes integrantes do coração do Universo. Por isso, é essencial que sejam flexíveis. Vocês precisam ter a flexibilidade das células do coração. O coração tem de bombear o sangue. Ele precisa ser forte. Surpreendentemente, o símbolo nacional inglês é um leão. Assim, é preciso que tenham um coração de leão, o que significa que ele não tem medo. Ele é um rei e como um rei ele vive. 


...
Sem medo:
Não deve haver medo. No entanto, na língua inglesa há um abuso na utilização da expressão 'I'm afraid to say that…' (receio dizer que…), que é, freqüentemente, repetida nos diálogos. Essas palavras (que indicam medo, receio, etc) devem ser riscadas do vocabulário dos Sahaja Yogis. Do que é que vocês devem ter medo? Alguns dizem que essa expressão é usada para não ferir os outros. No entanto, há inúmeras outras maneiras de dizer as coisas sem ferir os outros.

Amar para sempre:
Uma pessoa fraca não pode amar. Somente uma pessoa forte é capaz de amar. Ao falarem de amor, vejam se vocês são suficientemente fortes para amar. Amar não é fácil. Até o amor carnal não é fácil. É preciso que tenham um conceito moral muito forte, pois do contrário a cada três minutos começarão a mudar de amores. Esse tipo de amor não tem nenhum significado. Vocês devem ter idéias firmes. Não apenas idéias em seu cérebro, mas idéias incorporadas por vocês. Poucas pessoas são capazes de ter um amor como o de Romeu e Julieta. Para vocês é fácil acharem que são como Romeu. Aliás, vocês podem também achar que são da família real inglesa, mas, por pensarem isso, não se tornam isso. Assim, para se transformarem numa pessoa como Romeu, é preciso que tenham um caráter muito forte, um senso de amor, compreensão e sacrifício, em relação àquilo que vocês realmente querem. Vocês devem querer amar simplesmente, não devendo haver nada nem antes e nem além disso. Quando alguém começa a amar alguém deve fazê-lo para sempre. Se alguém muda sempre de amores, então não ama ninguém. Essa experiência é uma espécie de fruto proibido para muitos de vocês.

Amar a Deus é ainda mais difícil, dado que não O vemos, não O conhecemos inteiramente e nem sabemos como ocorrem as Suas recompensas e graças. Sem a obtenção da Realização, é muito difícil ter amor a Deus. Hoje, porém, esse não é o caso de vocês. No entanto, é preciso que livrem a sua mente de todos os medos. Confiem em vocês mesmos e nos outros. Antes de tudo, confiem em vocês mesmos.Se cometerem algum erro, devem dizer: "sim, cometemos erros". Tenham confiança na possibilidade de se corrigirem.

Autoconfiança:
A autoconfiança não significa que vocês devem embarcar, cegamente,  numa viagem do ego. Cada um de vocês deve pensar: "sim, posso corrigir-me. Posso aprimorar-me. Sou capaz de melhorar muito". Algumas pessoas pensam que pelo fato de terem confiança em si mesmas, elas não devem nunca confessar que praticaram algum erro. Essas idéias são errôneas. É preciso que cada um confie em si mesmo e afirme: "sim, pratiquei coisas erradas. Tenho cometido muitos equívocos. Tenho falhado, mas posso corrigir-me. Tenho força para isso dentro de mim. Sou capaz de ficar acima de tudo isso. Tenho essa confiança dentro de mim e dela posso tirar vantagem".

Tenham confiança em vocês mesmos.Confiem no fato de serem almas realizadas. Tenham certeza de que Deus os ama. Ele os escolheu para serem instrumentos Dele. Vocês são únicos. Tais como são, os seres humanos são personalidades únicas. No entanto, após a Realização, vocês se tornam únicos. É preciso que usem a sua capacidade de discernir, porque a sua Realização não é uma viagem do ego. Se não puderem corrigir-se, então vocês não se tornarão mestres de vocês mesmos.

Únicos e imperfeitos:
É claro que vocês não são perfeitos. Não obstante isso, vocês são únicos. É preciso que se aprimorem. Essas palavras podem levá-los à confusão. Quando digo que vocês são únicos, muitos pensam que estou dizendo que vocês são perfeitos. Trata-se de dois conceitos diferentes: perfeitos e únicos. Alguém pode ser único, porém pode ter imperfeições. Por isso, vocês devem aperfeiçoar-se. É preciso que confiem na possibilidade de se aperfeiçoarem através do despertar da Kundalini e da limpeza de seus Chakras. Vocês têm de se tornar perfeitos.

Discernimento:
Digo-lhes as coisas de várias maneiras. Às vezes, faço isso diretamente. Outras vezes, faço-o indiretamente, através de amigos. Estou sempre apontando quais as falhas persistem em vocês. Devem pensar que Eu estou em seu interior. Sou aquela parte dentro de vocês que responde pelo discernimento. Quando vocês são incapazes de descobrir o que fazer através de seu próprio discernimento, Eu tento dar-lhes o discernimento adequado para saberem qual direção devem tomar. Algumas pessoas se sentem ofendidas, outras se sentem mal e outras aceitam os Meus conselhos. Se são buscadores, se querem ascender e se são únicos, então são abençoados de forma especial e precisam prestar atenção em vocês mesmos. Não devem brincar com vocês mesmos. Por isso, é preciso que identifiquem se estão fazendo uma viagem do ego ou se estão promovendo o seu ego. As viagens do ego fazem com que vocês decaiam e lhes causam os piores prejuízos. Seria como se vocês fossem lançados para o ar e, em seguida, fossem sugados para baixo por uma bomba, fazendo com que quebrassem uma perna ou algo semelhante a isso. A viagem do ego é assim. No entanto, na verdadeira ascensão, vocês se elevam de fato. Não somente isso, porém podem fazer com que outras pessoas se elevem também. Com sua ascensão, vocês desenvolvem poderes extraordinários. Quanto mais alto ascenderem, melhor será para vocês. Isso não se processa pelo fato de pensarem que são perfeitos. Dessa maneira, vocês não se elevarão.

O mestre e os discípulos:
Há uma história de um mestre e seu discípulo. O mestre era muito bondoso e permitia que o discípulo lhe mostrasse as sua criações. O discípulo sempre dizia: "acho que fiz isso bem, porém aquilo não fui capaz de fazer. Por favor, o senhor poderia explicar-me como corrigir isso?" O mestre então dava a sua orientação: "é melhor que você corrija isso. Faça assim ou assado". Um dia porém o discípulo chegou dizendo: "agora está tudo perfeito". O mestre lhe disse: "a partir de hoje, você não é mais meu discípulo. Não me procure mais".

Um outro discípulo que se corrigia sempre, disse ao mestre: "acho que posso começar a ensinar esse ofício aos outros". O mestre respondeu: "está bem. Vá ensinar essa arte às outras pessoas".

Um terceiro discípulo que havia chegado estava sempre tentando descobrir quais eram os seus erros e como poderia corrigi-los. Para isso, ele trabalhava duramente e era muito assíduo. Certo dia, ele disse ao seu mestre: "senhor, não irei mais perturbá-lo com minhas perguntas". O mestre replicou: "venha cá e sente-se em minha cátedra".

Humildade:
É preciso que entendam que quanto mais elevados forem, mais humildes deverão ser. Geralmente, as pessoas entendem o contrário disso. Quando essas pessoas se elevam, acham que adquiriram poderes especiais. Uma pessoa assim concede a si mesma um 'certificado' de espiritualidade e diz: "sou ótima na espiritualidade. Sou muito evoluída e elevada". Isso pode acontecer até o ponto em que elas descobrem que caíram por terra novamente. As coisas não funcionam desse modo. Mesmo porque existem certas qualidades que mostram claramente quando alguém se elevou de fato.

Coletividade:
O primeiro indicador é o sentimento de coletividade. Quão coletivos vocês são? Com quantas pessoas vocês podem conviver sem atritos? De quantas coisas vocês são capazes de achar graça? Essa é uma das maiores qualidades. Até que ponto vocês aceitam a dominação de alguém que lhes corta o espírito coletivo? É preciso que mantenham a sua personalidade diferenciada dos demais. Por isso, não podem permitir que alguém os impeça de ter a sua personalidade individual.

Digamos, por exemplo, que um chefe e seu empregado sejam almas realizadas. Na medida em que se elevarem ambos se tornarão melhores e mais humildes. Eles agora mantêm um relacionamento íntimo. No entanto, o empregado jamais deverá transigir com seu patrão, quando se tratar de sua ascensão, ou da coletividade, ou da sua vontade de fazer coisas para os outros. Nesses tópicos, o empregado jamais deverá aceitar nenhuma dominação de seu patrão.

Nenhuma impureza em cada célula do coração:
Até que ponto vocês se sentem responsáveis por vocês mesmos? Esse é um outro aspecto muito importante. Até que ponto se sentem responsáveis por representarem as células do Coração (Anahata)?  Se as células falharem, o Coração falhará. Cada célula do Coração deve ser extremamente sensível e obediente ao Espírito, ao Si. Cada célula deve agir e trabalhar mais duramente quando se tratar de uma necessidade ou emergência e deve deleitar-se ao máximo. Nenhuma impureza deve ser permitida. Como já lhes disse, o primeiro aspecto é a coletividade, o segundo aspecto é a sua responsabilidade e o terceiro aspecto é a sua pureza.

Antes de mais nada, devem ter pureza em seu coração, sem insinceridade e sem esperteza. Do jeito que estou dizendo isso, vocês se darão conta de que os ingleses acreditam no oposto disso.

Seu coração deve ser limpo, transparente e aberto. Tenham confiança em vocês mesmos. Dirijam-se aos outros de coração aberto. Confiem nos outros. Por que é que vocês duvidariam dos outros? Se não duvidam de vocês mesmos, então não duvidarão dos outros. O que é que os outros tirariam de vocês? O que é que vocês obtiveram? Ninguém pode retirar seus olhos, seu nariz e nada. Tudo permanecerá intato. Tudo está muito bem grudado em vocês. Por isso, nada desaparecerá. Quem ousará ferir uma alma realizada?

Se o seu coração estiver limpo, então poderão perceber claramente os outros. A inocência é uma arma poderosa, pois um mero lampejo dela pode aniquilar um demônio.

Deve-se preservar a pureza do coração, pois quando o coração se torna impuro, a sua impureza flui para os outros lugares. Ela não percorre o caminho oposto. Tudo se origina do coração. Muitos acreditam que é o corpo que se torna impuro. Penso que é o coração que se torna impuro e a partir daí ele, a sua impureza começa a espraiar-se pelo corpo e aí permanece.

É preciso que se tenha um coração aberto como o de uma criança.Um coração aberto. Por que ter medo de quem quer que seja? Por que motivo não pode confiar em ninguém? Por que razão deve-se ficar com raiva dos outros?

Conversem com todo mundo, apertem as mãos dos outros e sejam gentis com todos.No caminho, encontrarão alguém passando por dificuldades. Ajudem essa pessoa. Se alguém não pode sentar-se adequadamente ou tem um problema qualquer, tentem resolver o problema. Se alguém não pode ficar de pé durante muito tempo, dêem-lhe o seu assento. Tentem dar algo aos outros a partir de seu coração limpo. Caso seu coração não estiver limpo, ele jamais poderá dar algo.

Como é que devem limpar seu coração? Não há nenhuma vassoura disponível no supermercado que possa fazer isso. Não há nenhum detergente mágico para lavá-lo. No entanto, existe uma maneira. Permitam que seu coração se embeba do amor da Mãe. Deixem apenas que isso ocorra.Vejam quanto a Sua Mãe os ama. Eu confio em vocês. Às vezes, as pessoas riem de Mim. Alguns desses 'santos' que, pretensamente, eram tidos como grandes personalidades. Eles não podem compreender como posso confiar em vocês. Eles dizem: "oh, essas pessoas são horríveis. Como é que se pode confiar nelas? Elas não são Sannyasis, não são Sadhus e não são nada. Elas são pessoas comuns". Para eles, vocês nada valem. Se vocês forem procurá-los, eles farão com que vocês fiquem de cabeça para baixo durante três meses. Eles poderão pendurá-los numa cisterna durante três anos. Não sei o que farão a mais a fim de testá-los.

Sem embargo, confiei em vocês desde que os vi. 
Trabalhei em vocês desde o primeiro dia, sabendo quem são vocês. No entanto, acreditei que seu Espírito brilhará um dia. Tenham confiança. Tenho visto alguns Sahaja Yogis rirem e fazerem chacota de certas pessoas que vêm falar Comigo. Confiem nelas. Se confiarem nelas, vocês as respeitarão.

Dessarte, é imprescindível que acreditem em vocês mesmos e usufruam do fato de estarem sendo conduzidos, suavemente, para o fluxo de amor de Sua Mãe. Deleitem-se apenas com isso, tal como uma flor que cai numa corrente d'água é arrastada por ela e se regozija com todas as maravilhas dessa corrente. Vocês devem rejubilar-se dessa mesma forma. Quando essa alegria for sentida, então vocês começarão a confiar. Confiem também em Sua Mãe.

Tento corrigi-los de várias maneiras. No entanto, é bom que saibam que tudo aquilo que Eu fizer, seja lá o que for, tem por objetivo torná-los cada vez mais limpos. Essa é Minha missão. Pode ser que, algumas vezes, sintam que estou falando, publicamente, coisas para vocês. Talvez pensem que a sua imagem está sendo denegrida. A intenção não é essa. Trata-se de algo que se destina ao bem-estar do seu Espírito. Por isso, é uma tarefa das mais difíceis. Com toda a confiança depositada em seu coração, confiem em vocês mesmos e confiem nos outros Sahaja Yogis.
...
Abram seus corações para essa confiança.
Não se preocupem em saber se isso será algo totalmente respeitável ou não, dado que seu coração saberá sempre discernir. Seja o que for que o seu coração fizer, de forma sincera e genuína, isso será algo respeitável, porque nele reside o seu Espírito que se manifesta. Isso os protegerá. Através de manifestações superficiais e exteriorizadas nada funcionará. É essa confiança em seu coração repleto de amor que fará com que as coisas funcionem.

Amar realmente:
Uma pessoa trouxe-Me algumas flores. Segundo ela, são flores simples e comuns. Ela foi à estação e lá as pessoas estavam colhendo flores. O chefe da estação e sua esposa eram criaturas muito doces. Eles lhe disseram: "vai em frente. São apenas flores simples e comuns. Você também pode colhê-las". Essas flores são tão fragrantes! Umas das flores mais perfumadas que já vi até hoje e elas são apenas flores comuns. Elas não se equiparam às outras flores mais formais, mas algumas delas são as mais perfumadas. O amor dá a sofisticação, a fragrância e a educação exigidas em qualquer situação. Não se deve apenas falar de amor, mas é preciso amar realmente. Essa é a coisa mais agradável que existe.