Pesquisar neste blog

22 de abril de 2013

O Senhor do Éter



Trechos da palestra proferida por Sua Santidade Shri Mataji Nirmala Devi no Puja de Shri Hanumana, em Schwetzingen, Alemanha em 31 de agosto de 1990.
...
Hoje, nós viemos aqui para fazer o Puja a Hanumana. Shri Hanumana é uma grande personalidade em nosso ser e Ele percorre todo o caminho desde o Swadisthana até o cérebro de vocês. E Ele provê toda a orientação necessária que precisamos em nosso planejamento do futuro ou em nossas atividades mentais. Ele nos dá orientação e proteção.
...
Siddhis (Poderes):
Nós podemos dizer, Ele era um servo tão dedicado a Shri Rama. Mesmo os servos, vejam, não têm tanta dedicação assim aos seus mestres. Podemos dizer, como um cão ou um cavalo, mas esses também não têm. Era tamanha a dedicação por Shri Rama que, quando Ele cresceu, Ele adquiriu "nau", nove siddhis, navadha siddhis. Ele adquiriu nove siddhis

Esses siddhis são assim: 
Ele podia se tornar grande; 
Ele podia se tornar tão pesado que ninguém podia levantá-Lo; 
Ele podia se tornar tão sukshma que ninguém podia vê-Lo;
Ele podia se tornar tão sutil que ninguém podia vê-Lo. 
Há nove siddhis que Ele obteve. Assim, uma pessoa que adquiriu o canal direito em demasia nela, Ele a controla com esses nove siddhis.

Shri Hanumana e Shri Rama

Controlar o movimento:
Agora, como Ele controlará um homem que está correndo muito rápido em sua vida? O que Ele faz é controlar seu movimento. Ele o torna de tal forma que ele tem que reduzir sua velocidade. Ele torna seus pés muito pesados, agora ele não pode fazer isso tanto assim. Ou Ele torna suas mãos muito pesadas de forma que a pessoa não possa trabalhar muito com suas mãos. Assim, Ele pode dar um tipo de peso letárgico enorme a uma pessoa que é muito canal direito.

Estender a cauda:
Ele adquiriu outros siddhis que são muito interessantes. Ele pode estender sua – Ele não tem muitas armas, Ele tem apenas uma gadaa em sua mão e Ele pode estender sua cauda até qualquer comprimento e pode lidar com as pessoas com Sua cauda, Ele não tem que usar Sua mão. Sentado aqui, Ele pode colocar sua cauda em volta de qualquer lugar. Se Ele quiser, Ele pode simplesmente fazer uma montanha com Sua cauda e sentar-se em cima dela. Por exemplo, Ele tem todas essas brincadeiras travessas, como vocês as chamam, e todas essas coisas que Ele tem dentro Dele mesmo são para controlar uma pessoa que é extremamente canal direito, antes de mais nada.

Voar:
Além disso, Ele pode voar. Ele não tem asas, mas Ele pode simplesmente voar. Isso significa que Ele pode se tornar tão grande que a quantidade de ar que Ele desloca tem muito mais peso do que Seu próprio peso – exatamente o mesmo princípio de Arquimedes, se vocês conhecem o princípio de Arquimedes – Ele se torna tão grande que Seu corpo começa flutuar no ar, como um barco, vejam, vocês podem chamar assim. E Ele pode voar e voando, Ele pode transportar as mensagens de uma pessoa para outra, através do éter. 

Senhor do Éter:
Agora, o aspecto sutil do éter é que temos que estar sob o comando de Shri Hanumana. Ele é Aquele que controla, ou Ele é o Senhor desse éter, do aspecto sutil do éter ou, digamos, o corpo causal do éter. E através disso, Ele se comunica. Todas as comunicações que vocês encontram, como por exemplo, nós também temos dentro de nós glândulas sem dutos, as quais a pituitária está utilizando, glândulas sem dutos, são feitas através do movimento de Hanumana, porque Ele pode entrar em nirakar. Ele pode entrar em um estado sem forma.

Também nas comunicações, nós usamos isso para esta comunicação que temos, talvez possamos dizer que tínhamos um auto-falante. Mas nós temos televisão, obtivemos rádios e todas essas coisas, as quais captamos no éter, todas são bênçãos de Hanumana e estão disponíveis às pessoas que são canal direito. Somente as pessoas de canal direito descobrem essas coisas do espaço, que podemos chamar de telefones sem fio ou algo sem... Nós temos também telégrafos em que não usamos nenhum fio. Assim, sem nenhuma conexão, através do éter, Ele pode controlar. Assim toda conexão etérea tem sido feita por esse grande engenheiro, Shri Hanumana.

E é tão perfeita, é tão perfeita que você não pode contestá-la e você não pode encontrar falhas nela. Talvez seus instrumentos possam não estar em bom estado, mas no que se refere ao Seu trabalho etéreo, Ele está de modo perfeito lá. Agora os cientistas descobrem isso e pensam que isso está na natureza. Mas eles nunca pensam: "Como pode ser?" Nós dizemos algo no éter e como isso pode ser recebido do outro lado? Eles simplesmente não dão o devido valor ao fato de dizermos algo aqui ou de transmitirmos algo na televisão e isso ser visto do outro lado. Mas eles nunca pensam ou procuram saber como isso é feito, de que maneira. E esse é o trabalho de Shri Hanumana, que criou tão bela rede e através dessa rede, todas essas coisas funcionam.

Isso é feito por Shri Hanumana, em Suas maneiras sutis:
Assim, mesmo do lado direito, nós absorvermos vibrações dentro das moléculas, como vocês sabem, absorvemos moléculas como o dióxido de enxofre. Se você tem enxofre e tem duas moléculas de oxigênio, então o oxigênio fica pulsando assim. Elas são assimétricas, um tipo simétrico de vibrações, todos vocês devem saber sobre isso. Assim, todas essas coisas, vibrações simétricas e assimétricas, são criadas por quem? Ninguém quer saber, ninguém quer descobrir, porque, afinal, em um átomo ou em uma... Então, imaginem, numa molécula, nessa profundidade, quem faz esse trabalho?

Isso é feito por Shri Hanumana, em Suas maneiras sutis. Assim, Ele tem um outro grande siddhi, que chamamos de anima. Anima, anu, anu significa uma molécula, e significa que isso pode penetrar na molécula ou renu, que é o átomo. Isso pode penetrar na molécula ou no átomo. Agora, muitos cientistas pensam que, nos tempos modernos, eles descobriram as moléculas. Não é assim, porque isso já estava em nossas escrituras antigas, a descrição da anima está lá, de anu, renu está lá. Assim, já estava descrito lá.

Cria as forças eletromagnéticas:
Agora então, seja o que for, onde quer que seja, vocês veem as forças eletromagnéticas atuando, isso é trabalhado através das bênçãos de Hanumana. Ele é Aquele que cria as forças eletromagnéticas. Assim, agora, nós podemos ver que, como Ganesha obteve a força magnética dentro Dele, Ele é o ímã, Ele obteve a força magnética. Então, nós podemos dizer que a força eletromagnética é aquela que chamamos de força de Hanumana, no lado material disso. Mas, a partir da matéria, Ele sobe até o cérebro. Assim, Ele se eleva do Swadisthana até o cérebro. Então no cérebro também, Ele cria os correlacionamentos dos diferentes lados do nosso cérebro. 

A Consciência:
Assim, o quanto Ele nos concede. Quero dizer, podemos dizer que se Ganesha nos concede a sabedoria, então Hanumana nos concede o poder de pensar. Ele nos protege também de modo que não pensemos em coisas ruins. Isto é, nós podemos dizer que se Ganesha nos concede a sabedoria, então Shri Hanumana nos concede a consciência. Eu espero que compreendam a diferença entre as duas. Sabedoria é quando vocês não necessitam tanto da consciência porque vocês são sábios, sabem o que é bom e o que é ruim.

Mas a consciência é necessária numa pessoa que deve ser controlada e esse controle vem de Shri Hanumana, que é a consciência nos seres humanos. Agora, essa consciência, que é Shri Hanumana, é Sua forma sutil que nos dá – em Sânscrito chamamos de "satasat vivekabuddhi", significa, sat significa verdade, asat significa inverdade e viveka significa discernimento e buddhi significa a inteligência. Assim, a inteligência para distinguir entre a verdade e a inverdade nos é concedida por Shri Hanumana.

No sistema da Sahaja Yoga, se nós dizemos que Ganesha é Aquele que nos concede, Ele é adhyaksha, significa que Ele é o... Eu O chamo o reitor da universidade. Ele é Aquele que vai de degrau em degrau para nós: "Agora, você cruzou este chakra, aquele chakra, aquele chakra."  E Ele nos ajuda a saber em que estado nós estamos. Assim, Ganesha nos concede, digamos, nirvichara samadhi, que nós podemos chamar de consciência sem pensamentos, e nirvikalpa samadhi.  Ele concede tudo isso e também nos dá alegria, contentamento.

Mas a compreensão de que "isto é bom, isto é para nossa benevolência", a compreensão mental vem a nós a partir de Shri Hanumana. E isso é muito importante para os ocidentais porque tem que ser mental, senão eles não compreenderão. Se não for mental, eles não conseguem chegar ao abstrato, tem que ser mental. E então, a compreensão mental de que algo é bom ou ruim nos é dada por Shri Hanumana.

Sem Ele, mesmo se você se tornar um santo, você será... É claro, você é um santo e desfrutará a santidade, porém quer essa santidade estiver bem se você viver nos Himalaias ou esteja bem quando vai até as pessoas para lhes dar a Realização, todo esse rastreamento, essa vivekabuddhi, todo esse rastreamento, todo esse discernimento, toda essa orientação, toda essa proteção, nos é dada por Shri Hanumana.
...
O Discernimento:
Na maioria dos casos, todas essas pessoas de canal direito são muito entregues aos seus chefes, entregues aos seus trabalhos, algumas vezes entregues às suas esposas também. Mas elas são subservientes às pessoas erradas, elas não têm nenhum discernimento. Você sempre constata que elas não têm nenhum discernimento. Mas se vocês obtiverem a ajuda de Hanumana, então Ele lhes dirá que vocês têm que ser entregues a Deus Todo-Poderoso e a ninguém mais, ou entregues a seu Guru, como Rama. Caso contrário, vocês não devem ser entregues a ninguém mais. E então, vocês serão como um pássaro livre e terão todos os nove poderes dentro de vocês mesmos. Tudo de Hanumana é um antídoto para sua hiperatividade, é um antídoto para o seu excesso de pensamentos, é um antídoto para o seu ego.
...
Agora, se alguém egoísta tenta perturbá-los, Ele é Aquele que zombará tanto dessa pessoa, que vocês ficarão surpresos ao ver como essa pessoa ficou pulando, caiu como um Humpty-Dumpty e quebrou sua coroa. Assim, vejam, é o trabalho de Hanumana protegê-los das pessoas egoístas. 
...
Anjo Gabriel:
Ele é um anjo, como vocês sabem. De acordo com os cristãos, nós devemos dizer, de acordo com a Bíblia, Ele é o anjo chamado Gabriel. ...

Assim, Maria tem que atuar muito com Hanumana por toda Sua vida. Isso significa que Maria é Mahalakshmi. Mahalakshmi sendo Sita, Sita, depois Radha, Hanumana tem que estar lá para servi-La. E é por isso, vejam, que algumas vezes as pessoas dizem: "Mãe, como a Senhora sabe? Mãe, como a Senhora ficou sabendo? Mãe, como a Senhora enviou uma mensagem? Mãe, como a Senhora realizou isso?" Vocês podem imaginar?Essa é a dor de cabeça de Shri Hanumana, Ele o faz. Qualquer coisa que passe em Minha mente, Ele simplesmente assume e é feito. 
...
Milagres:
Muitas coisas que vocês chamam de milagres são feitas por Shri Hanumana. Ele é Aquele que faz os milagres. Ele faz milagres também para mostrar como vocês são estúpidos, como vocês são tolos, porque Ele está no canal direito, Ele vai para o lado do ego. Agora, com o ego, um ser humano sempre se torna estúpido, quero dizer, isto é inevitável. Com o ego, eles se tornam tão estúpidos: "Oh, o que há de errado?" E é por isso que vocês encontrarão muitas pessoas fazendo coisas tão estúpidas, não conseguimos entender por que elas fazem isso.
...
Controle de toda a matéria:
Assim, Ele é Aquele que vai como uma chuva torrencial ou pode ir como uma rápida, muito rápida tempestade e destruir coisas. Então, Ele realiza todas essas coisas por meio de Suas forças eletromagnéticas. Assim, toda a matéria, toda a matéria está sob Seu controle. Toda a matéria está sob Seu controle e Ele é Aquele que cria a chuva para vocês, que cria o sol para vocês, Ele cria a brisa para vocês. Ele é Aquele que faz todas essas coisas, simplesmente para termos um puja apropriado, para termos um encontro apropriado. Ele trabalha tão belamente. E ninguém sequer sabe que é Shri Hanumana que tem feito isso, e nós devemos agradecer a Shri Hanumana o tempo todo.

... Porque Ele sempre foi uma divindade muito majestosa ou um anjo, e esse puja, num lugar em que é feito de forma tão majestosa e bela, onde tudo está lá, e Ele gostaria disso. Ele não é um tipo de pessoa sanyasi, Ele não é um asceta. Normalmente, as pessoas de canal direito são ascetas, elas se tornam..., elas farão, as pessoas de canal direito, elas somente farão tudo simples. Elas gostariam de raspar tudo, até seus narizes, se for possível, no rosto.

Não-asceta:
Assim, vejam, pelo contrário, Hanumana não está fazendo isso. Hanumana gosta da beleza, Ele gosta de coisas decorativas e Ele torna as pessoas não-ascéticas. Assim,  Hanumana lhes dá esse tipo de coisa. Mas muitas pessoas que são devotas de Hanumana sempre dizem que essas mulheres nunca deveriam contemplar o darshan de Hanuman, porque Hanumana é um brahmachari, é Aquele que é… que não quer que as mulheres O vejam, porque Ele não fica completamente vestido e Ele tem muito poucas roupas sobre Ele, assim Ele não quer que as mulheres O vejam.

Mas se as mulheres pensarem que Ele é apenas uma criança, então não faz diferença. Mas essa noção, Eu acho, as pessoas não têm de que Ele é uma criança. O que é para uma criança o tanto de roupa que ela veste ou não veste? E além disso, Ele é um macaco e não se pressupõe que os macacos vistam roupas. Assim, seja o que for que Ele vista é o bastante, e isso não lhes dá, de forma alguma, o sensação de que Ele esteja nu ou qualquer coisa assim, mas você apenas vê uma forma tão doce Dele, uma forma tão doce.

Eu desejo algumas vezes que vocês consigam a foto Dele também, assim como vocês conseguiram fotos de Shri Ganesha. Então vocês realmente se apaixonarão por Ele, Ele é tão doce. E embora seja enorme e tão corpulento, embora Ele tenha unhas, mas quando Ele acaricia Meus pés, Ele recolhe Suas unhas. Ele é tão delicado, extremamente delicado e de uma forma muito bela, Ele acaricia Meu pés. E Eu tenho visto a maneira como Ele lida com tudo, é de forma extremamente delicada.