10 de maio de 2013

Akshaya Tritiya

A palavra 'Akshaya' significa "aquele que não diminui" e novos começos neste dia auspicioso são eternos. Tritiya significa o terceiro dia da lua. Em 2014 cai no dia 02 de maio.

O Akshaya Tritiya é um dia auspicioso para convidar a Deusa Lakshmi para as nossas casas e obter as bênçãos Dela para receber algo que seja eterno. Este dia é considerado muito sagrado e auspicioso. Este dia marca o começo do Treta Yuga. É também neste dia que se encarnou Shri Parashurama, a sexta encarnação do Senhor Vishnu. É neste dia que Sudama visitou o palácio de Shri Krishna em Dwarika. Foi também neste dia que os Pandavas cumprindo sua estada na floresta, receberam de Shri Krishna uma panela que alimentava a todos até Draupadi se servir. 

Acredita-se que obtemos 'punyas'(recompensas) na vida fazendo boas ações neste dia. É desejável perdoar e esquecer do passado, renovar relacionamentos com amigos e parentes, largar maus hábitos (fumo, bebida, etc.), resolver iniciar boas práticas (praticar evolução espiritual, etc.)



Trecho do discurso em uma noite antes do Dia do Sahasrara de 1987 (02 de maio de 1987)
Vimeo

"Tivemos um puja muito bom em Pune, o qual tive de realizar no dia 13, porque é a data que nós chamamos de Akshaya Tritiya, o que significa o indestrutível terceiro dia da Lua. Realmente ninguém sabia, mas é o puja da Kundalini. Nessa dia todos se sentiram muito, muito limpos. Muito límpidos. O Puja não durou muito mais do que meia hora, o verdadeiro puja da Kundalini. Mas todos sentiram-se limpos e belos. Assim, o tipo de puja que devemos fazer amanhã, se possível, (deve ser) de uma maneira que tenhamos o sentimento do Sahasrara completamente aberto. Pois, mesmo que o Sahasrara esteja aberto, mas se o resto dos chakras estiver bloqueado, vocês terão problemas. É melhor limpar todos os chakras e depois o Sahasrara. Assim, amanhã iremos fazer o puja daquela maneira e Eu espero que venha a funcionar muito bem para todos vocês".

Lenda sobre Akshaya Tritiya