Pesquisar neste blog

3 de junho de 2013

Madhurya


Trechos da palestra proferida por S.S.Shri Mataji Nirmala Devi no Puja de Shri Krishna em Cabella, Ligúria, Itália em 15 de agosto de 1993


Cure o Vishudhi:
Agora, nós temos que entender que esses problemas também existem dentro de nós mesmos, em nosso Vishuddhi Chakra. Se temos que manter nosso Vishuddhi Chakra em bom estado, nós temos dois lados, como vocês sabem, o esquerdo e o direito.

Assim, o lado direito é o Vishuddhi Chakra que comunica, que fala sobre o Dharma, que está no lado agressivo, podemos dizer. Agora, aquelas pessoas que são agressivas, que falam de um modo agressivo, que estão, digamos, tentando dominar os outros através da sua fala, são as pessoas de canal direito.



Eu tenho visto as pessoas, aquelas que realmente fazem coisas erradas. Digamos que uma pessoa, um empregado roube algo. Você o chama, ele será tão rude com você que você ficará surpreso. "Esse homem tão rude, como ele pode… como ele pode ser capaz de roubar algo?” Ele não tem medo, ele retruca tão bem. Assim, essas pessoas que são canal direito podem encobrir qualquer pecado que tenham cometido, qualquer erro que tenham feito, qualquer homicídio que tenham cometido, através de sua fala.

Poderia ser uma fala muito agressiva, vociferante. As pessoas podem pensar: "Oh, como pode ser isso? Esse homem está falando tudo em voz alta." E você simplesmente fica atordoado e pensa: "Não, não é possível! Como pode uma pessoa dizer essas coisas." Dessa forma, nós também, como seres humanos comuns, nos permitimos todos os tipos de coisas insensatas e depois tentamos justificá-las falando, nos esquivando. Vocês sabem, como muitos criminosos, criminosos de guerra, têm escapado simplesmente falando, criando histórias, mostrando algo desse tipo.

Isso também acontece com todos os seres humanos. Eles têm esta capacidade de dizer algo que esconda seja o que for de errado que estejam fazendo. Mas eles nunca se dão conta que seja qual for o dano que tenham causado não será perdoado. E será menos perdoado quando falam dessa maneira, porque Shri Krishna acabou com isso. Se vocês começarem a justificar, a racionalizar todas as suas coisas erradas, então vocês serão punidos. E serão punidos severamente de tantas maneiras que vocês não saberão como se livrar disso. Fisicamente, mentalmente, emocionalmente, de todas as formas, vocês serão punidos.

Madhurya na voz:
Portanto, em nosso Vishuddhi Direito, nós temos que ter um temperamento, uma cultura, um estilo, um comportamento, que tenham adquirido a qualidade de Shri Krishna chamada de madhurya, significa melodioso, melodioso. Nós devemos falar de uma maneira que seja melodiosa. A pessoa que ouve vocês, ouve como se estivesse ouvindo a flauta de Shri Krishna.

A voz de um Sahaja Yogi deve ser doce assim. Quando vocês falam com alguém, deve ser melodioso. Não deve ser agressivo de forma alguma, mas ao contrário, deve ser melodioso. Não deve ser sarcástico, não deve ferir uma outra pessoa. Qualquer palavra que fira os outros, não pode vir de um tipo adequado de Vishuddhi Direito. Portanto, de maneira nenhuma, devem ferir alguém. Eu desejo que todos os Sahaja Yogis desenvolvam essa voz melodiosa de Shri Krishna à medida que seus Vishuddhis estejam despertados. Ter madhurya em seu comportamento.

Madhurya nas mãos:
Madhurya é... vejam, enquanto falam com alguém, há tantos gestos pelos quais vocês podem expressar sua madhurya. Por exemplo, especialmente na Itália e em outros lugares, Eu tenho visto as pessoas usarem muito suas mãos. Isso é também um estilo de Shri Krishna. Assim, eles usam suas mãos de tal forma que, às vezes, você não entende o que eles querem dizer. E algumas vezes, pode ser muito agressivo também, o modo como eles usam as suas mãos. Agora, as mãos devem ser usadas de tal forma que criem madhurya. Eu tenho visto isso na Rússia ou especialmente no bloco oriental, onde as pessoas têm que expressar seu amor assim – apenas coloque deste jeito, está frio – se eles têm que dizer namastê.

Toda a expressão é tão doce e também seus corações estão tão cheios quando eles Me veem. Eles não sabem como expressar isso. Então eles somente colocam suas mãos assim (Shri Mataji cobre Seus olhos). Ou eles se sentem tímidos, eles fazem assim (Shri Mataji cobre Sua boca). Coisas muito, muito doces, eles expressam através de suas mãos, através de seus olhos. São lágrimas, vejam, que realmente criam tamanhas nuvens, devo dizer, nuvens muito densas de compaixão em Meu coração quando Eu vejo seus olhos expressando seu amor por Mim. Tudo, as lágrimas, tudo, o rosto, os olhos, as mãos, tudo isso pertence a Shri Krishna. Assim, em seu comportamento, em sua fala, como eles se expressam.

Madhurya no rosto e nos olhos:
Vocês podem usar os mesmos olhos para mostrar sua irritação e ficarem zangados. Muitas pessoas usam os olhos para controlar os outros. Eles farão assim com seus olhos, olharão fixamente para alguém, tentarão controlar. Elas podem também usar os seus olhos para condenar alguém. Também, algumas vezes, elas costumam cuspir em alguém ou tentam mostrar a língua para insultar alguém.

Assim, vejam, todas essas expressões são... e fazendo caretas agora, como eles dizem: “não esmoreçam, não percam a coragem”, vejam. Vocês devem ter ouvido sobre isso, com o nariz assim, vejam, nariz empinado, esnobe, ou um rosto no qual você simplesmente faz suas caretas e fazem uma “cara torta” apenas para provocar alguém ou fazem uma expressão com seu nariz. As pessoas também fazem deste modo, vejam, para mostrar como se estivessem desprezando aquela pessoa.

Todas essas coisas, essas expressões, vêm da graça de Shri Krishna. Mas o poder disso é madhurya, a doçura, o que possui melodia. O relacionamento deve ser tão doce que esse relacionamento deve criar uma enorme alegria e uma grande felicidade....

Portanto, tanto quanto possível, tanto quanto possível, tentem direcionar o seu olhar para a vegetação, é o melhor. Então, isso acalma e vocês também desenvolvem a qualidade de acalmar da vegetação. Eu sempre digo às pessoas: "É melhor olhar para a vegetação ao redor, como isso acalma seus olhos.” Da mesma maneira, vocês devem tentar acalmar a outra pessoa, quando vocês falarem com ela. A pessoa tem que se comover. Em vez disso, se vocês começarem a discutir e a lutar com essa pessoa, ela nunca se comoverá. Pelo contrário, vocês estarão colocando fogo, mais fogo nessa pessoa.

Essa era a qualidade de Shri Krishna, madhurya. E isso é expressado em toda a Sua vida. Como Ele belamente conseguia dizer coisas em Sua própria doçura, especialmente em Sua infância.

Diplomacia genuína e artificial:
Uma outra qualidade que Shri Krishna tem, que nós podemos expressar através de nosso Vishuddhi Direito, é a diplomacia. Mas há dois tipos de diplomacia: uma é genuína; a outra é artificial. Na diplomacia genuína, vocês não têm que adotar um certo padrão ou não têm que ler alguns livros para saber como é a diplomacia. A diplomacia vem a vocês de forma genuína. Tudo trabalha de forma muito doce, de maneira tão genuína. Eu Mesma a usei muitas vezes e todos vocês também podem usá-la muitas vezes. Isso só é possível se vocês não ficarem com raiva de alguém. Não é possível se vocês estão com raiva. ...

A diplomacia não é convencer alguém com o seu intelecto ou pela irritação ou qualquer coisa, mas comover uma outra pessoa pela sua bondade, pelas suas boas palavras, pelas suas palavras doces, pela sua natureza misericordiosa. Ele tinha essa qualidade e a usou em várias pessoas. Funcionou em alguns, não funcionou em outros. Ele não pensou: “É uma falha”. É a reação da outra pessoa que é importante ser observada. Assim, esta qualidade do Vishuddhi Direito, vocês têm que ter: falar com os outros e comovê-los.

Eu espero que nos Estados Unidos, as pessoas desenvolvam essa qualidade e tentem melhorar os relacionamentos uns com os outros. Na verdade, para falar, eles são muito doces, Eu devo dizer. Eles se tornam muito amigáveis com vocês. Vocês dão a eles muitos presentes, eles ficarão muito felizes, mas eles nunca lhes darão nenhum presente. Vocês os chamam para jantar, para qualquer coisa, eles virão dez vezes em sua casa para jantar, mas eles nunca os chamarão para jantar. Vejam, eles são muito amigáveis, enquanto você estiver fazendo algo por eles. Mas quando chega o momento de retribuir, eles acham isso difícil, eles não o fazem. Assim, vejam, a coisa toda chega a ser uma exploração muito doce de outra pessoa.

Isto é o que deve ser compreendido: através da doçura, vocês não irão explorar ninguém, mas através da doçura, vocês irão comover a outra pessoa e trazê-la para um nível no qual ela possa entender o que é a bondade.
...
Shri Krishna é o Virata:
Mas, uma vez que o seu Sahasrara esteja aberto, o Virata é manifestado. Então vocês ficam surpresos com vocês mesmos. Aquele que está se entregando a tudo, pensando: "Isso é prazeroso; isso é meu direito; eu deveria ter feito isso; quem mais pode me dizer?" e tudo isso, de repente, você se torna um profeta. Esta é a maior bênção de Shri Krishna: Ele é o Virata. E o Virata é o cérebro de vocês e o cérebro de Deus Todo-Poderoso é o Virata.

Portanto, isto é o que devem compreender: depois da Realização, você tem ideias que são sempre construtivas, e se elas não são construtivas, então você ainda não é um Sahaja Yogi. Construtivo e dhármico. Isto é muito, muito importante para nós compreendermos, onde a nossa mente está indo? Ela é contraditória? Ela está dizendo algo mais do que é? Nós temos que apenas ficar de olho e vocês ficarão surpresos ao ver como o seu cérebro modificou os modos dele. A parte superior do cérebro se tornou normal. Isso vocês podem obter muito facilmente, se simplesmente meditarem todos os dias e virem por si mesmos como a expressão de seu Sahasrara está penetrando em seu ser e está atuando em sua vida.