30 de julho de 2013

A Qualidade da Atenção




Trecho do discurso de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, Palestra para os Yogis, Bordi, Índia, 27/1/77

AZ em inglês

A Atenção vai para onde é chamada:
A qualidade da atenção muda de acordo com o estado de sua evolução. Onde está localizada a atenção no ser humano? Não é um ponto fixo. Vocês podem dizer que a atenção é a superfície ou a borda da consciência. Onde quer que sejamos sensibilizados, a atenção desloca para esse ponto. Se podem notar alguma analogia, todas as limalhas de ferro têm o poder de serem atraídas em direção ao magneto.

Onde está esse poder, vocês não podem situá-lo pois está em todos os lugares . Onde quer que o magneto esteja colocado, as limalhas são atraídas. Nossa atenção é assim também. Para onde nós formos atraídos, nossa atenção vai para lá. Ela existe no corpo inteiro, no sentido de que pode ser deslocada para qualquer lugar fora do corpo e também para dentro do corpo, no caso de que haja alguma dor ou de que exista algum problema. Ela flutua sobre os nervos. Ela flutua sobre todo o sistema nervoso.


Centro controlador da atenção:

Mas há um centro controlador no cérebro. Se ele é golpeado, então nós podemos permanecer conscientes, mas sem nenhuma atenção. Também se alguém for golpeado no Vishuddhi Chakra, isso pode acontecer. Pode acontecer até nos chakras inferiores, se alguém for golpeado lá. Aquela parte perderá sua atenção porque vocês não podem sentir aquela parte.
A diferença é esta, vocês podem prestar atenção naqueles pontos, se vocês quiserem, mesmo se eles estiverem entorpecidos. Por exemplo, se a minha mão está entorpecida, Eu posso prestar atenção nela, ou seja, Eu posso olhar para ela, posso pensar sobre ela. Mas há um ponto em nosso ser, se for golpeado, que nós não podemos nem pensar, nós ficamos apenas deitados inconscientes, mas os olhos estão abertos, as mãos movem-se e as pernas movem-se.
Esse ponto está no nível do Vishuddhi Chakra aqui e se vocês puderem desenhar uma linha daqui até onde está o pitha do Vishudhi Chakra internamente, dentro do cérebro; ao longo daquela linha, se vocês forem golpeados em qualquer lugar, ficam desprovidos de atenção, não podem prestar atenção em nada. Esta linha passa através do Agnya Chakra também. Porque, quando este ponto está conectado com o Vishudhi Chakra posteriormente, depois aqui, e no pitha interno, um tipo de triângulo é formado e toda essa linha ou essa área pode afetar sua atenção.Seu coração bate, seus membros movem-se, mas vocês não estão prestando atenção em nenhum lugar.

Atenção antes e depois da Realização:

Assim, quando vocês não são realizados e prestam atenção a alguma coisa, na verdade é através de seus centros cerebrais, normalmente. Depois da realização, vocês podem prestar atenção através de seus outros centros também. Vocês prestam atenção, sim. Esta é uma diferença muito grande entre uma pessoa que é realizada e uma que não é realizada. Ou vocês podem dizer que ficaram eficazes através de seus outros centros por prestar atenção a eles.

Nova Consciência Perceptiva:

Vocês podem sentir os centros que estão obstruídos em seus corpos, os quais nunca podiam sentir antes. Não apenas isso, mas vocês podem sentir os centros de outras pessoas. Isso significa que seu sistema nervoso central está sendo abençoado por uma nova consciência pela qual ela pode transmitir a vocês, comunicar a vocês, a atenção prestada pelos seus centros e também podem levar sua atenção de um modo sutil para dentro dos centros dos outros.

Assim, a primeira coisa que acontece a vocês é que sua atenção fica mais sutil. Isso significa que vocês começam a entender coisas mais profundas. Por exemplo, um pássaro pode ver uma flor mas não pode sentir a beleza da flor. E uma pessoa não realizada pode ver a beleza da flor, mas não pode 'ver' as vibrações da flor. Assim vocês ficam mais sutis, sua atenção fica mais sutil. Vocês estão definitivamente em um estágio evolutivo mais elevado do que as outras pessoas.

Destreza na Sahaja Yoga precisa de prática:

Agora nós temos de ver como usamos nossa atenção. Vocês viram que mesmo quando não são realizados, suponhamos que comecem a desenvolver uma arte com as mãos bem cedo na infância, então vocês desenvolvem aquela destreza daquela arte em particular, porque um tipo de bainha de mielina cresce sobre os nervos. Da mesma maneira, quando vocês são realizados, Eu diria, quando vocês são pessoas recém-nascidas (espiritualmente), se vocês começarem a respeitar sua atenção, então gradualmente desenvolvem uma destreza para a Sahaja Yoga.

Mas muitas pessoas, quando recebem a realização, dificilmente vêm uma segunda vez. Mesmo que elas venham uma segunda vez, não continuam a desenvolver a percepção das vibrações. Elas apenas continuam ocupadas com seus trabalhos cotidianos, desperdiçando a atenção delas com coisas que não lhes dão sentidos sutis. Assim a sutileza, a destreza da arte da Sahaja não se desenvolve. ...
...

Prestem muita atenção nas vibrações:
Nada pode estar bem, a menos e até que vocês desenvolvam as sutilezas de sua atenção. E, elas se desenvolvem ao afastarem sua atenção de tudo que é grosseiro. Retirem sua atenção sempre que ela vá muito para qualquer pensamento. “Oh, esqueça isso.” Mas nas vibrações prestem plena atenção. Ao verificar as vibrações prestem atenção total, vendo as suas próprias vibrações, prestem atenção total.

Vocês não precisam se preocupar com outras coisas, elas serão todas cuidadas. Dessa forma é que a sua atenção é mais sutil no Reino de Deus. O estilo é diferente. Quando o lótus está na lama e tem de emergir, ele acha seus caminhos através de muitas fendas e muitos buracos naquela lama. Mas quando ele emerge, a céu aberto, absolutamente liberado, livre, então ele não continua correndo aqui e ali, mas simplesmente abre e recebe o lindo orvalho. E o orvalho dissolve a fragrância no lótus; automaticamente a fragrância começa a fluir. É um estilo totalmente diferente, é um método diferente; é um estilo de vida diferente – isso é ser Sahaja. Assim, se vocês estão dormindo ou acordados, mantenham sua atenção.