Pesquisar neste blog

3 de agosto de 2013

A Essência de Si mesmo e dos Elementos



Discurso para os Sahaja Yogis, Burwood, Sydney, Austrália, 6 de maio de 1987.


Boa Companhia de Si mesmo:
Estou feliz por todos vocês estarem meditando aqui e estarem tentando desenvolver a sua profundidade. Todos vocês têm profundidade e uma personalidade muito profunda dentro de si. Mas nós temos de atingi-la, é muito importante, porque, vejam, nós cantamos, temos músicas, é uma coisa muito boa; nós gostamos da companhia uns dos outros, também é muito bom e é uma coisa muito boa. Mas nós temos de gostar de nossa própria companhia também , meditando, indo para dentro de nós mesmos. 
Alguém pode perguntar: “De que adianta?” “Mãe, agora nós somos realizados, temos uma vida boa, estamos nos divertindo, estamos indo tão bem.”

Alcançar a Essência de Si mesmo e dos Elementos:

Quanto mais profundamente vocês forem, mais profundamente sentirão as essências de todas as coisas, por exemplo, de todos os elementos. Quando vocês terminaram sua meditação, viram como a chuva caiu, como ela veio repentinamente. Assim, a chuva sentiu a sua profundidade, ou vocês sentiram a profundidade da chuva.
Agora vocês sabem que se acenderem uma pequena vela e colocarem seus dedos em direção a ela, com Minha fotografia lá, isso atua, isso reage e isso dá a vocês uma chama que queima, algumas vezes dá-lhes fumaça, às vezes isso acelera(?).

Assim, vocês notaram que há uma reação até no fogo. Então todos os elementos adquirem um efeito, se um santo quiser ter um efeito. Mas primeiro de tudo vocês precisam alcançar as suas próprias essências. Uma vez que vocês alcancem suas próprias essências, então vocês alcançam as essências de todos os elementos, e depois vocês podem controlar todos os elementos como quiserem ou vocês podem comandá-los como quiserem. Primeiramente eles atuarão, expressando que foram alcançados. Como hoje, a chuva caiu copiosamente. Então mais tarde vocês podem comandar e pedir que a chuva venha.

Para fazer funcionar coisas desse tipo, nós temos de ser pessoas profundas, temos de ir muito mais profundamente dentro de nós mesmos para atingir nossas essências. Isto é, vocês sabem muito bem que todos os nossos chakras são feitos destas essências, e quando vamos fundo em nós mesmos, o que descobrimos é que nós podemos tocar os elementos muito bem. Mas enquanto fazemos isso, na verdade nós nos movemos horizontalmente. Quando nós começamos a nos mover horizontalmente, descobrimos que estas essências estão situadas no cerne disto, e estas essências começam a estimular as essências de um lado a outro.

Além da água e do fogo, o éter, a luz, etc

Por exemplo, no rádio nós vimos que há o éter. Quando vocês falam em um lado do rádio, ele fica completamente manifestado na essência do éter e então todos podem ouvi-lo. Quando vocês, algumas vezes, simplesmente dão um bandham, descobrem que se comunicaram com outra pessoa. Mas isso é apenas a essência do éter – podemos dizer, o sutil do mais sutil. Podemos dizer que as pessoas foram para o lado sutil somente através da ciência, mas vocês vão para o lado sutil e esse lado sutil dá-lhes todos esses efeitos.

Vocês já viram que em algumas fotografias, de repente, veem luz saindo da Minha cabeça, ou que existe alguém mostrado com luz, alguém de cuja cabeça a luz está saindo – todos vocês viram isso. Isso é feito pelo mesmo método, mas aqui as divindades como Vishnumaya atuam. Ela é muito ativa, faz isso funcionar, Ela faz todas estas coisas. E vocês sabem também que, quando Me deram uma vez uma bonita coroa na Suíça, eles tiraram uma foto do céu com a mesma coroa. Feita muito belamente, a coroa estava lá, a coroa de Fátima, Minha face, Meus olhos e tudo tão claramente. Tudo isso é feito por Vishnumaya. Assim, todas as essências estão funcionando para vocês, assim como todas as divindades estão organizando isso para vocês. Elas estão muito ansiosas para que essas coisas sejam feitas, e vocês são os canais para Elas colocarem isso em ação. 

Agora por exemplo, como disse-lhes outro dia... uma coisa simples para vocês: colocar um pouco de ghee no nariz. É uma coisa muito simples mas que Me ajuda muito, porque ajuda Meu Vishuddhi. Mas se vocês não fizerem isso, Eu absorvo, de qualquer jeito, qualquer problema que tenham, Eu absorvo. Eu absorvo os problemas dos Sahaja Yogis, também os problemas da cidade onde estou, também os problemas do país onde estou, talvez do universo inteiro. Mas Meu movimento horizontal é bem grande e muito sutil, e Eu faço isso discretamente.

Resolver os Problemas através da Meditação:
Mas vocês devem entender que podem fazer muito através do seu movimento horizontal. Pelo movimento horizontal o que acontece é que vocês começam a meditar sobre um assunto em particular, que é muito preocupante e que é destrutivo para a humanidade. Qualquer coisa, simplesmente coloquem sua atenção nisso e meditem. Se vocês forem assim tão profundos, significa que, se o seu calibre melhorou até esse nível, imediatamente vocês produzirão um efeito naquilo. Imediatamente verão que haverá uma mudança, acontecerá alguma coisa naquela direção. Este é o seu poder que vocês têm que desenvolver 
realmente.Nós temos de meditar, e pela meditação desenvolvemos aquela força dentro de nós, assim automaticamente começamos a resolver o problema. 

Assim como nossas antenas crescem internamente até aquele ponto onde somos fortes, elas crescem externamente para ajudar tantas coisas que precisam ser ajudadas. Agora vocês veem que as pessoas estão percebendo que o mundo é uma grande bagunça, e existem muitos problemas que apareceram pelo materialismo, pelo modo errado de pensar, pelo pensamento emocional, pela estupidez, podemos dizer. Não temos tempo para tudo isso. O que nós temos de fazer é nos desenvolver mais e mais e mais profundamente, para que assim  também sejamos eficazes nesse plano horizontal.

Além do Melhoramento Pessoal:
A Sahaja Yoga é, primeiro de tudo, para o melhoramento pessoal, é para o melhoramento interior no diz respeito ao lado pessoal – significa que sua inteligência deve melhorar, seu temperamento deve melhorar, seu coração deve se purificar, seus sentimentos devem estar bem. A sua saúde deve estar bem, depois seus relacionamentos com os outros devem estar bem, o seu ego deve desaparecer, o seu superego deve desaparecer – todas estas coisas estão lá.

Instrumentos:
Mas isso apenas ajuda uma personalidade, apenas uma personalidade que é muito limitada, que é a de si mesmo. Mas agora esta personalidade pode se tornar um instrumento, se vocês puderem desenvolver aquela profundidade internamente. Mas normalmente o que acontece é que as pessoas ainda estão preocupadas com si mesmas, digamos, com suas esposas, com suas crianças, com seus maridos ou com sua casa ou com isso ou aquilo. 

Estas coisas não são importantes, porque nós temos de ser aqueles instrumentos que são chamados por vocês de 'bombas sem piloto'; nós temos de desenvolver aquela profundidade em nós. Esta profundidade é possível, e vocês podem realmente curar muitos problemas de seu país se puderam simplesmente meditar sobre eles. 

Por hoje Eu, na verdade, absorvi a maioria dos problemas que senti que existiam lá em Canberra e depois naquela conferência e mais tarde aqui. Todos esses problemas vieram ao Meu entendimento, Eu diria, e Eu estava tentando trabalhar sobre eles. Meu estilo de trabalho é diferente porque Eu tenho instrumentos muito afiados e eficazes. Mas Eu tenho de prestar atenção a isso e Eu sofro um pouquinho também, mas não importa.

Para vocês também é importante que desenvolvam aqueles profundos sentimentos interiores, um sentido mais profundo internamente. Mas a maioria das pessoas é muito superficial. Elas apenas pensam sobre seus corpos, suas opiniões, como se conduzem. No máximo pensam que 'nós temos de ser muito corretos, ou nós temos de ser não fumantes, não bebedores e todas estas coisas são alcançadas e nós alcançamos tudo'. Mas Eu penso que não é assim.

Presença auspiciosa:

E o segundo ponto é que nós pensamos que, se nós amamos a Mãe, isso é a conclusão de tudo. Não é verdade também, porque vejam, seu amor por Mim existe, sem dúvida e deve ser intenso, deve ser profundo, mas quanto mais profundamente vocês forem nesse amor, ficarão surpresos como recebem a qualidade especial de corrigir as coisas que estão erradas a sua volta. Gradualmente a qualidade melhora. 

Por exemplo, se um Sahaja Yogi for para a casa de uma pessoa, essa casa deve se tornar auspiciosa. Mas esse Sahaja Yogi deve ter um bom coração. Se o coração não for bom, se no coração ainda há raiva, paixão, luxúria, ganância, então esse coração não causará efeito. Mas a pessoa que purificou-se, se for para qualquer família, qualquer casa, qualquer sociedade, uma mudança completa ocorrerá. As circunstâncias mudarão. Coisas que não dão certo, começam a funcionar imediatamente.


Como eles disseram, ‘Mãe, tão logo a Senhora permitiu nesse domingo, tudo começou a funcionar no que diz respeito a televisão e ao rádio. Eu nada fiz – de um modo. Mas isso deve acontecer com vocês também. Seja aonde for que um santo vá, as coisas estão mudando. Mas vocês têm de ser santos, e uma pessoa santa tem um entendimento muito profundo de outra pessoa, e isso é o que está faltando: nós não temos aquele profundo entendimento entre nós. Então mesmo se vocês tiverem o entendimento por alguns  amigos próprios, ou talvez no mesmo ashram que estão ficando e tudo isso – mas isto deve se aprofundar muito mais. Vocês devem ir mais e mais adiante.

Meditar com sinceridade:
Até mesmo se vocês pensarem em Mim, isso funcionará. O contrário também. Mas primeiro de tudo o processo meditativo deve ser incrementado. Nós todos devemos meditar, é muito importante – meditar sinceramente. Não apenas porque nós temos de meditar, mas porque nós temos de ser profundos, nós temos de crescer internamente para expressar nossos grandes poderes do divino amor; para corrigir muitas coisas que podem fazer muito facilmente – Eu sei que vocês todos podem fazer isso. Não há necessidade de ter altas graduações para isso, grande educação, nada é necessário. O que é necessário é um profundo sentimento de amor para com o universo inteiro, e isso produz mudanças. Todas as forças destrutivas mudam o seu curso, e então as coisas ficam a favor das forças construtivas. Mas em geral funciona mais rápido se vocês todos fizerem a meditação com sinceridade, com intensidade, com entendimento. Está bem?

Possa Deus abençoá-los.