9 de agosto de 2013

A Individuação e a Coletividade



Trechos do discurso de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi no Puja de Shri Krishna, Nova Jersey, EUA, 18 de Agosto de 1984 

Coletividade e Individualismo:
Assim, o princípio mais importante de Krishna era a coletividade – Raasa - todos com a energia; a energia circula através de todos. Mas o país desenvolveu justamente o oposto disto, em individualismo e tudo aquilo que era para criar algo coletivo, não o foi. O individualismo, quando não está conectado com a fonte, é destruição. 


Por exemplo, todas estas árvores, vejam, são indivíduos, pois vocês as veem separadas, mas por dentro são alimentadas pela mesma mãe. Elas tem a mesma seiva correndo dentro delas. Quando esta conexão está rompida, então todo esse individualismo é nada mais do que destruição e é por isso que na América a conexão com a coletividade foi quebrada por todos os tipos de métodos estranhos. Não podemos conceber como os seres humanos podem ir para aquele nível. 
… 

O Ser Coletivo é o Espírito:
Pergunta (de um Yogi norte-americano): Eu fico sempre preocupado com que as pessoas nos Estados Unidos foram reprimidas desde a época de crianças pequenas, de modo que o individual conta mais do que o grupo. Nós temos evidenciado isto. Como vocês podem ser coletivos se são um indivíduo e o grupo não conta? Eu tenho ficado preocupado com isto.

Resposta de Shri Mataji: Eu lhes direi. O indivíduo tem de crescer para entender que vocês são coletivos. Quando o indivíduo realmente se desenvolve, se torna o Espírito, aí ele percebe que isto é o Espírito, porque eles são ainda crianças, não crescidas. Elas ainda não são pessoas crescidas, desenvolvidas. Quando vocês crescem, significa que se desenvolveram. Quando vocês evoluem para seu estado máximo, tornam-se o Espírito, aí percebem que são coletivos. Não é sobre dar palestras, não é sobre discursar, é a própria Realização.


A completa individuação é a completa coletividade:
Quando vocês se tornam o Espírito, este é o ser coletivo dentro de vocês. E vocês são o Espírito de um certo modo . Por que estão preocupados com o Afeganistão? Por que estão preocupados com o Vietnã? Para todos os lugares que vocês vão, criam problemas. Mas vocês estão preocupados com isso. 

Mas quando vocês realmente evoluem, tornam-se o Espírito e quando vocês se tornam o Espirito, vocês são automaticamente coletivos. Vocês começam a sentir os outros, vocês começam a sentir os chakras dos outros. O que vocês podem fazer? Vocês se transformam. Assim, a completa individuação é a completa coletividade. Mas isso é unilateral. 

O Ego é estúpido:
O crescimento do ego é câncer. Aqui o indivíduo significa que ele se torna um grande ego cabeça dura. Isso é tudo. Isso não é o indivíduo. Este é o Senhor Ego, o estúpido. Ele é estúpido. É uma estupidez real, digo a vocês. E aonde vocês são indivíduos? Apenas vejam isso. Muito estúpido. 
... 


Onde vocês são indivíduos?:
Onde vocês são indivíduos? Vejamos. Vocês se movimentam com modas. Se alguém possui uma barba, todos terão barba. Se alguém raspa a cabeça, todos farão isso. Aonde vocês são indivíduos? Vocês são tão influenciáveis. Qualquer um, qualquer coisa que alguém diz a vocês, vocês fazem. Não é assim? A televisão só precisa fazer propaganda, isso é tudo. Todo tipo de loucura.