Pesquisar neste blog

23 de outubro de 2013

Shri Shiva, a Lua e a Fraternidade

Shri Shiva toma o veneno 

Trecho da Palestra do Puja do Diwali em 9 de novembro de 1980 em Hampstead , Londres, Reino Unido

Nota: A Lua, em muitas línguas orientais, é considerada como do gênero masculino

Veneno:
Existe uma história grandiosa acerca da agitação provocada no mar, em que Shiva viu o veneno que dali surgia e absorveu todo ele (pois Shiva era o único que podia beber esse veneno), ficando assim com a cabeça muito quente. Shiva quis então refrescar-se e para isso colocou a Lua em sua cabeça. A coroação é a Lua. Daí porque, segunda-feira (dia da Lua: Monday, Lunes, Lunedí, Lundi) é o dia do Sahastrara. Se “Monday” é o dia da Lua, então “Monday” é o dia do Sahastrara. 


A Lua é o cunhado de Shri Shiva:
Sadashiva colocou a Lua em sua cabeça, o que significa que Shiva tem o seu “cunhado” em sua cabeça (pois como a Lua é “irmão” de todas as Deusas é “irmão” de Parvati, esposa de Shiva). Se o cunhado de Shiva (a Lua) ficar com raiva, então Shiva deverá pensar duas vezes, antes de fazer qualquer coisa. Shiva e seu cunhado (a Lua) mantêm assim um relacionamento especial muito doce e muito expressivo. Se vocês quiserem compreender esse relacionamento, devem dar-se conta de que o cunhado de Shiva é irmão de sua esposa (da qual se origina o poder de Shiva) e por isso Ele deve agradar muito à esposa para que o cunhado se sinta feliz. Por isso, Shiva houve por bem colocar seu cunhado em sua cabeça. Da mesma forma, quando há uma criança levada, os adultos a colocam num lugar alto de onde ela não poderá se mover.

5. Dia do Diwali - Bhau Bij (2º dia da lua nova)
A Lua é muito querida por Sadashiva. Sadashiva realmente ama seu cunhado (a Lua) de uma forma especial e, é por isso, que nesse segundo dia da Lua nova, todas as irmãs devem homenagear os seus irmãos Rakhi. Isso é muito importante. No dia do Raksha Bandhan, as irmãs expressam simbolicamente o seu desejo de que seus irmãos se sintam bem. Nesse dia, as irmãs convidam os seus irmãos para irem às suas casas, fazem-nos sentar-se numa cadeira especial, fazem Aarti para eles. Quando os seus irmãos são muito jovens, as irmãs preparam-lhes um banho. Se os irmãos são mais velhos, as irmãs aspergem simbolicamente água sobre eles, oferecem-lhes roupas novas e preparam para eles uma comida muito especial. Nesse dia, excepcionalmente, os irmãos são servidos antes dos maridos. Normalmente, os maridos são servidos em primeiro lugar. Fazem-se muitas brincadeiras com os irmãos mais velhos e os irmãos mais novos brincam com os maridos de suas irmãs, estabelecendo-se assim um relacionamento muito descontraído entre eles. Nesse dia, os irmãos dão um presente para suas irmãs como símbolo de seu amor. 

Para uma Gruha Lakshmi, os irmãos são muito importantes. Aliás, a fraternidade é a base da coletividade da Sahaja Yoga. Hoje é o dia em que vocês devem prometer e pedir que a fraternidade seja estabelecida. Basta que vocês peçam que isso seja estabelecido, para que isso se estabeleça e vocês ficarão surpresos ao ver que, quando isso se estabelecer, Lakshmi também será estabelecida.