Pesquisar neste blog

22 de novembro de 2013

A Verdade e a Verdade


Trecho da Palestra, sessão de Perguntas e Respostas para buscadores em Leeds, Reino Unido em 18 de junho de 1979.

Amruta
Soundcloud


Citação sobre 'Satyam Vadet, Hitam Vadet,Priyam Vadet 'que é a relatividade da resposta humana ou mesmo os vínculos morais com relação ao discernimento absoluto.


Promessa para quem?
Pergunta de praticante de Meditação Transcedental (MT): Eu não acho que isso importa muito, Eu apenas acho bem surpreendente que a Senhora, que é quem está ajudando a mostrar o caminho da iluminação, que fala com as pessoas sobre o que fazer ou não fazer, peça para quebrar promessas que elas fizeram.

Priya e Satya:
Shri Mataji: É claro, se você fez uma promessa para o diabo, por que Eu não deveria pedir isso a você? Oh, você deve entender que uma promessa feita para Deus é uma promessa e não foi feita para um trapaceiro. Por exemplo, Eu lhe darei uma ideia. Isso é uma coisa – você perdeu o seu discernimento. O discernimento deveria ser assim, por exemplo, é ótimo dizer a você a verdade, certo? Você deve dizer a verdade. Isso foi dito há muito tempo, por um dos nossos mais antigos escritores, que a verdade deve ser dita e você deve dizer, digamos algo que é muito, muito apaziguador ou apelativo, que é chamado de priya. Ele quis dizer o satya e o priya.
 

Então Krishna veio e as pessoas perguntaram-Lhe, como o Senhor combina isso, pois se dizemos alguma coisa que é verdadeira, pode ferir os outros, eles não irão gostar, pode não ser priya, não é priya. Veja. Aí Krishna disse que há uma diferença. Você deve entender com discernimento a diferença entre os dois.


Satyam vade - (priyam vade) - hitam vade:
Se agora Eu disser alguma coisa, ela pode não ser muito apreciada por vocês, mas é a verdade. Ela será apreciada por seu Espírito. Assim o que Ele falou? Satyam vade, ou seja, 'diga a verdade'. Aí Ele disse a segunda sentença, hitam vade, no meio das duas Ele disse, hitam vade e priyam vade. Isso significa que você deve dizer alguma coisa que seja para o bem-estar do seu Espírito. Assim, no final das contas, isso se torna bom e agradável. Hoje pode ser que você não goste do que Eu estou dizendo, mas isso irá agradar-lhe (no futuro).

Algumas vezes você precisa de discernimento. Agora bem simples: Veja, esse sentido foi perdido. É assim que fazem quando possuidos. Por exemplo, “sempre diga a verdade” é uma coisa que todos entendem. Mas alguém está vindo com um tigre, digamos, para matar você. Ele vem e Me pergunta, Mãe, onde está aquele sujeito que Eu quero matar. Devo Eu dizer a ele que você está ali? Diga-me. Você não deve!


Pergunta MT: Eu realmente não pensei nisso-
Shri Mataji: Tudo bem, Eu lhe digo

Pergunta MT: continuando sobre o que eu estava falando.

Anadhikar - não autorizado a perguntar:

Shri Mataji: Isto é absolutamente imparcial, por isso você não está entendendo. O que Eu estou dizendo, o que Eu devo dizer a você, por que Eu não devo dizer a ele? A razão é que isso é chamado de Anadhikar, significa que isso é não-autorizado. Ele não está autorizado a Me perguntar. Ele não está autorizado a Me perguntar aonde está a pessoa. 

Agora, como você veio a Mim para isso, seus chakras permanecem no mesmo estado até que você receba a Realização. E por que Eu perguntei a você? Eu gostaria de ver o quanto você ainda está identificado com ele (MT?) . Se você está identificado com ele, Eu não posso fazer nada por você, porque o mal é o mal, o bem é o bem.”