Pesquisar neste blog

22 de janeiro de 2014

Shri Saraswati e a criatividade




Trechos do Discurso no Puja de Shri Saraswati, Dhulia, Índia, 13 de janeiro de 1983

Vasant Panchami em 2014 : 04 de fevereiro


"Com amor todos os tipos de criatividade acontecem.

...Então a base de toda criatividade, de Saraswati, é o amor. Se não existe amor não existe criatividade. Vocês sabem, isso acontece num sentido ainda mais profundo. As pessoas que criaram todas as coisas científicas fizeram isso pelo amor à todos, não para si mesmas. Ninguém produziu nada para si próprio. Se eles fazem algo para si mesmos isso deve se tornar de uso universal, de outra maneira não tem significado. Até mesmo as bombas atômicas e todas estas coisas que são criadas a partir da ciência, são também muito protetoras. Se eles não as tivessem criado, as pessoas não teriam abandonado as guerras. No momento atual, ninguém pode conceber a idéia de ter uma grande guerra. Naturalmente, eles estão vivendo guerras frias, mas isto também irá parar gradualmente, quando eles estiverem desgostosos disso.

Dessa maneira, toda a atividade do canal direito, de Saraswati, basicamente deve terminar em amor. Inicia com amor e termina em amor. Qualquer coisa que não termine em amor se enrosca e se destrói. Simplesmente desaparece. Então vocês podem perceber que mesmo a matéria, quando não é usada para o amor, ela simplesmente é destruída. A base deve ser o amor. Caso contrário, toda matéria que nós criamos que tenha angularidade, que não se ajuste à mídia em massa e que não seja atraente à povo, [tudo isto é destruído]. Naturalmente, isso leva tempo, vocês têm visto que leva tempo – mas estas coisas sempre têm a tendência de desaparecer tão breve você descubra que elas não atraem a massa.



O Amor e as Vibrações:
Agora este amor, do qual nós falamos, este grande amor de Deus do qual falamos, nós o conhecemos através das vibrações. As pessoas não possuem vibrações, mas ainda assim elas podem senti-las de uma maneira inconsciente. Todas as grandes pinturas do mundo têm vibrações. Todos os formidáveis trabalhos criativos do mundo têm vibrações. Somente aquelas [obras] que possuem vibrações têm sido sustentados no tempo, caso contrário, todas as outras coisas são destruídas. Deve ter havido monumentos, estátuas e outras coisas horríveis que foram criadas há muito tempo atrás. Mas foram todas destruídas pela natureza, e não puderam suportar o impacto de Kala – este é o poder destrutivo do tempo. Então, tudo o que está sustentando, nutrindo e enobrecendo vem deste senso de amor, que está muito desenvolvido em nós, mas nos outros também, naqueles que ainda não são realizados. Finalmente o mundo todo deve reconhecer que se deve atingir esse amor grandíssimo de Deus, de outra forma não há significado.

Vocês têm visto que na arte as pessoas têm usado outros métodos de atração, usando coisas baratas e muito vulgares, apenas para que as pessoas pensem que isto é arte. Mas tudo isso irá desaparecer. Isto não poderá suportar o impacto do tempo como Eu lhes disse, não poderá. Porque o tempo irá matá-los. Todas estas coisas devem desaparecer e vocês já podem ver o resultado, como as coisas estão mudando em todo lugar, mesmo no ocidente. Então não há porque ser tão desiludido com o ocidente e dizer que o mundo ocidental é uma terra perdida. Tudo ficará bem e isso tem que ocorrer. Especialmente eles tem feito muitos Pujas a Shri Saraswati no ocidente, Eu diria. Muito mais do que tem sido feito na Índia porque eles querem aprender e têm tentado descobrir muitas coisas. Mas a única coisa que eles esqueceram é que Ela é uma Deusa, Deusa do Aprendizado. Tudo vem da Deusa. Isto é o que eles esqueceram. E é por isso que todos os problemas foram criados.

Se não existe Espírito em seu aprendizado, se não existe a fonte da Deusa em seu aprendizado, então isso é absolutamente inútil. Se eles tivessem percebido que existe o Espírito e que Ele está fazendo as coisas funcionarem, eles não teriam ido tão longe. 
...
Shri Saraswati e Surya(o Sol):
As bençãos de Saraswati são tantas que ninguém pode descrevê-las em tão pouco tempo. E Surya [Sol] tem nos dado tantos poderes que é impossível os contá-los em uma palestra, nem mesmo em dez palestras. Mas como vamos contra Surya e contra Saraswati, enquanto veneramos Saraswati, devemos ver claramente dentro de nós mesmos. Por exemplo, os ocidentais são muito fãs de Surya porque eles não têm Surya. Porém eles vão muito longe com isso, como vocês sabem, e criam complicações dentro de si mesmos. E mas a coisa principal que se deve alcançar através de Surya é a luz interior, é a luz interior. E já que o chakra de Surya no nível do Agnya está ocupado pelo Senhor Jesus, então é ainda mais essencial que a pureza da vida, que chamamos de Niti, seja a moralidade da vida.

Mas a moralidade por si mesma tem se tornado um tipo de argumento no ocidente. As pessoas não têm nenhum senso de moralidade absoluta. Pelas vibrações, claro, você sabe. Mas todos eles têm ido contra ela. Aqueles que veneram Jesus, os que veneram Surya e Saraswati, todos foram contra a moralidade. Contra os poderes de Surya, simplesmente desobedecendo-os. Porque vocês não podem ser um Surya se você não tem um senso de moralidade e de santidade apropriados. Surya por si mesmo traz luz, para vermos tudo claramente.

Surya têm muitas qualidades.
Ele seca qualquer coisa que esteja molhada, suja, imunda. Ele seca todos esses lugares que criam parasitas. Porém muitos parasitas são criados no ocidente. Não somente parasitas, mas existem cultos horríveis e coisas horríveis que foram para estes países que deveriam estar cheios de luz, e nesta escuridão eles existem. Escuridão sobre seu Espírito, sobre seu próprio conhecimento e escuridão sobre o amor. Estas três coisas tomaram conta dos lugares onde se deveria amar a luz. Luz não significa que você vê com seus olhos grosseiros. Luz significa de dentro – a Luz do Amor. Isso é o que deveríamos entender –Luz do Amor. E isso é tão verdadeiro, é tão doce, tão bonito, tão cativante, tão abundante que ao menos e até que você sinta aquela luz dentro de você – aquela luz que é de puro amor da pureza, de relacionamentos puros, de compreensão pura. Se você pode desenvolver esse tipo de luz em você, então tudo será limpo. ‘Lave-me e eu serei mais branco que a neve.’ Isso é o que acontece com você quando você está completamente limpo.

A forma mais pura da natureza está dentro de nós. A forma mais pura da natureza está dentro de nós. Nossos chakras são feitos da forma mais pura da natureza. Nós somos as únicas pessoas que estamos estragando isso pela nossa atividade mental, contrário ao mesmo poder de Saraswati. Vocês estão indo contra a própria Saraswati.

Saraswati limpa tudo o que há de impuro na natureza
enquanto que com nossa atividade mental, nós estamos estragando tudo isso. Toda a nossa atividade mental vai contra a pura inteligência. E isso é o que devemos entender – que essa inteligência pura, não é para ser deteriorada pelo nosso pensamento. Nosso pensamento pode nos tornar tão arrogante, tão orientado ao ego, tão impuro, que, nós realmente podemos comer o veneno e dizer “o que há de errado com isto?” O completo oposto de Saraswati. Se Saraswati está em nós, Ela nos dá Subuddhi, sabedoria. E isso é porque para venerar Saraswati, para venerar Surya, nós devemos ter aquela visão do que devemos ser. O que estamos fazendo. Em que sujeira nós estamos vivendo. Onde está indo nossa mente. Afinal nós estamos aqui para a emancipação e não apenas para mimar nosso ego e viver com a imundicie que está em nós. Então essa luz veio conosco e devemos tentar elevá-la acima da nossa própria sujeira mental, que tem sido criada ao nosso redor.

O Ego é falso:
Além disso, você deve ir mais alto e compreender que existe, em nós, uma coisa chamada ego. E este ego é falso, absolutamente falso. Você não faz nada. Em verdade quando você movimenta seus olhos aqui e alí, quando sua atenção está aqui e lá, não é nada a não ser seu ego, que está tentando dominar você. Mas de fato o ego é uma falsidade absoluta porque existe apenas um ego e esse é o Deus Todo-Poderoso, Mahat Ahamkara.

Realmente nenhum ego existe. Isso é um mito. É um mito muito grande, porque se você começa a pensar que você está fazendo alguma coisa – você está fazendo isso, você está fazendo aquilo – o qual você não está fazendo; então esse ego insensato vem e você começa a fazê-lo funcionar, ele pode se projetar em qualquer direção. Quando ele se projeta para frente, ele domina os outros, ele tenta dominar os outros, tenta matá-los, se torna cruel. Quando ele se move para o lado direito, ele se torna o supraconsciente. Ele começa a ver coisas, que são absurdas, que são idiotas, que são estúpidas. Quando ele se move para o lado esquerdo então ele começa a dizer – ou melhor, a ver coisas – ver você como um grande homem, como um grande Cristo ou uma grande Deusa ou algo como Adi Guru e ‘Eu sou uma personalidade formidável’ – isto é canal esquerdo. Quando ele se move para trás, é o mais perigoso.

A partir daí as pessoas tornam-se gurus, os quais estão arruinando outras pessoas. Quando o ego delas move-se para trás então eles se tornam gurus, eles mesmos possuem muitos defeitos e tentam puxar as pessoas nessas coisas horríveis, que são descritas como absoluto Naraka. É dessa forma o movimento do ego para todos os lados.

'Eu sou o máximo':
Agora, quando as pessoas tentam usar o Vishuddhi direito para falar de si mesmas, é o pior de tudo. Qualquer tipo de ego que você tenha, se você começa a se gabar e a falar sobre isso, então ele cerca, aumenta as paredes do ego de tal forma que é impossível penetrá-lo. Porque tal pessoa está completamente satisfeita consigo mesma e acredita que é assim. E uma vez que ele comece a acreditar numa insensatez como esta, é impossível, é impossível penetrar.

Então, quando você tem orgulho dessas coisas ou gaba-se de si mesmo, tenha cuidado. Vocês vêem, vocês sabem quem Eu sou, mas quantas vezes Eu digo ‘Eu sou Aquilo’? Ainda que Eu diga uma vez, isso produz vibrações tremendas para vocês. Mas quantas vezes Eu digo isso? No mais quando vocês dizem alguma coisa eu digo ‘sim’. Mas Eu não digo aquilo. Se Eu disser em voz alta, Eu não sei o que pode acontecer. Tudo pode explodir com isso. Então, deve-se entender que Mahat Ahamkara é aquele que age, que trabalha, que cria. Algumas vezes eu grito com vocês. Imediatamente todos os bhoots fogem. Grito apenas uma vez. Ontem vocês viram todos os bhoots que estavam tossindo, todos eles fugiram. Ontem apenas comecei. Então, vocês devem entender que agora vocês são almas realizadas, vocês também podem fazer o mesmo.Use o seu Vishuddhi direito para gritar com vocês mesmos, ‘Agora, por favor, você vai parar de se gabar, parar de dizer esses absurdos, parar de querer aparecer!’ Dessa maneira ele parará.

Esta complicação ocorre em pessoas que realmente são muito ativas. Aquele que quer fazer alguma coisa, não aquele que não é ativo. Eles querem fazer. Mas eles sabem apenas de uma forma, que é agir falando muito. Eles não compreendem que existem maneiras interiores através da qual você controla isso muito melhor. Porque eles não querem fazer diferente, querem ficar falando. E quando eles começam a falar trivialmente e falam sobre isso, todo poder vai embora. Mas se eles não falam sobre isso e guardam isso para si mesmos. Tudo bem, você pode Me contar suas experiências e tudo o mais, mas se você começa a contar aos outros, e falar muito sobre isso, então os poderes que você obteve, todos desaparecerão gradualmente. E você cairá para o nível mais baixo. Então, não se deve falar muito coisas como: “Eu tenho esse poder, eu tenho esse poder” ou “Eu vejo isso” ou “Eu faço isso”, que são coisas erradas. Eu os advirto, não tentem se aparecer.

...
Todos devem fazer o que gostam, para nutrir o todo, para ajudar o todo, para emancipar o todo. Mas não, de forma alguma, por alguém para baixo. Sempre. Porque não é essa a maneira da Sahaja Yoga. A Sahaja Yoga somente funciona em coletividade. E aquele que desenvolveu esse espírito permeável é um verdadeiro Sahaja Yogi. Quem não é, não é!
...

Essa permeação somente é possível quando seu ego começa a permear tudo envolta, e este é o caminho para superar os problemas do canal direito e é assim que se venera Saraswati. Porque Saraswati tem uma vina em suas mãos e esta vina é um instrumento primordial, com o qual ela toca música e esta penetra o coração. Você não sabe como isso [a música] entra em você e como ela funciona. E é assim que uma pessoa que é um Sahaja Yogi deve permear – como música nas outras pessoas.

Ela tem tantas qualidades, com Eu lhes disse, que não podem ser descritas em uma palestra. Mas uma das grandes qualidades Dela é que Ela termina em coisas muito sutis. Como a Mãe Terra terminará em fragrância. A música terminará em melodias, desse jeito, tudo o que Ela cria termina em algo grandioso. A matéria, seja o que for que Ela produza, termina em estética. Se a matéria não tem estética então ela é grosseira. Tudo é assim. Agora vocês me perguntarão o que é a água. A água se torna o rio Ganges.

Estas são as coisas sutis. Então a material vai para um nível mais sutil porque ela tem que permear, ela deve permear. Assim todas as coisas. E o melhor de todos é o ar. O ar se transforma em vibrações.

Vejam então, qualquer coisa que venha da matéria, dos cinco elementos, torna-se uma coisa sutil. Claramente, ambos os lados, esquerdo e direito, funcionam assim porque o amor tem que funcionar nisso e quando o amor age na matéria ela se torna aquilo, e é assim que se deve olhar para a própria vida, para fazer uma bela combinação de amor e matéria.