Pesquisar neste blog

8 de fevereiro de 2014

Liberdade e Sabedoria



Trecho do Discurso da Palestra de Páscoa no ashram de Finchley, Londres, Inglaterra em 26 de março de 1978 - soundcloud

Aos 11':49":
Incubar o ovo apropriadamente:
“Primeiramente o despertar tem de ocorrer. Se não houver o despertar, nada acontecerá: o ovo permanecerá um ovo. Ele pode se tornar sujo ou na maioria das vezes, podre. Depois de algum tempo ele apodrece e é desperdiçado.

Se alguém souber como dar (ao ovo) a calidez do amor e um trato adequado e tudo mais, pode amadurecê-lo apropriadamente. Mas, suponhamos que mesmo com a subida da Kundalini haja alguma parte que ainda não foi atendida, não foi desenvolvida, a Kundalini irá até lá e dará suporte e tentará desenvolvê-la. Pelo menos Ela fará tanto, que quando ele se romper, será capaz de resistir...

Temos de pensar também o porque nós fomos cobertos por uma casca. Nós fomos envolvidos por uma casca, fomos criados como um ovo, porque é o único meio que podem estar protegidos e crescer. Depois o segundo estágio evolutivo de saltar para dentro do inconsciente pode ser alcançado.


Vocês desenvolvem coisas como um tipo de sabedoria através de sua busca e é pela sabedoria unicamente que são julgados. Quero dizer que você pode ser o homem mais brilhante,  mas se lhe falta sabedoria você não é bom. A sabedoria é muito diferente do assim chamado conhecimento. Quando você amadurece, a sabedoria é emitida. E então quando a sabedoria é suficiente, aí apenas um pequeno furo (no 'ovo')  é necessário, isso é tudo e então o pássaro sai, desenvolvido.


Mas a maioria dos ovos, creio Eu, já foram perfurados com algumas coisas. Algum dia alguém já perfurou alguma coisa...Por isso Eu estou tão zangada com outros gurus. Como lhes contei antes, Eu não me preocupo: se eles querem tirar dinheiro, deixem-nos tirar dinheiro. Se querem ter mulheres, deixem-nos ter mulheres. Se eles querem contrabandear, deixem-nos. Mas eles não têm que estragar sua Kundalini. Eles estão estragando sua Kundalini. Então Eu fico muito brava com eles e tenho de dizer-lhes muito francamente que eles são satânicos. Eles estão matando o ovo em vocês. O poder de germinação em vocês está sendo morto por eles. Eles estão dando a vocês algo, tal como um veneno, pelo qual vocês não podem ter a sua ressurreição. Eles estão tirando o seu direito fundamental. Vocês não sabem o que eles estão lhes fazendo. É por isso que vocês não entendem porque Eu os condeno.


Interrupção.

Aos 16’50”

A casca do ovo é o passado e o futuro:
“Assim, temos de nos lembrar quando a casca se quebra, quando o ovo se quebra, parte dele morre. A casca inteira morre, mas o pintinho não. A parte que não é mais necessária morre. Assim alguma coisa em nós morre. E o que é? É o passado e o futuro. O passado e o futuro morrem e vocês vivem no presente.

Quando o passado se extingue, o que desaparece? Apenas pensem em seu passado. A essência do que foi bom em seu passado é retomada, somente o passado morto que estava em vocês, que não estava dando nenhuma substância para o corpo, desaparece.

Assim, vocês não têm de falar mais sobre seus Karmas quando são pessoas realizadas. Nada de liberação de seus Karmas: há alguns gurus que lhes dirão: “Vocês têm de purificar seus Karmas.” Como podem limpar alguma coisa que está em vocês. Se vocês separarem-se de si mesmos, então podem começar a purificar isto. Mas não podem limpar alguma coisa que está dentro de vocês. Vocês têm de tirá-lo para fora e isto é tirado como uma casca. E sua sabedoria faz isto funcionar.

Esta é a liberdade dada a vocês para escolher o caminho do meio da existência, pelo qual vocês colocam de lado todas estas coisas que não são necessárias neste processo, o último processo, o melhor processo, o mais elevado processo de ressurreição, em todos os lados para estar no centro. Nada de extremos, não. Na natureza vocês raramente acham ovos tão estranhos, mas nos seres humanos sim.

Algumas vezes Eu acho que há muita saliência, pois o ego está saindo como um chifre, sabem, como um chifre único – unicórnio. Eu não sei, desse jeito, em todo lugar eles começam a ser muito agressivos. E eles não estão conscientes de como são agressivos. Às vezes desenvolvem superego. Eles dizem: “Nós temos muito medo. Aconteceu isto e aquilo."...

Todos os tipos de desequilíbrios nos seres humanos são possíveis, não tanto nos ovos, surpreendentemente. Por quê?

Livre arbítrio:
Porque vocês têm a liberdade de desenvolver seus desequilíbrios. Vocês têm a liberdade de serem desonestos. Vocês têm a liberdade de serem complicados. Vocês têm a liberdade de estragaram-se, arruinarem-se, acabarem-se. Vocês podem fazer isto, não os animais. Somente os seres humanos podem fazê-lo.

E esta liberdade é uma bênção. Quero dizer, uma promessa tão grandiosa que nem mesmo Deus pode tirá-la de vocês. Em nossa liberdade, quando buscamos, em nossa liberdade, quando pedimos por sabedoria, isto pode acontecer a nós.

Se vocês não buscam e se vocês não pedem, não irá acontecer. Vocês apenas pedirão quando estiverem [?], caso contrário não pedirão. Sua mente irá para o materialismo. Irá para algum tipo de política. Irá para alguma outra coisa sem muita importância.

Mas com sabedoria sentirão que têm de renascer, isso é [principal...?]. Isto é o que vocês têm de conseguir. Vocês têm de alcançar aquele ponto no qual esta sabedoria surge em vocês, simplesmente acontece. Então vocês pedem por isto e é por isso que têm de pedir por isto.

A sabedoria não vai cair aos seus pés e dizer: ‘Oh, seja sábio pelo amor de Deus.’ Não irá pedir-lhes. Isto tem de amadurecer dentro de vocês, desenvolver-se dentro de vocês e  realizar-se. E lá vocês sentirão que sua sabedoria foi abençoada.”