Pesquisar neste blog

17 de junho de 2016

​Meditar cedo pela manhã


Você não deve estar acordado depois das 22h. Você deve levantar cedo pela manhã. Pela manhã, depois de acordar e tomar seu banho, você tem que sentar para meditar. Pela manhã cada um tem que sentar para meditar. Como em nosso país, temos levantado cedo pela manhã e nos lavado desde eras, temos feito isso por todas nossas vidas. Da mesma maneira, todos os Sahaja Yogis têm que levantar cedo e meditar na manhã. É uma questão de formar um hábito.

Mas, Eu tenho visto que para muitos é muito difícil levantar cedo, às 4h ou 5h. Existe uma razão para isso. Eu fiz um profundo estudo sobre os seres humanos. É muito prazeroso estudá-los. É muito interessante ver como um ser humano foge de si mesmo e argumenta contra si mesmo. É muito interessante ver como ele dá explicações sobre si mesmo e faz de si mesmo um objeto ridículo.

Algumas pessoas Me falam, “Mãe, nós não podemos acordar cedo pela manhã.” Eu pergunto, “A que horas vocês foram dormir na noite passada?”. [Resposta] “Meia noite. Mas, eu decidi, Mãe, que eu vou acordar às 4h”. Isso é impossível!

Você tem que ir dormir cedo um dia e tem que acordar cedo na manhã seguinte. Então, você sentirá sono cedo naquele dia. Se você fizer isso por dois ou três dias, seu corpo vai se acostumar com isso.

Como meditar cedo pela manhã? Inicialmente, reverencie em seu coração, torne-se humilde. Se alguém pensa que alcançou muita coisa ou que “eu sou um grande santo”, então saiba que ele é um caso perdido, ele está para sair da Sahaja Yoga.

Você deve pedir permissão e sentar pacificamente perante a fotografia, com as palmas abertas. E com extrema humildade, você deve se inclinar perante seu coração.

Você deve pedir por perdão, repetidamente. Então, mesmo naquela hora, você tem que pedir por perdão, “Oh Deus, se nós cometemos alguma falta contra o Senhor, por favor nos perdoe e faça-nos entrar em meditação”.

Então nós oramos “Nós perdoamos todos que fizeram algum mal a nós e [nós nos perdoamos] se fizemos algum mal a alguém”. Então, “Por favor nos perdoe, Senhor”. Neste ponto, traga emoções puras para seu coração, entre em meditação e medite de olhos fechados.

Agora, não se deve perguntar “Por quantos minutos?”. É muito errado fazer tais perguntas. Quer você medite por cinco minutos ou dez minutos, para esses cinco ou dez minutos, você deve meditar com completa unidade de atenção.

Humildemente, incline-se [a si mesmo] e medite.

Shri Mataji Nirmala Devi.
Extratos da palestra "Como Meditar, Mumbai 29/05/1976", traduzidos do Hindi.