Pesquisar neste blog

11 de março de 2017

Decência nas brincadeiras

"Mas, temos que lembrar a especialidade do [Festival] Holi. Nós queremos fazer dele um 'Diwali', quando deve haver decência nele. Não deve haver nenhuma indecência, nenhuma obscenidade e, se houver, então não é o Holi de Shri Krishna. É um Holi destas pessoas que não são realizadas. Quando as pessoas são realizadas, ao brincar no Holi, não há nenhuma forma de indecência. Como na Sahaja Yoga, homens e mulheres não brincam Holi. Homens brincam no Holi com homens e mulheres com mulheres.

Na Sahaja Yoga, cunhada e cunhado mais novo podem brincar no Holi. Há um protocolo para isso como você sabe, que aquelas mulheres que são mais velhas podem brincar com homens mais jovens. E aqueles que são mais velhos, se os homens são mais velhos e a mulher é mais jovem, então eles não devem brincar no Holi juntos, não deve haver qualquer interação entre eles. Ao contrário, se a senhora for mais velha a interação com um homem mais novo é permitida. Isso é bem conhecido no nosso país [Índia]. Uma cunhada e um cunhado mais novo brincam no Holi, mas não um cunhado mais velho que a cunhada. Não com o cunhado mais velho. Este protocolo é respeitado em toda a Índia, você ficará surpreso. E funciona por si só; está estabelecido dentro de nós. É estabelecido nas [células]. Porque na Índia, nós não fazemos coisas erradas normalmente.

Na Inglaterra, se você vê, uma mulher de oitenta anos pode se casar com um garoto de dezoito anos. Ela não se importa. Em nosso país, ninguém pode sequer pensar nisso. Isso significa que não temos cérebro para isso! Então, aqui, todas essas coisas não acontecem por causa de nossa educação. Eles [bons condicionamentos] são semeados em nós. Eles são estabelecidos tão profundamente em nós. Por isso estamos salvos. Se há uma senhora de 80 anos, ela é certamente como sua mãe. Você tem que considerá-la como uma mãe, na verdade como uma avó! Mesmo uma pessoa estúpida não terá essa ideia em sua mente. Mesmo a pessoa mais baixa não tem tais ideias em sua mente. E uma senhora tão velha nunca terá tais ideias em sua mente.


Assim, por causa dos condicionamentos que temos, os condicionamentos indianos, temos amadurecido completamente, lentamente, lentamente. Eles [ocidentais] não amadureceram. Sua mente é como eles sempre tivessem 25 anos de idade... Eles não podem subir mais alto do que isso. E nós amadurecemos porque os condicionamentos dentro de nós nos estabilizaram, completamente. Como uma árvore amadurecerá somente se se desenvolve corretamente. Se está pendurado no ar, não pode amadurecer. Mesmo quando envelhecem, sua infantilidade não desaparece. E notei que os indianos se tornam como os ocidentais, quando entram em contato com eles. As velhas senhoras com filhas adultas, também falam estupidamente como as filhas. Mesmo em sua compreensão e percepção não há maturidade. E para atingir esta maturidade o povo precisa seguir os protocolos que foram estabelecidos. E é uma grande alegria, nada pode dar errado, nenhum mal pode vir em nossa sociedade.

Assim, o Holi tem esse aspecto, que tem de ser renunciado em Sahaja Yoga, a obscenidade. E o aspecto de Holi que é amor, tem que ser abraçado; sem tomar qualquer entorpecente, todos nós somos um. Todos vocês conhecem esse sentimento. Desta vez, deve-se abraçar com calor especial, porque o trabalho de Shri Krishna era de amor. Ele disse que devemos desfrutar completamente do amor, porque o mundo inteiro é o jogo de amor do Todo-Poderoso. Não há seriedade nele. Leela (brincadeira), Leeladhar, Aquele que sustentou Leela foi Sri Krishna. É por isso que Ele disse que tudo deveria ser visto como um teatro. (Sinto vibrações tão fortes). "Leeladhar". E no jogo deste Leeladhar não deve haver nenhuma obscenidade.

Nossa civilização é muito simples e bem estabelecida. Mas essas pessoas têm o cérebro de cabeça para baixo. Como as mulheres exporão seu corpo, andarão por aí, e se alguns homens aparecem, imediatamente abotoam seus casacos. Qual é a necessidade de abotoar o casaco? As senhoras devem se vestir corretamente. Mas, toda a sua cultura está de cabeça para baixo. Está formada assim. Agora, como elas estão chegando à Sahaja Yoga, isso será estabelecido. A cultura que vocês [indianos] têm, por favor, não renunciem a ela. É uma coisa muito grande para a Sahaja Yoga que vocês sejam indianos, bem como que vocês tenham uma cultura muito grande como herança. Vocês devem adotá-la. Adote-a firmemente e estabeleça-se nela. E você deve amadurecer nela. Mas isso não significa que você se torne como uma pessoa [velha] ou você se torne uma pessoa muito séria. Você deveria ser feliz. Quando sua Mãe ri, você viu, Eu rio com um coração muito aberto. Todo mundo está surpreso porque os gurus nem sequer sorriem e Mãe está sempre rindo e o sorriso nunca sai de Seu rosto. Eu não posso falar sério por mais de um minuto. Mesmo quando estou falando sério, é apenas uma peça teatral. E muitas pessoas já sabem esse fato, agora. Então eles não levam isso a sério. Isso não é correto.”

(Shri Mataji Nirmala Devi, Holi Puja, 29 de março de 1983, Delhi)