Pesquisar neste blog

29 de março de 2018

A preguiça trabalha contra a Sahaja Yoga

...¨A preguiça é a maldição deste país, Eu acho. É a maldição da Sahaja Yoga também. Eu não sei se ela é a maldição do mundo ocidental, mas a preguiça é algo como um demônio que pode mantê-lo muito grudado às suas próprias posições e não permitirá mudar. Por exemplo, de manhã, você se levanta e pensa: “oh tudo bem, qual é a necessidade de levantar de manhã cedo? Não há necessidade de meditar. Eu meditarei amanhã". Por outro lado, você começa a pensar:  "A meditação pode ser feita depois de um mês, não importa, Mataji está aqui, tudo ficará bem". Mas você deve saber que há muitas imperfeições dentro de você, e se você não meditar agora, seriamente, assumi-la como uma coisa muito séria, você ficará tão para trás que talvez você seja afastado. ¨



...¨A preguiça é pior que o superego e o ego. É um tipo de inércia que o puxa para baixo, e essa inércia você tem que realmente jogar fora e se livrar dela. Porque ela explica tudo, você gosta dela, porque ela lhe dá pouco conforto, e você quer contar com a sua preguiça. Mas Krishna disse no Gita: ¨ a preguiça é a pior coisa que pode acontecer aos seres humanos. Se eles se acostumam com a preguiça, se eles aceitarem a preguiça, eles terão todas as explicações para serem preguiçosos¨. Ele, a chama de “Alasya”, é a pior doença, de acordo com Ele, para qualquer aspirante à vida espiritual. Talvez você pense :  " Eu não estou bem agora" ou qualquer coisa assim. A preguiça pode lhes dar qualquer ideia. Por Eu não ter isso, então Eu não sei quais idéias ela lhes dá, mas ela pode lhes dar qualquer tipo de ideia que poderia ser muito, muito atraente para vocês, porque ela sabe como agradar seu ego. A preguiça é uma coisa que satisfaz o ego, uma coisa que mima o ego, e ela o faz  sentir , "Oh, você está muito cansado". Do que vocês estão cansados? Vocês são todos jovens, por que deveriam estar cansados? Vocês ficam cansados em pouco tempo, isso não é nada além do  Sr. Preguiça lhe dizendo: ¨Você está cansado. Vocês ficarão surpresos, depois de se sentir cansado, se correrem por três quilômetros, vocês conseguem correr.¨

Agora, por que a preguiça atua na Sahaja Yoga tão adversamente? Por que a preguiça trabalha tanto contra a Sahaja Yoga? A razão é porque ainda não estamos identificados com o nosso bem-estar. Nós não pensamos: “Nós temos de ficar melhores, temos de melhorar, temos de ir além, há uma grande lacuna, nós temos de fazer isso”. Nós não estamos identificados com o nosso progresso.¨


S.S. Shri Mataji Nirmala Devi, Puja de Aniversário, Londres (Reino Unido), 23.03.1980