Pesquisar neste blog

5 de outubro de 2018

6º dia do Navaratri - Shri Katyayani

De acordo com antigas lendas, ela nasceu como uma filha do Rishi (sábio) Katyayana, nascida na linhagem Katya originária de Vishwamitra, assim chamada Katyayani, "filha de Katyayana", adorada no sexto dia, Sashthi. Em outros textos como Kalika Purana, é mencionado que foi o Rishi Kaytyayana quem primeiro a adorou, daí ela veio a ser conhecida como Katyayani . Em ambos os casos, ela é uma demonstração ou aparição de Shri Durga e é adorada no sexto dia do festival Navratri. Ela exibe coragem que é simbolizada pela cor laranja e é conhecida como a deusa guerreira. Ela é considerada uma das formas mais violentas da Deusa Parvati. Neste avatar, a Devi monta um leão e tem quatro mãos. Ela aniquilou o demônio Mahishasura.


O Vamana Purana menciona a lenda de sua criação em grande detalhe: "Quando os deuses procuraram Shri Vishnu em sua aflição, Ele e ao seu comando Shri Shiva, Shri Brahma e os outros deuses, emitiram chamas de seus olhos e semblantes que uma montanha de refulgência foi formada, a partir do qual se manifestou Katyayini, refulgente como mil sóis, tendo três olhos, cabelos negros e dezoito braços. Shri Shiva deu a Ela seu tridente, Shri Vishnu um Sudarshan Chakra ou disco, Shri Varuna uma shankha (concha), Shri Agni um dardo, Shri Vayu um arco, Shri Surya uma aljava cheia de flechas, Shri Indra raio, Shri Kubera uma maça, Shri Brahma um rosário e um pote de água, Shri Kala um escudo e espada, Shri Vishvakarma um machado de batalha e outras armas. Assim armada e adorada pelos deuses, Shri Katyayani seguiu para as colinas de Mysore. Lá, os asuras (demônios) a viram e cativaram por sua beleza que a descreveram a Mahishasura, seu rei, que ele estava ansioso para obtê-la. Ao pedir a mão Dela, Ela disse que deveria ser vencida em luta. Ele veio e lutou; por fim, Shri Durga desmontou de seu leão e saltou sobre as costas de Mahishasura, que estava na forma de um búfalo e com seus pés macios o atingiram de tal maneira que ele caiu no chão sem sentidos, quando Ela cortou a cabeça dele com sua espada e, portanto, foi chamada Mahishasura mardini, a matadora de Mahishasura.


De acordo com texto do Karveer Mahatmya, Shri Katyayani acompanhou a deusa Durga (Mahalakshmi) a Karvir (atual cidade de Kolhapur) e participou da guerra contra o demônio Kolhasur. Raktabeej, um ajudante de Kolhasur, possuía um poder (Siddhi) pelo qual cada gota de seu sangue derramado na terra daria origem a um demônio. Devido a este poder, Shri Bhairava estava achando impossível matar Raktabeej. Shri Katyayani engoliu todo o sangue de Raktabeej sem deixá-lo cair na terra. Ela criou um Amrut Kunda (tanque de néctar) para rejuvenescer os soldados de Shri Bhairava, desempenhando assim um papel crucial na guerra. Seu templo ao sul de Kolhapur comemora isso. 

Festival do Navaratri


7º dia >

Fonte: Internet