Pesquisar neste blog

5 de outubro de 2018

8º dia do Navaratri - Shri Mahagauri

Shri Mahagauri é a oitava manifestação da deusa Durga, adorada no oitavo dia, Ashtamii. O nome Mahagauri significa extremamente branco, como ela era branca e muito bonita (Maha, grande; Gauri, branco). Shri Mahagauri é geralmente representada com quatro mãos, segurando um tridente, um lótus e um tambor, enquanto a quarta faz um gesto de benção. O lótus às vezes é substituído por um rosário. Ela monta um touro branco, geralmente mostrado vestindo roupas brancas. Ela tem o poder de satisfazer todos os desejos de seus devotos. Aquele que A adora obtém alívio de todos os sofrimentos da vida. Seu braço direito está na posição de acalmar o medo.

Uma história da origen de Mahagauri conta que os demônios Shumbha e Nishumbha só poderiam ser mortos por uma criança do sexo feminino, filha de Shri Parvati. Assim, como aconselhado por Shri Brahma, Shri Shiva usou sua magia para tornar a pele de Shri Parvati negra, dando a Ela o nome de "Kali", que significa "negro". 


No entanto, a palavra "Kali" também pode significar "morte", então Shri Parvati foi provocada. Shri Parvati ficou incomodada por essa provocação, então Ela executou severa penitência a Brahma, de modo a obter sua tez justa de volta. Ela conseguiu sua penitência e foi aconselhada por Shri Brahma a tomar um banho no rio Mansarovar, no Himalaia . Quando Ela tomou banho, sua pele escura se separou dela e tomou a forma de uma fêmea, nascida da pele de Shri Parvati. Como resultado da separação de sua pele negra, Shri Parvati recuperou sua pele branca e ganhou o nome "Mahagauri". 

Ainda assim, para a tarefa de matar os demônios, Ela deu sua tez clara a Shri Kaushiki e Ela (Parvati) novamente alcançou a forma de Kali. As deusas Saraswati e Lakshmi forneceram seus poderes a Shri Kali. Como resultado Shri Kali transformou-se em Shri Chandi (Chandraghanta). Shri Chandi matou o demônio Dhumralochan. Chanda e Munda foram mortos pela Deusa Chamunda, que apareceu do terceiro olho de Shri Chandi. Shri Chandi então transformada em Shri Kalaratri novamente matou Raktabija e Shri Kaushiki matou Shumbha e Nishumbha. Depois Ela se fundiu com Shri Kali para transformá-la de volta em Shri Mahagauri. Assim, a Deusa Kaushiki também se fundiu com Shri Parvati, dando a ela os títulos de Mahasaraswati e Ambika.

Outra história conta que Shri Parvati tem uma aparência escura, mas em uma versão diferente é a seguinte: A deusa Parvati decidiu realizar uma penitência austera, conforme aconselhado pelo sábio Narada, para que Ela pudesse ter o Senhor Shiva como seu marido. Então, Ela renunciou a todos os confortos do palácio e começou a fazer penitência na floresta. Sua severa penitência continuou por muitos anos. Ela enfrentou calor e frio, chuvas e secas e terríveis tempestades. Seu corpo estava coberto de poeira, terra, terra e folhas de árvores. Ela havia desenvolvido uma pele negra sobre o corpo. Finalmente, o Senhor Shiva apareceu diante Dela e deu Sua palavra solene de que Ele iria se casar com Ela. Ele se banhou vigorosamente nas águas sagradas do Ganges emanandas de Seu cabelo emaranhado. As águas sagradas de Shri Ganga lavaram toda a sujeira que se apegava à pessoa de Parvati e Ela ficou com a pele branca e gloriosa. Assim, em virtude de ter adquirido uma aparência branca, Shri Parvati passou a ser conhecida como Mahagauri.

A Mãe Gauri é Devi, Shakti ou a Deusa Mãe, que aparece em muitas formas, como Durga, Parvati, Kali e outras. Ela é auspiciosa, brilhante e protege as pessoas boas enquanto castiga aqueles que realizam más ações. A Mãe Gauri ilumina o buscador espiritual e remove o medo do renascimento, concedendo a salvação.



9º dia >

Fonte: Internet.