Pesquisar neste blog

24 de janeiro de 2019

Como podemos fazer com que nossa atenção se mova para dentro?

Naturalmente, os seres humanos têm uma capacidade especial para distorcer tudo. Para eles, o Espírito poderia ser um livro, poderia ser algumas palavras, poderia ser uma organização, uma igreja ou algum tipo de coisa que eles fizeram. Mas o que quer que seja feito pelo homem não é o Espírito, essa é a clara declaração de Cristo, que as pessoas queriam evitar e iniciar suas próprias organizações, suas próprias ideias e criaram uma coisa muito mítica em Seu nome. E agora chegou a hora de ser destruído.

(Foto: @SY:WAY)
Isso vem acontecendo há milhares de anos, capturou tantas pessoas inocentes e as pessoas estão nela. Mas quando você é ressuscitado e se torna uma alma realizada, é preciso entender que agora seu movimento é para dentro, você está se movendo em direção às suas raízes e não para fora. Então, qualquer que tenha sido o esforço antes da Realização tem que ser mudado, a direção tem que ser mudada, e na maioria das vezes nós perdemos este ponto.

Esta é a coisa, hoje, que estou tentando explicar a vocês, que até agora, para uma mente humana, o entretenimento era importante; o entretenimento. Para a mente, não para o Espírito. Entretenimento para o Espírito é absolutamente oposto ao entretenimento para a mente.

Como alguém no outro dia telefonou para Mim e disse: “Mãe, não há excitação na Sahaja Yoga.” (risos) A excitação é demais. Nós estamos indo contra isso. Estamos indo em direção à paz, não em direção à excitação e a esse tipo de choques elétricos que precisamos sempre. Veja, um bêbado. Ele está bem de manhã, mas à noite ele fica “desligado”, ele precisa de um choque, uma espécie de injeção em seu corpo. Todas os empreendimentos humanos têm sido assim. Eles são para excitar seu corpo. Porque se é com o que é morto que você está lidando, então você tem que excitá-lo. Mas algo que é vivo, que é eterno, você tem que aproveitar e não excitá-lo.

Então a direção tem que ser [uma completa] justaposição, e é aí que muitos sahaja yogis não conseguem entender. Como fazemos isso? É o ponto. Como podemos fazer com que nossa atenção se mova para dentro, em vez de ir para fora? Se você começa a partir do momento em que nasce de novo, é muito mais fácil porque entra em um novo empreendimento. Essa é a paz, a paz de seu Espírito, a alegria de seu Espírito, que é permanente, você não não precisa de nenhum estímulo, é permanente, é eterno.

Então, a primeira coisa que vem à nossa mente é: o que quer que estávamos fazendo antes da Realização, não vamos fazer. A primeira e mais importante coisa é que a Realização chega a você sem esforço. Então, o esforço que existe em seu corpo todo o tempo, a energia do esforço, "Eu devo fazer isso, eu devo fazer isso, eu tenho que fazer isso, eu tenho que fazer isso!" Isso cria tensão, como Eu já disse a você. Então, o que fazemos? Nós não tentamos competir com os outros. Nós não tentamos consertar certos horários, datas, relógios. Nós também não colocamos nossa atenção em qualquer empreendimento que nos coloque em esforço, mas relaxamos essa atitude de esforço. É chamado como, em sânscrito, prayatna shaithilya. Para uma mente ocidental é muito difícil alcançar o assunto, então tente entender.

Isso não significa letargia, não significa letargia. Nunca se deve confundir a energia viva com a coisa morta.

Agora estamos tentando transformar nossas energias em direção à energia do Espírito. Então você tem que permitir que o Espírito assuma. Seu esforço mental deve ser reduzido e a energia do Espírito deve operar através de você.

Shri Mataji Nirmala Devi, em Londres, Reino Unido, 22 de Abril de /1984.