Pesquisar neste blog

26 de agosto de 2018

A Tradição do Raksha Bandhan

As irmãs atam esta conexão nos pulsos dos irmãos, e quando nós fazemos isso, eles estão colocando todo amor em volta do pulso. Esse é o dia de dar todo o amor, tudo a seus irmãos, como uma proteção, como um símbolo de sua proteção por meio daquela pulseira. Eles usam uma pulseira muito, muito simples.



E ela tem que ser atada no lado esquerdo. Mas as pessoas amarram-na à direita, o que é um erro, mas tem que ser amarrado do lado esquerdo.

Em nossa Sahaja Yoga, o significado do pulso esquerdo é que é o Vishuddhi esquerdo. Vishuddhi Esquerdo, que está aqui. E este é o Vishuddhi esquerdo expresso aqui, você sabe muito bem disso. Agora, (no) Vishuddhi esquerdo é o lugar onde existe o nosso relacionamento de irmãos e irmãs. Quando eles estão perturbados dentro de nós, começamos a ter problemas de Vishuddhi esquerdo.

24 de agosto de 2018

Nossos filhos devem ser disciplinados.


Agora, vejam nossos filhos, nós falamos que nossos filhos devem ser disciplinados. A melhor forma de disciplinar seu filho é fazê-lo se sentar por um tempo e conversar com ele de forma apropriada. Fale com o filho o que ele deve fazer. Você perceberá que uma criança indiana vai a casa de alguém e simplesmente fica quieta. Mas deixe uma criança inglesa vir. Ela quebrará isso, quebrará aquilo, "me dá chocolate," "me dá isto, eu quero isto." Leve uma criança indiana, talvez uma criança pobre a um mercado, ela nunca pedirá nada, exigirá nada. Nunca. Mesmo se você der, ela dirá: "Não, eu não quero." Ela tem esse autorrespeito. Mas se você pegar uma criança, qualquer outra criança, ela dirá: "Por favor, compra isso para mim;" "por favor, compra aquilo para mim, compra aquilo." Sem nenhum autorrespeito, sem nenhuma disciplina. Agora, de onde surge a disciplina? Agora, o que fazemos? Vamos supor que uma criança esteja presente, nós vamos sair, nós falamos com ela: "Agora nós vamos sair e você tem de ser uma criança com autorrespeito." Vamos supor, agora vocês ficam falando, vocês podem dizer: "Você é uma alma realizada, você é um Sahaja Yogi" "e você não pode se comportar como um sujeito estúpido pedindo isso e aquilo," "e sente-se quieta."

Faça-os se sentarem. Antes de tudo, você tem de fazer muita massagem no corpo deles. Muita massagem, massagem diária, massagear, massagear o corpo, então os nervos ficarão bem. Depois, quando você levá-las para sair ou fazer qualquer coisa, antecipadamente, falem com eles de forma apropriada, construam a personalidade deles de autorrespeito, de disciplina. Mas você mesmo deve ser disciplinado, você fica sentado no sol, digamos, o dia inteiro e diz para seu filho: "Entre em casa", como ele agirá?

23 de agosto de 2018

As três gunas dentro de nós


Assim, qual é a coisa mais grandiosa que você tem de alcançar? O seu desapego. Então você se torna gunateet, quer dizer,  como vocês sabem, nós temos três gunas dentro de nós. Um é a que eles  chamam de Sattwa guna , é a melhor. Mas há duas outras gunas que são, como vocês sabem, o canal esquerdo e o canal direito. Ou você é uma pessoa do canal direito ou uma pessoa de canal  esquerdo . Estas duas gunas dentro de nós não têm importância. Vamos supor que você seja uma pessoa de canal direito, então o que lhe acontece? Você se torna hiperativo. A  hiperatividade lhes causa fadiga, lhes causa todos os tipos de doenças que vocês têm visto, e você tem de curar o canal direito. Um sujeito assim  é extremamente apressado. Ele não consegue sentar-se em um lugar por dois minutos, o tempo todo pulando e ele cria problemas para ele mesmo e para sua família.

Então a pessoa que é canal esquerdo , a qual chamamos de tamo guna, A pessoa de canal direito é  rajo guna e a de canal esquerdo é aquela que é tamo guna . 'Tamo' significa 'escuridão'. Um  homem assim tem medo da escuridão. Escuridão, , ele tem medo de tudo. Mas ele se torna uma pessoa que faz muita intriga,  muito desonesta . Ele sempre tenta incomodar as pessoas de uma maneira muito desonesta, não abertamente,  enquanto o homem do canal direito é abertamente um Hitler. Mas este segundo, o que é chamado de tamo guni, é o  que tenta incomodar muito os outros .

Rajo guni tem sua opinião própria sobre tudo. Quando ele está dizendo muito sobre sua própria opinião, ele continua forçando -a sobre as outras pessoas. Mas, se você observar a vida dele, ele está em completa penúria. Ele não consegue continuar com as pessoas, ele não pode falar com as pessoas e há uma lacuna muito grande entre ele próprio, seu Espírito e seu ser.




O segundo tipo, os tamo gunis ão aqueles acabam tendo todos os tipos de doenças. Mesmo as pessoas de canal direito têm muitas doenças. Mas as de canal esquerda contraem doenças psicossomáticas . As doenças psicossomáticas são muito perigosas e não podem ser curadas pelos médicos humanos. Então você tem que adotar  a Sahaja Yoga. Mas, novamente, você vai para o canal direito ou para o canal esquerdo, novamente do direita para o esquerdo. Essa não é uma atitude muito boa,  Eu acho, em relação à vida, de modo que você fica preso a uma dessas gunas ou você fica o tempo todo como um pêndulo, movendo-se da esquerda para a direita, da direita para a esquerda.

Portanto, você tem de ser uma pessoa firme . Para isso, todos vocês têm que meditar. Eu reconheço imediatamente uma pessoa que medita e reconheço quem não medita. Você mesmo conhecerá uma pessoa que medita. É uma questão de dez, quinze minutos, mas isso você deve fazer todas noite, e toda manhã, cerca de cinco minutos de meditação. Então você desenvolve seu equilíbrio. Você desenvolve sua tenacidade. Você desenvolve seu próprio corpo de tal maneira que ele pode suportar muita insensatez, pode suportar muitas coisas.Não lhe restam desejos,: qual comida você deve comer, quando você deve comer, a quem você deve agradar, nada desse tipo! Você mesmo se torna uma pessoa  tão doce , que todo mundo fica satisfeito e compreende que as pessoass têm de ser como você. As pessoas o observam veem e você se torna como um modelo, as pessoas começam a  segui-lo, isso significa que você se torna um guru. Dessa maneira, você se livrar desses dois hábitos que você tem do canal esquerdo e direito.

S.S. Shri Mataji Nirmala Devi, Guru Puja, Cabella, 12.07.1998

17 de agosto de 2018

O que é generosidade?


Muitas pessoas vieram para a Sahaja Yoga pensando o que é a generosidade. Ser generoso é a melhor maneira de viver neste mundo. Afinal de contas, é uma dor de cabeça ter muitas coisas. É melhor livrarem-se delas, mas movidos pelo amor. Se você fizer isso, você saberá o quanto as pessoas serão gratas. 

Um outro aspecto é que para livrar-se da ganância, você deveria tentar fazer algum tipo de trabalho coletivo ou social. Suponhamos que você vá a um lugar onde existam muitas pessoas pobres. Eu lhes digo que a sua ganância simplesmente desaparecerá. Você ficará surpreso ao ver como essas pessoas vivem, em que condições! “Por que eu me importo com essas coisas, riqueza e tudo isso?” Essas coisas serão simplesmente chocantes. 

Algumas vezes, você vê pessoas, inclusive na Índia, vivendo em condições muito ruins. Certa vez, Eu fui a Calcutá e Eu fiquei tão... de uma forma ou de outra, por acaso, aconteceu de Eu estar em lugares onde as pessoas estavam vivendo em condições de extrema pobreza, inclusive crianças. E vocês ficarão surpresos, pois durante vários dias Eu não conseguia comer nada. Eu ficava chorando e não Me alimentava. Eu simplesmente não sabia o que fazer porque Eu senti: “O que é isso? Por que as pessoas estão assim?” Eu não podia fazer nada, por isso Eu chorava e pensava que algum dia Eu deveria tentar fazer algo por elas. 

É notável que em uma idade muito jovem, Eu fundei uma casa para leprosos, uma enfermaria, uma casa para refugiados, todos os tipos de coisas. E Eu jamais pensei que ao dar o dinheiro que Eu tinha para essas pessoas, Eu teria que abrir mão de algumas coisas. Eu também vendi algumas das Minhas coisas, porque é tão prazeroso doar, Eu lhes digo, é tão prazeroso doar, ser generoso dá muita alegria. De todas as formas, é tão evidente que você deve ser generoso. Essa é a qualidade de Kubera. Ele tem uma personalidade extremamente generosa e é essa a personalidade que vocês devem ter. Eu vejo que os Sahaja Yogis são muito generosos. Até agora ninguém Me disse que um deles é uma pessoa avarenta, pelo menos até agora. Mas, certamente chegará o dia em que nós teremos pessoas de qualidade muito elevada. 

Shri Kubera Puja, Canajoharie, Nova York, 18.08.2002

13 de agosto de 2018

​Pegue um pouco de água vibrada do Puja

"​Em Junho de 1983, meu pai tinha acabado de conhecer Shri Mataji, pela primeira vez, em Paris. Ele era um camponês simples, uma alma muito profunda e amorosa. Naquele ano, Shri Mataji convidou todos os novatos franceses, de diferentes partes do país, cerca de trinta, para reunirem-se em seu quarto e dirigiu belas palavras para cada um deles.

"Eu recomendaria", disse Shri Mataji, "a cada um de vocês tomar um pouco da água vibrada do Puja que tivemos juntos e espargir um pouco em suas casas e em tudo à volta, onde vocês sentirem que há alguma negatividade. Isso vai limpar as coisas".


Meu pai voltou para a Brittany com uma pequenina garrafa de água vibrada. Na manhã seguinte, ele decidiu dar um tratamento especial ao campo onde ele plantou batatas. Uma doença comum chamada mofo estava se desenvolvendo entre as plantas, pela qual as folhas se tornavam amareladas. Se nada fosse feito, a colheita estaria em risco. Naquela manhã estava nublado e não conseguimos ver dois metros à frente de nós.

Seguindo o conselho de Shri Mataji, meu pai acrescentou um pouco de água vibrada ao produto que ele preparou para jogar no campo. Às duas ou três da tarde, o sol saiu e o nevoeiro desapareceu. Meu pai veio correndo para mim. "Venha rápido, isso é extraordinário! Venha e veja! Isso é Shri Mataji com certeza!" Eu corri para o campo e descobri que as folhas das batatas tinham ficado verdes novamente. Normalmente, isso levaria alguns dias para que elas voltassem à cor original. Mais incrível de tudo, todas elas tinham crescido de quatro a cinco centímetros dentro de poucas horas! 

Nosso vizinho, um fazendeiro do tipo grosseiro, gritava em um forte dialeto: "Como assim? Eu não entendo! Esta manhã suas batatas estavam amarelas e agora elas estão verdes! Além disso, eles cresceram!" Alguns meses depois todos os agricultores da vila estavam intensamente ocupados discutindo tamanho surpreendente de nossas batatas em comparação com as deles."

(Depoimento de Guillemette Metouri)

11 de agosto de 2018

A santidade do casamento.

Por que o casamento? Qual é a necessidade de haver um casamento? Afinal, hoje em dia, as pessoas estão vivendo sem se casar. Mas casamento significa a santidade do casamento, a santidade de sua integração física, mental e emocional. Se você não tem a santidade e você vive com uma pessoa, então não é perfeito. Os filhos que vocês criarão não estarão bem. É por isso que o casamento é necessário e, como vocês sabem, Cristo compareceu a um casamento.

Por que Ele prestou tanta atenção a um casamento? Porque isso santifica os seus relacionamentos uns com os outros. Qualquer coisa está bem, mas o relacionamento entre marido e mulher tem que ser santificado. Senão, os filhos que vocês criam podem se tornar qualquer coisa. Eles podem ser ladrões, eles podem ser trapaceiros, eles podem ser mentirosos, eles podem ser pessoas muito, muito cruéis, se não houver nenhuma santidade em relação ao casamento. É por isso que Ele foi santificar a instituição do casamento.
(…)

Mas, se você é ruim, ninguém pode ajudar. Se você tem ideias estranhas a respeito de casamentos, você deve tentar corrigir isso. Se você quer se casar na Sahaja Yoga, então, por favor, certifique-se de que você respeita a santidade da vida conjugal. Eu sei que algumas vezes as mulheres podem ser ruins, os homens podem ser ruins, que pode haver problemas, mas uma pessoa que é sábia tentará tolerar tudo isso, porque ele quer ou ela quer respeitar a santidade do casamento.

Isso é algo muito contraditório que diz respeito a Cristo ter nascido sem casamento e Ganesha também ter nascido sem casamento. Eles próprios são a Santidade. Ele não precisam de nenhuma santidade externa. Eles são a inocência e em relação às pessoas inocentes, elas não precisam de nenhum tipo de ritual ou de cerimônia. É dessa forma que Eles nasceram: absolutamente puros devido à inocência. Mas isso não significa que nós devemos tomar o exemplo Deles para nós.

Eles eram personalidades Divinas e Eles tinham que nascer assim, enquanto nós temos que ser santificados e levar uma vida santificada. Essa é a diferença entre uma Encarnação e um ser humano. É fácil criticar as Encarnações, muito simples criticá-Las. Todas as Encarnações têm sido criticadas pelos seres humanos, porque os seres humanos não podem compreendê-Las. Mas tentem ser realmente muito puros e inocentes. E então vocês compreenderão por que as vidas Deles eram de uma linha diferente, de um estilo diferente.

Shri Ganesha Puja, Cabella, Itália, 16.09.2000

9 de agosto de 2018

O que é um casamento puro?

   
Agora, hoje é um dia muito importante do Raksha Bandhan, então Eu tenho de lhes falar algo sobre Raksha Bandhan. Antes disso, nós temos de falar sobre as maryadas que devem ser observadas pelos Sahaja Yogis. Uma das coisas que descobri aqui, no ocidente, é que embora tenhamos entendido a importância do Muladhara, que é uma coisa muito importante, e a menos e até que restabeleçamos nosso Muladhara completamente, nós não vamos ter uma ascensão mais rápida. Apesar de tudo isso, ainda há coisas persistentes que você vê em volta. Como por exemplo, as pessoas começam a escolher seus parceiros na Sahaja Yoga. Isso não é permitido, isso não é permitido. Vocês não devem estragar seus ashrams, seus centros de meditação, usando-os para uma sociedade de busca de casamentos.

Vocês devem respeitar isso; esse ponto, vocês devem respeitar. Se você tiver de se casar, então você pode achar seu parceiro fora da Sahaja Yoga, antes de mais nada. Mas se você quer se casar na Sahaja Yoga, então você não deve ficar procurando pessoas na Sahaja Yoga. É uma coisa muito perigosa para a própria Sahaja Yoga e para vocês. Essa é uma coisa que nunca se deve tentar fazer com Sahaja Yogis. Para todos os propósitos práticos, vocês são irmãos e irmãs. E é por isso que Eu sempre encorajei casamentos entre pessoas que pertencem a outros países ou a outros centros. Por exemplo, agora estamos tendo um casamento, um grande programa, Eu diria que a maioria dos casamentos que foram feitos assim são mais bem-sucedidos do que os casamentos que foram escolhidos e realizados. É muito errado fazer uma coisa assim, como arrumar por sua conta seu casamento com um Sahaja Yogi. Isso será perigoso.

Eu não quero dizer nada, mas isso não mostrará ser bom, porque é uma atividade antideus, totalmente antideus. Você deve desenvolver seu brahmacharya, você deve desenvolver seu Muladhara. Ao invés disso, se você começar a selecionar uma Sahaja Yogini ou um Sahaja Yogi para sua vida de casado, isso será muito, muito problemático. Seu Muladhara não se estabilizará. Isso é um golpe muito ruim para o seu desenvolvimento. Por causa da sua formação e do tipo de condicionamento que vocês tiveram, vocês não compreendem que é importante manter a pureza dos centros de meditação e de todo lugar. Portanto, qualquer relacionamento assim em uma cidade é uma coisa muito errada, isso estraga todo mundo. Para aumentar o problema, é um hábito das pessoas, Eu ouvi falar que elas tentam provocar: "Vocês parecem melhores juntos," "vocês ficam bem juntos." Eles provocam e gostam. 

 É um tipo de diversão muito pervertida do Muladhara, provocar os outros: "Você fica muito bem com ele," "e é melhor você se casar." É um tipo de insensatez romântica. É claro, para todos os yogis, eles têm de ter brahmacharya. Mas mesmo que você não consiga ter brahmacharya, você deve ter maryadas. Não provocar uns aos outros e se divertir com esse tipo de insensatez. quando o casamento não está estabelecido. O casamento estabelecido está tudo bem. E isso mata completamente a alegria do casamento, porque não resta nenhuma curiosidade. E muitas vezes, Eu percebo que relações absurdas são estabelecidas. Algumas delas são realmente sem valor e realmente serão prejudiciais, e algumas delas nunca são estabelecidas. Assim, se elas são estabelecidas, eles estão errados, e se elas não são estabelecidas, são de partir o coração. 
Raksha Bandhan e Maryadas, Hounslow, Londres, Inglaterra, 11.08.1984